O melhor pedaço da Maçã.

Como utilizar o recurso musical Genius da Apple, presente no iTunes (OS X) e no app Música (iOS)

iTunes - Genius

Em 2010, nós explicamos a mágica por trás do recurso Genius, do iTunes. Mas você sabe aproveitá-lo da melhor forma?

Publicidade

iTunes - Genius

Antes de tudo, você precisa ter necessariamente uma conta na iTunes Store — Apple ID[1] — e ativar o recurso através do menu Loja » Ativar Genius. Feito isso, existem três maneiras de aproveitar o Genius para que o iTunes reproduza músicas da sua biblioteca que combinem bem entre si:

  1. Listas: escolha uma música e o iTunes cria uma lista de músicas que combinam bem entre si.
  2. Reprodução aleatória: quando você não sabe o que quer ouvir, basta clicar em um botão que o iTunes escolhe uma música e reproduz músicas que combinem bem entre si.
  3. Seleções: escolha um gênero e o iTunes reproduz seleções de músicas que são reproduzidas continuamente, como estações de rádio sem comerciais.

Crie uma nova lista do Genius

Para criar uma nova lista, clique no círculo com uma seta dentro (que fica ao lado da música escolhida por você) e escolha “Criar Lista do Genius”.

Recurso Genius no iTunes 11

Para alterar um número máximo de músicas em uma lista Genius, clique na seta para baixo ao lado do total de músicas e escolha um número (25, 50, 75 ou 100 músicas) no menu local.

Recurso Genius no iTunes 11

Já para obter novas músicas baseadas na mesma faixa, clique em “Atualizar” (canto direito). Depois de feita, todas as listas Genius possuem um ícone ao lado dela para uma identificação rápida.

Use a reprodução aleatória do Genius

Mantenha pressionada a tecla Option (ou Ctrl, no Windows). Reparou que no lugar do botão de retroceder apareceu o ícone do Genius? Clique ali para que o iTunes escolha uma música aleatoriamente — tocando depois músicas baseadas nessa primeira. Trata-se de um atalho para a opção “Reprodução Aleatória do Genius”, que fica no menu “Controle”.

Recurso Genius no iTunes 11

Não adianta pressionar a tecla Option novamente que o ícone do Genius não desaparece. Para isso, você precisa escolher qualquer outra música da sua biblioteca e começar a reproduzi-la.

Reproduza uma seleção Genius

No menu superior, escolha a opção “Listas”. Depois, clique em “Seleções Genius”.

Recurso Genius no iTunes 11

O número de opções disponíveis varia de acordo com o tamanho da sua biblioteca — essa opção é ótima para redescobrirmos músicas que nem imaginávamos ter. Basta passar o mouse em cima das seleções que a opção de reprodução já aparece. 😉

Genius no iOS

O recurso também está disponível em iGadgets.

Recurso Genius no iOS 7Recurso Genius no iOS 7

Basta entrar no app Música » Listas » Listas Genius ou então, enquanto uma música toca, escolher a opção Criar » Lista Genius.

Recurso Genius no iOS 7Recurso Genius no iOS 7

Depois de criada, a seleção fica disponível na aba “Listas”, podendo ser até mesmo atualizada.

·   ·   ·

Os resultados do Genius são atualizados automaticamente uma vez por semana enquanto o iTunes está aberto. Porém, se quiser (caso tenha adicionado algumas novas músicas à sua biblioteca), você também pode forçar uma atualização em Loja » Atualizar Genius.

De acordo com a Apple, o iTunes utiliza informações anônimas sobre a sua e outras bibliotecas. A iTunes Store atualiza os dados do Genius constantemente, baseada em novas informações dos próprios consumidores.


  1. Um ID Apple é o que você usa para iniciar a sessão e para praticamente tudo que faz com a Apple, inclusive usar o iCloud para armazenar seu conteúdo, baixar apps da App Store, bem como comprar músicas, filmes e programas de TV da iTunes Store. Se você não tem um, crie o seu aqui. ↩

[dica do Leo Lemos; via artigo de suporte da Apple]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Update de firmware para os novos Macs Pro corrige problemas de ventoinha e reconhecimento de dispositivos USB

Próx. Post

↪ Oferta: MacBook Pro de 13 polegadas por apenas R$3.149,10 na Saraiva! [atualizado]

Posts Relacionados