O melhor pedaço da Maçã.

iPhone novo, polêmica velha: será que os novos modelos entortam?

iPhone 6 torto

De ontem para hoje, a internet foi infestada de matérias sensacionalistas sobre a “fragilidade” do iPhone 6. Resumidamente, um monte de gente está falando por aí que o novo aparelho da Apple entorta facilmente e que não pode ser colocado no bolso da calça. Agora, vamos aos fatos.

Publicidade

iPhone 6 torto

Não sei se vocês lembram, mas quando a Apple abandonou o design de vidro dos iPhones 4/4s e passou a adotar um corpo de metal no iPhone 5, exatamente isso virou notícia. “O iPhone 5 é frágil e entorta!”

Bem, eu vou lhe contar, agora, outra novidade que você pode não saber: se você deixar o seu iPhone cair, a tela de vidro pode quebrar! Sim, é verdade! Assim como vidro quebra, alumínio entorta. E convenhamos: o objetivo de qualquer fabricante de smartphone hoje em dia é fazer um aparelho leve e fino, então não tem muito para onde correr. Se você aplicar uma força “desproporcional” num corpo de alumínio, ele vai entortar — ainda mais no iPhone 6, que é um aparelho muito fino e conta com uma área bem maior.

Publicidade

YouTube video

Sim, nós vimos as várias fotos de iPhones 6 Plus tortos por aí e o vídeo no qual um cara entorta o aparelho com a mão. Mas é sério que alguém fica preocupado em entortar o aparelho vendo a força descomunal que cidadão faz para “dobrar” o iPhone? Chegaram ao cúmulo de fazer o mesmo teste com o Galaxy Note 3, mostrando que o aparelho da Samsung não entorta.

YouTube video

Publicidade

Mas é claro que ele não entorta como o iPhone 6, afinal, é feito de plástico — e não de alumínio! Ainda assim, veja esse vídeo do Galaxy S4, divulgado pelo iPhone Hacks:

YouTube video

O que eu posso dizer é que todos nós, que viajamos para a Austrália para fazer a cobertura do lançamento do iPhone 6 (eu, o Rafael Fischmann, o Breno Masi, o William Marchiori, o Junior Nannetti e o Kenji Suzuki), estamos com os nossos iPhones intactos. E todos nós colocamos os aparelhos no bolso, viu! No meu caso, foram mais de 30 horas com o aparelho no bolso enquanto enfrentava a maratona de voos para retornar ao Brasil.

Publicidade

Agora, se você coloca o seu iPhone (ou qualquer outro aparelho de alumínio) no bolso de trás, ou se você usa uma calça extremamente apertada e coloca o seu iPhone no bolso lateral, pode ser, sim, que ele entorte — especialmente o iPhone 6 Plus, que tem uma área bem maior que o iPhone 6.

O problema, aqui, é um só: qualquer produto da Apple gera mídia, então sites aproveitam isso para gerar cliques — consequentemente, dinheiro. E não confundam as coisas: eu não estou aqui defendendo a Apple. Por mim ela tem mais é que resolver isso e criar um iPhone com corpo de adamantium, como o Nannetti sugeriu, mas enquanto isso não acontece e os iPhones forem de alumínio, estamos sujeitos a esse tipo de situação.

Quer ver outra prova do que estou falando? Olha bem para o título/subtítulo desta matéria do jornal inglês Telegraph (tradução nossa):

Novo “iWatch” da Apple poderá colocá-lo na prisão por dois anos

Motoristas que causarem acidentes fatais durante a utilização de relógios inteligentes ao volante poderão enfrentar até dois anos de prisão.

Será que isso só vai acontecer com quem usa o Apple Watch? Claro que não, mas falar de Moto 360 ou Samsung Gear não “vende” tanto quanto colocar o nome da Apple (e de algum produto nela) no meio.

É verdade que o iPhone 6 pode entortar? É. Assim como o iPhone 5, o iPhone 5s, o Xperia Z1, o Galaxy S4, o BlackBerry Q10, o HTC EVO, o Oppo, e por aí vai… só não vale a pena fazer disso um escândalo desnecessário, afinal, todo mundo sabe que a tela de qualquer smartphone pode quebrar se você deixá-lo cair no chão.

Para terminar, vale deixar aqui a opinião da SquareTrade (uma seguradora de gadgets) sobre os novos iPhones:

YouTube video

Eis o gráfico com o resultado dos testes (quanto menor o número do resultado, melhor):

Gráfico da SquareTrade sobre os iPhones 6

Imagem via Patently Apple.

Resumindo: os novos aparelhos são os mais duráveis já feitos pela Apple — aparentemente, inclusive, bastante resistentes a água.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iCloud.com deverá ganhar em breve um web app de fotos

Próx. Post

Empresa diz o que todos já sabemos: apps estão travando mais no iOS 8

Posts Relacionados