O melhor pedaço da Maçã.

Utilitários de terceiros permitem a gravação de dados em discos rígidos NTFS no Mac

Ícone do Macintosh HD

Ícone do Macintosh HDDesenvolvido pela Microsoft junto ao Windows NT, o NTFS (New Technology File System) é um sistema de arquivos que hoje em dia pode ser lido sem problemas em Macs, porém não gravado. Isso significa que você pode acessar, reproduzir e copiar arquivos armazenados num disco rígido formatado em NTFS, porém não pode apagar nem arrastar nada para ele.

Publicidade

O assunto veio à tona no MacMagazine no Ar #053, o qual publicamos no último sábado. Na sessão de perguntas/respostas, este que vos escreve orientou um ouvinte a copiar os dados armazenados no seu HDD externo para outro a fim de reformatá-lo num sistema de arquivos como Mac OS Expandido ou ExFAT (ambos totalmente compatíveis com Macs), porém esqueceu que existem soluções de terceiros as quais resolvem esse “problema”.

Como estão chovendo dicas de diversos leitores sobre isso, resolvemos fazer um artigo para disseminar a informação. Há alguns anos chegamos a falar do MacFUSE, mas ele está abandonado desde o finalzinho de 2008; também publicamos um artigo falando especificamente sobre como habilitar a escrita em NTFS no [Mac] OS X, citando o Paragon NTFS — que em 2010 até entrou em promoção e ficou grátis por um curto período.

O NTFS for Mac do Paragon Software Group (PSG) continua de pé, firme e forte, e custa US$20. Ele promete ser bem simples de instalar/configurar e é totalmente compatível com o OS X 10.8 Mountain Lion.

Publicidade

Mas tem outra solução da qual ainda não falamos aqui no site: o Tuxera NTFS for Mac. A proposta é bastante similar à da Paragon, porém pode ser experimentada de graça (em modo trial) por 15 dias. Após esse prazo, o custo dele é de 25 euros. Segundo relatos de leitores, o Tuxera NTFS já funciona inclusive nas versões beta do futuro OS X Mavericks.

Aos que quiserem saber ainda mais sobre a formatação de discos rígidos, vale conferir este artigo que o Bruno Lopes escreveu para nós ainda em 2009.

[obrigado a todos os leitores que colaboraram com este post!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativo “Qual é a operadora?” para iPhones cumpre bem o que promete

Próx. Post

↪ Oferta: iPad mini de 16GB com Wi-Fi + Cellular por R$1.199 na Americanas! [atualizado]

Posts Relacionados