O melhor pedaço da Maçã.

Tutorial: como organizar as informações e adicionar capas de álbuns à sua biblioteca do iTunes

Organizando a biblioteca do iTunes

Deixar o iTunes organizado é tarefa para poucos, bravos e corajosos! Felizmente, eu sou uma dessas pessoas. 😛

Publicidade

Organizando a biblioteca do iTunes

Se você compra suas músicas na iTunes Store, não há com o que se preocupar, já que tudo vem organizado (informações e capas de álbuns). Mas se você tem uma coleção enorme de CDs e finalmente resolveu importar tudo para o iTunes, nem tudo são flores. Felizmente, grande parte dos álbuns ficarão com as informações (nome da faixa, artista, ano de lançamento, gênero, etc.) corretas graças ao recurso Gracenote, que automaticamente preenche essas informações para você.

Organizando a biblioteca do iTunes

Se nem tudo ficar certinho — de vez em quando algumas informações saem mesmo erradas —, basta clicar com o botão direito em cima da música em questão e escolher a opção Obter Informações. A aba mais importante de todas é a Informações, onde você pode alterar nome da música, artista, artista do álbum (em caso de um álbum de um determinado artista com muitas participações de outros), álbum, ano, número de faixas, gênero, etc. Caso necessário, corrija algumas informações e passe para a próxima música clicando no botão Seguinte (ou Anterior).

Publicidade

Se os nomes das músicas estão corretos e você só quer corrigir algumas informações do álbum, o caminho mais fácil é selecionar o álbum (ou selecionar todas as músicas dele), clicar com o botão direito e mais uma vez escolher Obter Informações.

Organizando a biblioteca do iTunes

Note que um aviso aparecerá, perguntando se você quer mesmo editar informações de múltiplos ítens — é exatamente isso o que queremos. Depois, o processo de edição é basicamente o mesmo. Aqui vai uma dica importante: se o álbum tem músicas de diversos artistas diferentes (uma coletânea), vá até a última aba (Opções) e escolha Sim para a opção Parte de uma coletânea. Isso garante e visualização correta do álbum na sua biblioteca. 😉

Publicidade

Ilustrar o seu álbum com um capa é mais fácil ainda. Certifique-se de estar logado com a sua conta na iTunes Store. Depois, clique com o botão direito em cima do álbum desejado e escolha a opção Obter Capa do Álbum. Se as informações da música estiverem certinhas, é quase certo de que o iTunes conseguirá pegar a capinha relacionada; caso isso não aconteça, tente ver qual informação está incorreta no álbum e corrija-a seguindo os passos descritos acima. Se mesmo assim o iTunes não conseguir, você pode adicionar a capa manualmente.

Organizando a biblioteca do iTunes

Para isso, procure a capa do álbum no Google e salve a imagem no seu computador (na Mesa, por exemplo). No iTunes, clique com o botão direito em cima do álbum, escolha novamente a opção Obter Informações.

Organizando a biblioteca do iTunes

Com a janela de edição aberta, dê um duplo-clique em cima da área destinada à capa (canto inferior direito) e selecione a imagem que você acabou do álbum que você acabou de salvar no seu computador. Clique em OK e voilà!

Sim, é verdade que existem diversos aplicativos, scripts, widgets, entre outras coisas que ajudam o usuário nessa tarefa. Mas eu prefiro fazer isso por conta própria, pois muitas vezes esses apps acabam prejudicando mais que ajudando — algumas soluções são simplesmente abandonadas pelos desenvolvedores depois que são lançadas. Você pode até usar uma dessas, caso queira — nada contra —, mas é bom entender o conceito da organização no próprio iTunes, isto é, como as coisas funcionam.

Espero ter contribuído para uma biblioteca mais organizada! 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Querem mais screenshots? Vamos então à nossa quarta leva do iOS 7 beta 2! ;-)

Próx. Post

MM na App $tore: Cut the Buttons [HD], SizeMyBike, Muffin Knight, Resume Express, iCinema e mais!

Posts Relacionados