O melhor pedaço da Maçã.

Sensores de movimento de iPhones 5s estão mal calibrados [atualizado]

Sensor do iPhone 5s desregulado

Todos os apps nativos do iOS foram repaginados com a chegada da sétima versão do sistema operacional móvel da Apple. Alguns deles “apenas” ganharam uma nova interface, enquanto outros de fato incorporaram novos recursos e funções. Um deles foi o app Bússola (Compass), que agora conta também com um nível, ferramenta que calcula os desníveis entre pontos.

Publicidade

Tudo muito bom, tudo muito bem… mas o problema é que, nos iPhones 5s, esses sensores estão pra lá de mal calibrados, conforme podemos ver nas imagens abaixo:

Sensor do iPhone 5s desregulado

Muitos sites testaram esse desnível e, na horizontal, a margem de erro ficou mesmo em 3 graus, exatamente o número encontrado por nós. A falha na calibragem afeta também a bússola do aparelho e, como dá para imaginar, interfere em jogos que dependem desses sensores (como por exemplo, games de corrida).

Sensor do iPhone 5s desregulado

Se todos os dispositivos compatíveis com o iOS 7 estivessem com essa falha, uma atualização do sistema poderia corrigir tudo facilmente. Porém, ao que parece, o problema está mais presente no sensor do iPhone 5s. Levando em conta que o desnível varia de aparelho para aparelho, a coisa fica ainda mais difícil de ser corrigida via software, o que já levantou a orelha de alguns, dizendo que não deverá ser assim tão fácil para a Maçã consertar o problema.

Publicidade

A teoria mais plausível até agora é de que esses sensores tenham saído mal calibrados de fábrica, mas a verdade é que só teremos uma resposta quando a Apple se pronunciar — se é que ela vai. Alguns usuários chegaram a trocar aparelhos que apresentavam esse desnível em Apple Retail Stores sem nenhum problema, contudo, é improvável que a Maçã faça um recall ou algo do tipo. Se não for possível corrigir via software, eu acredito na hipótese levantada por Mario Aguiar, do Gizmodo US, de que a Apple poderia liberar um software para Macs/PCs — ou quem sabe até mesmo um app para iOS — a fim de recalibrar o sensor.

Publicidade

Levando em conta o quanto a notícia se espalhou pela mídia, a empresa já deve estar ciente desse problema e deve estar tomando as medidas necessárias para que novas unidades saiam das fábricas com o sensor calibrado. Aos que estão enfrentando esse problema, só resta mesmo esperar…

Atualização, por Rafael Fischmann · 22/10/2013 às 17:48

Com a liberação de hoje do iOS 7.0.3, realizamos novos testes e o problema foi definitivamente sanado. Boa, Apple! \o/

Nível zerado no iPhone 5s

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Agora é praticamente certo: Apple lançará novos iPads no próximo dia 22 [atualizado]

Próx. Post

iPhones 5c e 5s chegarão a dezenas de países daqui a algumas semanas, mas o Brasil não está no bolo [atualizado]

Posts Relacionados