Em março passado nós informamos que a Apple Brasil demitiu cerca de 175 consultores que promoviam a marca em revendedoras autorizadas. Nesta semana, uma nova rodada de demissões foi colocada em prática pela empresa, de acordo com algumas fontes do MacMagazine.
Aparentemente, toda a equipe restante — um número que pode chegar a 100 pessoas — conhecida como MSC (Macintosh Solutions Consultant, ou Consultores de Soluções Apple — um projeto que já existia há seis anos), a qual foi contratada por uma agência terceirizada de São Paulo, foi demitida.
Vale notar que o serviço de consulta em pontos de venda não desaparecerá. De acordo com nossas fontes, a Apple Brasil contratou algumas pessoas para assumir esses locais que comercializam iProducts nos principais shoppings. A diferença é que, agora, apenas uma pessoa deverá ficar responsável por todo o shopping (assumindo lojas como Pontofrio, Casas Bahia, Fast Shop, Fnac, Saraiva e lojas de operadoras). Além do papel de consultor, esses novos empregados também terão que se preocupar com a organização de tudo (cabos, sistemas e apps atualizados) e com a entrega de relatórios completos para a Apple, como fotos e verificação do espaço da empresa dentro dessas lojas.
A grande dúvida é: será que uma pessoa dará conta de tudo isso?
Ainda segundo nossas fontes, esses novos contratados são chamados de “Mall Líderes” e fazem parte de um projeto da Apple Brasil intitulado “My Mall” — todos eles já inclusive receberam treinamento na cidade de São Paulo.
Com este segundo corte, o projeto MSC está definitivamente encerrado. A partir de agora, apenas empregados da própria Apple Brasil são encarregados de oferecer suporte a clientes em pontos de venda.