O melhor pedaço da Maçã.

Vídeo: bug no iOS 7 permite ligar para qualquer número pela tela de emergência [atualizado 2x: mais bugs!]

Ligação de emergência no iOS 7

O nosso leitor Gustavo descobriu um bug pra lá de estranho no iOS 7. Sabe a tela de emergência do iPhone, pela qual podemos ligar para números como polícia, bombeiros, etc.? Pois basta discar qualquer número e pressionar seguidamente o botão de ligar que a chamada é feita, mesmo depois de o aparelho reiniciar sozinho.

Publicidade

Confira o vídeo abaixo:

YouTube video

Em outros testes nossos, nem foi preciso apertar o botão tantas vezes como no vídeo.

Publicidade

Trata-se de um bug relativamente sério, bem diferente de outros que andam comentando por aí, como por exemplo a possibilidade de um ladrão colocar o iPhone em Modo Avião (desativando assim o Buscar Meu iPhone) através da Central de Controle ou até com a ajuda da Siri, mesmo com a tela bloqueada por senha. Sim, isso é verdade, assim como qualquer pessoa também pode ter acesso à Central de Notificações. O processo não chega a ativar o microfone/falante (não dá pra falar/ouvir a pessoa), mas a chamada é de fato feita, registrada e cobrada.

Há cerca de uma ano comentamos algo parecido, quando alguns usuários reclamaram que a Siri poderia postar no Twitter e no Facebook mesmo em dispositivos com telas bloqueadas por senha. Só que isso não é bug, é uma opção, uma escolha que o usuário pode ou não fazer. Se quiser manter a Central de Notificações, a Central de Controle e a Siri disponíveis com a tela bloqueada por senha, esses são riscos que você corre — assim como existem pessoas que simplesmente não utilizam senha e deixam o telefone “disponível” para qualquer um usar.

Central de Controle na Tela BloqueadaCentral de Notificações na Tela Bloqueada

Caso você *não* queira que pessoas tenham acesso à Central de Notificações ou que ladrões não consigam ativar o Modo Avião (seja pela Central de Controle ou pela Siri), basta ir em:

Publicidade
  • Ajustes » Central de Notificações e desativar as opções “Visualização de Notificações” e “Visualização para Hoje” na Tela Bloqueada;
  • Ajustes » Central de Controle e desativar a opção “Acesso na Tela Bloqueada”;
  • Ajustes » Geral » Bloqueio por Código e desativar a Siri para quando o dispositivo estiver bloqueado.

Feito isso, você está protegido contra esses possíveis problemas.

Agora, o bug da chamada de emergência… esse, sim, a Apple precisa corrigir logo!

[obrigado, Gustavo!]

Atualização · 19/09/2013 às 18:27

E tome-lhe bug! Jose Rodriguez (um soldado de 36 anos que mora nas Ilhas Canárias) descobriu uma forma de burlar a tela de bloqueio de iGadgets e ter, por exemplo, acesso a fotos armazenadas nos aparelhos — podendo inclusive compartilhar tudo por redes sociais.

Publicidade

Confira o vídeo:

YouTube video

Como podemos ver, basta fazer o seguinte passo-a-passo para conseguir burlar a tela bloqueada:

  1. Abra a Central de Controle;
  2. Abra o aplicativo Relógio;
  3. Pressione o botão de ligar/desligar o aparelho;
  4. Toque em “Cancelar” e depois rapidamente dê um duplo-clique no botão Home, sendo o segundo clique um pouco mais longo.

Pronto, dessa forma você misteriosamente tem acesso a alguns apps pela multirarefa do iOS.

Outro bug — descoberto por Dom Esposito, do App Advice, quando o sistema ainda estava em fase de testes (beta) — mostra que é possível esconder apps ou até mesmo pastas no iOS, incluindo aplicativos nativos, os quais não podem ser apagados do sistema.

Para isso você precisa ter uma tela totalmente ocupada por apps, sendo que em um dos espaços é preciso ter uma pasta. Outro fator importante é levar em consideração que o app/pasta que você deseja esconder precisa necessariamente estar no dock (primeira fileira de apps de baixo para cima). Feito isso, basta seguir as instruções do vídeo abaixo:

YouTube video

Como podemos ver, mesmo escondidos os apps ainda podem ser acessados pela busca (Spotlight). No mais, todos eles aparecem novamente caso o aparelho seja reiniciado.

Diferentemente dos primeiros bugs comentados neste post, este último não oferece nenhum risco de segurança ou algo parecido — está mais para uma curiosidade ou até mesmo um “recurso escondido” (it’s not a bug, it’s a feature!) do que propriamente uma vulnerabilidade.

[via Forbes, Cult of Mac]

Atualização II · 19/07/2013 às 20:49

Ao AllThingsD, Trudy Miller (porta-voz da Apple), disse: “Nós estamos cientes do problema e o consertaremos numa futura atualização de software.”

O problema em questão é o bug mais sério, que dá acesso a fotos e outras informações do aparelho mesmo com a tela bloqueada por senha — sobre o bug da ligação de emergência e apps/pastas os quais podem ser escondidos, nenhum comentário foi feito.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: Cycloramic Studio, SigNote, Hipstamatic, Scotland Yard e mais! [atualizado: Quickoffice!]

Próx. Post

Filme da semana: “Click”, com Adam Sandler

Posts Relacionados