O melhor pedaço da Maçã.

Depois de fazer um sucesso estrondoso, jogo Flappy Bird poderá ser removido da App Store [atualizado]

Ícone - Flappy Bird

Uma fórmula simples, gráficos simplórios e com elementos clássicos, e uma jogabilidade que dispensa instruções. Essa combinação fez Flappy Bird disparar para o primeiro lugar no ranking de downloads da App Store de uma hora para a outra, um fenômeno tão grande que já foi comparado com Angry Birds.

Publicidade

Flappy BirdFlappy Bird

Mas agora parece que a brincadeira está próxima de sumir da App Store, segundo tweets publicados há pouco pelo próprio desenvolvedor vietnamita Dong Nguyen.

Ao que tudo indica, Nguyen ficou contente com o sucesso de Flappy Bird mas não está aguentando a consequência do sucesso — provavelmente ele está tendo que aturar uma avalanche de contatos da imprensa, pedidos de suporte, inúmeras requisições/sugestões para o jogo e futuros trabalhos de sua autoria, e por aí vai. Ele garante que a decisão de retirar o game da App Store não envolve questões legais e já adianta que não pretende vender o trabalho para ninguém.

Publicidade

O que é estranho na história é que Flappy Bird acaba de ser atualizado para a sua versão 1.2, a qual trouxe novos pássaros, uma taxa de quadros melhorada, nova interface e correções de bugs. Como que um desenvolvedor lança um update num dia para retirar o jogo da App Store logo depois?

E não é só isso: em uma entrevista concedida nesta semana ao The Verge, Nguyen revelou estar faturando US$50.000 (mais de R$120.000) por *dia* com as propagandas presentes em Flappy Bird. Por mais transtornos que esse sucesso estrondoso tenham lhe trazido, não acho que uma pessoa descartaria tão facilmente uma fonte de renda absurda dessas, a qual inclusive deve estar em crescimento acelerado.

Posto isso, me parece apenas uma estratégia de Nguyen de aumentar ainda mais o sucesso da coisa. Não me surpreenderá nem um pouco se, antes do prazo acima estipulado, ele voltar atrás em sua decisão.

Publicidade

Enquanto aguardamos, fiquem com um ótimo (bota ótimo nisso!) vídeo que mostra um método infalível para zerar Flappy Bird:

YouTube video


Desculpe, app não encontrado.

[via MacRumors, Brainstorm9]

Atualização · 09/02/2014 às 21:35

É, e como prometido, Flappy Bird sumiu da App Store de algumas horas para cá. Desde ontem, Nguyen não postou mais nada no Twitter. Veremos se isso é mesmo definitivo ou não…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

FINAL FANTASY VI já está disponível na App Store

Próx. Post

O que muda com a abertura da primeira Apple Retail Store brasileira

Posts Relacionados