O melhor pedaço da Maçã.

O que esperar do OS X 10.10?

OS X Syrah

Não é novidade para ninguém — pelo menos para quem acompanha o MacMagazine — que o OS X 10.10 (de codinome Syrah) já está em desenvolvimento. Mas o que esperar dele?

Publicidade

OS X Syrah

Imagem meramente ilustrativa | via Applesencia.

No final de 2012 Jony Ive assumiu as rédeas do design dentro da Apple (tanto de hardware quanto de software). Meses depois vimos a chegada do iOS 7 com um visual totalmente diferente do do iOS 6. Bote nesse bolo uma nova paleta de cores, ícones redesenhados, a abolição do “skeumorfismo” (pelo menos em excesso), a inclusão de efeitos translúcidos e do paralaxe, entre outras muitas coisas.

Publicidade

Paralelamente, vimos a chegada do OS X Mavericks, o qual trouxe boas novidades por debaixo do capô e algumas poucas (mas boas) mudanças visuais. A prioridade, porém, era mesmo o iOS 7 e o Mavericks acabou saindo do forno com parte do visual inalterada.

Notas - OS X MavericksLembretes - OS X Mavericks

Clique/toque para ampliar as imagens.

Basta abrir o app nativo Notas e o Lembretes para ver o que estou dizendo: enquanto o primeiro ganhou um visual mais simplificado, o segundo continua com cara de “Mountain Lion/iOS 6”.

Game Center no OS X

E o Game Center? Ok, praticamente ninguém abre esse app no OS X, mas a Apple simplesmente o abandonou — cuidado para não se assustar com tanto “feltro” e “madeira”!

Publicidade

Enfim, ficou claro que os designers da Maçã precisavam de mais tempo e que esses “desencontros visuais” deverão ser corrigidos no OS X 10.10. Mas até que ponto o novo sistema desktop convergirá com o iOS 7?

Publicidade

Eu bato nessa tecla desde sempre: OS X e iOS são sistemas irmãos, de produtos que precisam ter, sim, uma sinergia enorme. Mas isso não necessariamente quer dizer que o visual precisa ser exatamente igual nas duas plataformas. Claro que é possível tornar tudo mais próximo, para que usuários vejam essa convergência de cara, mas não podemos esquecer que a premissa básica do iOS é o toque, enquanto que no OS X interagimos com a velha — e boa — dupla teclado/mouse (ou, no máximo, trackpad).

Isso tudo está mais do que claro na entrevista que Phil Schiller, Craig Federighi e Bud Tribble deram para a Macworld. Nela, os executivos deixaram falaram que os sistemas devem convergir respeitando as premissas básicas de interações que lhes cabem, algo completamente diferente do que a Microsoft está tentando com o Windows 8 (um sistema para todos os dispositivos, independentemente da interação — dedo, stylus, mouse, teclado, etc.).

Dito isso, é claro que podemos esperar mudanças visuais no OS X 10.10. Mark Gurman, do 9to5Mac (que tem bons contatos dentro da Apple), aposta em mudanças sutis como um interface mais flat (não tão forte quanto no iOS 7), alguns efeitos blur/translúcidos (de novo, nada tão marcante quanto no sistema móvel), além de mais espaços em branco, barras de menu mais definidas e janelas/botões mais quadrados — Gurman *não* aposta numa mudança completa de cores e apps/ícones totalmente redesenhados. Essa é a opinião dele e não necessariamente se tornará realidade. Mas levando em consideração seus contatos, a coisa deve ser bem por aí mesmo.

App Fonts para OS X


Particularmente, vejo com muito bons olhos o trabalho que a Bohemian Coding fez com o aplicativo Fonts (imagem acima). Considero o visual dele algo extremamente próximo do ambiente do iOS 7, mas que ao mesmo tempo respeita as características do OS X. Se o caminho for algo assim, ficarei satisfeito! 🙂

Mas além de mudanças visuais, é claro que o sistema também ganhará novos recursos. Segundo Gurman, a compilação atual do OS X 10.10 é a 14Z109 e o futuro sistema poderá trazer boas melhorias nas notificações, um AirDrop ainda melhor (com transferências entre iGadgets e Macs) e a assistente Siri.

Assim como o iOS, o OS X agora contará com atualizações anuais. Ou seja, todo santo ano presenciaremos uma nova versão do OS X sendo lançada. Até por isso — e por ele agora ser um produto gratuito —, não espero enormes mudanças a cada atualização, e sim pequenas melhorias as quais, com o passar dos anos, farão uma grande diferença quando olharmos para trás.

E você, o que espera do OS X 10.10?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: BLEND, Geography Drive USA, Grid Lens, ScrapPad, Wonderful Days e mais!

Próx. Post

Aplicativo groopic é uma mão na roda para quem tira fotos em grupo

Posts Relacionados