Surgem supostas imagens da embalagem do “iPhone 5S”; botão Home do aparelho teria um círculo metalizado

De um tempo para cá, imagens de produtos e/ou embalagens da Apple quase sempre vazam antes do lançamento oficial. Na maioria dos casos elas são borradas, fora de foco e de baixa qualidade, o que gera muita dúvida e faz a gente se perguntar: será que é falso?

Suposta embalagem do iPhone 5SSuposta embalagem do iPhone 5S

O usuário DJMMao postou as fotos acima na rede social chinesa Weibo (o Twitter de lá) e, para a nossa surpresa, elas até que estão bem boas. Mas isso não nos impede de fazer a mesma pergunta de sempre.

Caixa do iPhone 5 Caixa iPhone 4S Caixa do iPhone 4

Desde o iPhone 4, as embalagens da Apple trazem a imagem do aparelho com o papel de parede padrão do sistema e, por isso, olhei com um pouco de desconfiança para essa suposta nova embalagem.

Suposta embalagem do "iPhone 5C"

Por outro lado, já vimos também supostas imagens das embalagens do “iPhone 5C”, as quais trazem um papel de parede colorido, que acompanha a cor do aparelho. Isso poderia facilmente ser um “novo padrão” das embalagens, levando em consideração a grande chacoalhada que Jony Ive (chefão de design da Apple) deu no iOS.

Suposta embalagem do iPhone 5SSuposta embalagem do iPhone 5S

Só que, além disso, outra coisa se destaca nas imagens: o botão Home. Reparem que além de não ter aquele quadrado com cantos arredondados (formato dos ícones de apps) no meio, ele conta com borda metalizada. O que seria isso, afinal?

Os rumores de um sensor biométrico no botão Home do iPhone começaram logo após a divulgação de que a Apple adquiriu a AuthenTec, uma empresa especializada em segurança de rede e mobile.

Peça do botão Home (sensor biométrico)

Recentemente, uma suposta peça vazada do iPhone 5S foi analisada por Kyle Wiens, CEO da iFixit. Sobre a imagem acima, ele disse:

Parece que o botão Home ainda terá uma ação física de clique, como o [iPhone] 4, 4S e 5. A seção adicional quadrada, ao lado o botão, é algo novo e provavelmente sugere um sensor [para leitura] de impressão digital de acordo com fortes rumores sobre a forma como a Apple adicionaria esse recurso. Parece que aquela parte [quadrada] do cabo dobra sobre o botão e fica entre a ação de clicar e a cobertura de plástico do botão.

Então eu diria que, sim, essas fotos, se legítimas, confirmam os rumores sobre impressões digitais.

Ou seja, por dentro a questão estaria resolvida. Mas e por fora? Por que esse círculo metalizado? Muito provavelmente tem a ver com a solução tecnológica encontrada para que o sensor funcione de forma adequada.

Patente do botão Home com sensor biométrico

A Apple inclusive já patenteou essa nova estrutura do botão Home (que conta com o círculo metálico e tecnologia NFC).

O curioso disso tudo é que em 18 de agosto, participando do programa “This Week in Tech”, Clayton Morris — âncora da FOX — “confirmou” duas informações: 1. a Apple lançará dois modelos de iPhones (“5C” e “5S”); e 2. o iPhone “5S” terá um sensor de impressão digital *com um círculo metálico* (essa informação surge no fim do vídeo acima).

Convite do evento da Apple

No convite da Apple, até então ninguém tinha dado muita bola para os quatro círculos brancos com bordas prateadas (metalizadas). Mas bastou juntar essas informações para que eles fizessem sentido.

Eu não sei vocês, mas para mim é certo de que o “iPhone 5S” virá mesmo com essa tecnologia. Só que, mais do que contar com esse recurso, estou muito curioso para saber o que a Apple imaginou para ele — além do básico, que seria destravar o aparelho com a impressão digital do dono, por exemplo.

Buscar Meu iPhone (iOS 7)

Imagine reativar um iPhone perdido (Buscar Meu iPhone), por exemplo, apenas com a impressão digital do dono? Outro recurso interessante: liberar a API para que desenvolvedores possam passar a exigir a impressão digital em vez de senha em seus apps. Enfim, isso é apenas a ponta do iceberg e tenho certeza de que a Apple preparou interações muito mais interessantes para a gente.

Saberemos no dia 10/9 — com a cobertura completa do MacMagazine, a partir de 13h45 (horário de Brasília)! ;-)

[via iPhone in Canada, iClarified, Patently Apple]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.