O melhor pedaço da Maçã.

Saiu: iOS 8 está liberado para o grande público! [atualizado]

iOS 8 em vários iPhones 6

Alvo de rumores desde o início de 2014 e apresentado oficialmente na WWDC 2014, em junho, a oitava versão do iOS está agora disponível para todos os consumidores, conforme prometido no evento da semana passada.

Publicidade

iOS 8 em vários iPhones 6

Durante seu período de testes beta com desenvolvedores, publicamos inúmeras compilações de screenshots [1, 2, 3, 4, 5, etc.], mas é sempre bom fazer uma recapitulação rápida das novidades para os usuários.

Começando pelo aplicativo Mensagens, o qual ganhou diversas melhorias (todas muitas delas já existentes num concorrente velho conhecido nosso) como envio de áudio, localização, criação e gerenciamento de grupos. Outro aplicativo fortemente aprimorado foi o Fotos, que trouxe mais ferramentas para edição e manuseio de fotografias, culminando na descontinuação do iPhoto para iOS.

iOS 8 em iPhones 6 de lado

O iOS 8 também traz um aplicativo inteiramente novo, o Saúde (Health). Nele diversas informações médicas, níveis biológicos e de saúde do usuário serão compilados, possibilitando um monitoramento constante.

Publicidade

A grande novidade, no entanto, são as possibilidades que o SDK do iOS 8 traz para desenvolvedores — e começaremos a perceber elas ainda hoje, quando os aplicativos otimizados para o iOS 8 e utilizando o máximo de suas novas APIs como HealthKit (ainda indisponível), HomeKit, etc. forem sendo liberados na App Store.

Publicidade

Desenvolvedores nunca tiveram tanto acesso ao que os iDevices oferecem, e notificações interativas, diversas novas funções e melhorias, teclados de terceiros, etc. estão entre as centenas de recursos que serão aplicados nas atualizações dos aplicativos já existentes, além dos que ainda estão por vir.

iCloud Drive

O iOS 8 também traz a nova geração do iCloud. Ao atualizar o seu iGadget aparecerá uma opção para ativar ou não o iCloud Drive; caso opte por ativá-lo, tenha ciência de que todos seus dados que hoje estão no iCloud serão migrados para o iCloud Drive, o que significa que os dispositivos que não possuem acesso ao iOS 8 ou ao OS X Yosemite não terão acesso a eles.

Publicidade

O iOS 8 liberado hoje aos usuários finais possui a mesma compilação (12A365) da versão Golden Master disponibilizada na semana passada para desenvolvedores e pode ser baixado direto do seu dispositivo pelo ar (over-the-air, ou OTA) ou diretamente pelo iTunes. Ele é compatível minimamente com iPhones 4s, iPads 2, iPads mini e iPods touch de quinta geração.

Atualização para o iOS 8


Historicamente, é bastante provável que as primeiras seis horas após a liberação da atualização que o sistema passem por instabilidades e lentidão. Minha recomendação: calma, todos receberão o iOS 8. E, em tempo, vale lembrar que não foi desta vez que a Siri ganhou suporte ao português do Brasil, mas já contamos, sim, com diversos recursos oferecidos pelo iOS 8, incluindo teclado dedutivo e Ditado.

Já é aguardada também uma nova versão do iOS 8 (provavelmente a 8.0.1) para as próximas semanas, trazendo correções/melhorias gerais.

Atualização, por Eduardo Marques · 17/09/2014 às 14:18

Eis os links para o download dos arquivos (para quem prefere instalar o novo sistema manualmente, pelo iTunes):

Junto do iOS 8, a Apple liberou também a nova versão do software da Apple TVs (6.2.1 para Apple TVs de segunda geração e 7.0 para as mais recentes). Eis os links:

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: MacMagazine em Sydney

Próx. Post

Apple e desenvolvedores atualizam diversos apps adicionando compatibilidade com o iOS 8 [atualizado]

Posts Relacionados