O melhor pedaço da Maçã.

Review: aplicativo Fine Maps, uma alternativa aos apps de mapas da Apple e do Google

Fine Maps

por Bruno Schmidt Marques

Publicidade

O Google lançou nesta semana uma atualização para o Google Maps, trazendo [finalmente] compatibilidade com iPads, entre outras boas melhorias. Porém, um dos recursos mais solicitados ficou de fora: acesso offline aos mapas.

Fine MapsFine Maps

Felizmente existe uma solução para isso, o Fine Maps. Trata-se de um app no qual podemos selecionar o provedor dos mapas, entre eles Google, MapQuest, Nokia Here e Open Layers.

Publicidade

O ponto forte do Fine Maps são os recursos. Após abrir o mapa de determinada região, ele automaticamente faz o cache para consultas offline. Ou seja, não é preciso fazer o download, selecionar regiões no mapa ou tirar screenshots; basta já ter procurado determinada região para que ela fique disponível a qualquer momento do dia, independentemente de termos conexão — o que também reduz o consumo de dados.

Fine MapsFine Maps

O sistema de rotas é muito fácil de usar. Basta segurar o dedo em qualquer ponto no mapa para criar um pino no local. Ao tocar nele, vemos algumas opções (definir ponto como início/fim de rota, acessar o Street View, etc.). Ao traçar a rota, são mostradas informações como distância e tempo, sendo possível ainda alternar entre dirigindo, pedalando e caminhando.

Publicidade

Alguns pontos fracos: a interface, o acabamento, os ícones são feios. Os menus não estão no “padrão iOS” e os componentes parecem ter sido jogados em qualquer canto pelo programador, sem a revisão de uma equipe de design. Apesar de feio, não é difícil de entender como o programa funciona. O app não chega a fechar sozinho ou travar completamente, mas existe um lag considerável que pode irritar os usuários mais exigentes, sem falar na navegação, que não é tão suave quanto a de concorrentes — talvez essas coisas tenham tenha relação com o cache para acesso offline.

Por fim, uma notícia boa. O Fine Maps é um app universal (compatível com iPads e iPhones/iPods touch), além de ser gratuito. Quem não gosta de propaganda tem a opção de pagar US$3 e se livrar delas para sempre. Recomendo pelo menos o teste do app, que, por enquanto, é a minha solução preferida de mapas no iOS.


Desculpe, app não encontrado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filme da semana: “Os Primeiros Homens na Lua”, de H. G. Wells

Próx. Post

↪ Apple expande testes da versão beta do iWork para iCloud e alguns usuários comuns já estão com acesso aos web apps

Posts Relacionados