O melhor pedaço da Maçã.

Adoção inicial do iOS 8 é mais lenta que de versões anteriores; iPhone 6 vende mais que o 6 Plus [atualizado: números oficiais]

Adoção do iOS 8

Desde que a Apple implementou a funcionalidade de atualização pelo ar (over-the-air, mais conhecida pela sigla OTA) no iOS, suas novas versões têm sido adotadas super-rapidamente por usuários. Só que, de acordo com dados de algumas firmas de pesquisa, o iOS 8 não se saiu tão bem nos seus primeiros momentos.

Publicidade

A Tapjoy, por exemplo, traçou um gráfico das 18 primeiras horas dos iOS 6, 7 e 8:

Adoção do iOS 8

Segundo ela, o iOS 8 chegou a 6% nas 18 horas após a sua liberação geral, enquanto no mesmo tempo o iOS 6 passou de 8% e o iOS 7 quase bateu 15%.

Publicidade

A Chitika também levantou números com a sua própria metodologia e, embora eles sejam bem diferentes, mostram da mesma forma que a adoção inicial do iOS 8 foi bem menor que seus dois antecessores.

Uma explicação bastante plausível para isso está num requerimento básico da instalação do iOS 8 pelo ar: o sistema em si pesa quase 5GB, ou seja, o usuário precisa ter esse espaço livre no seu iGadget para prosseguir com o upgrade. Muitos leitores com iPhones de 16GB, por exemplo, reclamaram dizendo que precisariam apagar muitos apps e fotos/vídeos para conseguir liberar isso em seus aparelhos — e nem vamos falar dos que possuem, por exemplo, um iPhone 5c de 8GB. O meio mais simples para esses é fazer a atualização pelo iTunes, o que é um tanto desanimador para muitos e deverá atrasar a adoção em massa do novo sistema.

Uma das poucas que oferecem dados em tempo real, a Mixpanel diz que, agora, o iOS 8 está em 31% dos aparelhos, contra 65% do iOS 7. Outras versões compreendem os 4% restantes.

Publicidade

Leitores do MacMagazine não são um indicativo genérico, mas só por curiosidade puxamos os dados de acesso de usuários do iOS nos últimos três dias: a versão 8 já compreende 73%(!) do total, contra 25% da versão 7 e 2% de todas as outras combinadas.

iPhone 6 vs. 6 Plus

Da mesma forma, algumas firmas de pesquisa também já estão traçando dados da adoção dos novos iPhones. Veja este, da Fiksu:

Gráfico da Fiksu com adoção dos novos iPhones

Clique/toque para ampliar.

Publicidade

Nas 82 horas após os seus respectivos lançamentos, o iPhone 6 Plus chegou a 0,27%, o iPhone 6 a 1,84%, o iPhone 5s a 0,65%, o iPhone 5c a 0,25% e o iPhone 5 a 0,47%.

Em outras palavras, o iPhone 6 está indo absurdamente bem — conforme vimos hoje mais cedo, com a divulgação do recorde de 10 milhões de unidades vendidas —, enquanto o 6 Plus está com uma performance similar à do 5c no lançamento. Só que, agora, o problema tem muito mais a ver com inventário limitado do que a procura do aparelho em si — e nós vimos isso de perto, na fila que enfrentamos em Sydney (Austrália). Simplesmente não havia aparelhos para quem queria e o 6 Plus nem sequer foi disponibilizado para reserva online.

A grande pena é que, no caso de iPhones, sempre dependeremos desses números “informais” para termos uma ideia da performance de vendas do produto. A Apple divulga o total geral, não detalhando a divisão por modelos.

[via TechCrunch: 1, 2]

Atualização · 23/09/2014 às 10:15

Nada melhor do que alguns números oficiais:

Adoção do iOS 8

E eles são excelentes! Segundo a Apple, até anteontem o iOS 8 já estava instalado em 46% de todos os iGadgets com acesso à App Store, quase superando o iOS 7.

[via iClarified]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tópicos quentes no nosso Fórum: iOS 8 no iPhone 4s, iCloud Drive e mais!

Próx. Post

↪ DisplayMate: iPhone 6 Plus tem a melhor tela LCD já encontrada num smartphone

Posts Relacionados