O melhor pedaço da Maçã.

Novo aplicativo da Anatel mostra a qualidade das operadoras em todo o país

Ícone - Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou hoje um aplicativo que tem um único intuito: permitir que usuários visualizem a qualidade das operadoras nacionais.

Publicidade

Desculpe, app não encontrado.

O app possibilita que usuários vejam, no mapa, as antenas do serviço móvel licenciadas e ativas em cada município do Brasil. É possível também se informar quanto às tecnologias disponíveis e conferir referências de qualidade na prestação dos serviços de voz e dados de cada prestadora nesses municípios. A localização do usuário pode ser determinada pelo GPS do aparelho ou manualmente.

Obviamente, os dados variam bastante de acordo com o local/município. De acordo com a Anatel, os patamares de referência são:

Serviço de voz

  • Indicador de acesso à rede: mínimo de 95%.
  • Indicador de queda de rede: máximo de 2%.

Serviço de dados

  • Indicador de conexão à rede: mínimo de 98%.
  • Indicador de desconexão de rede: máximo de 5%.

Caso a operadora atinja esses patamares, o gráfico fica na cor verde; ao ficar próximo do patamar, o gráfico é amarelo; se pintar uma cor vermelha, é porque os números estão bem distantes dos ideais.

Publicidade

As informações apresentadas são disponibilizadas oficialmente pela Anatel. Para avaliação da qualidade na prestação do serviço móvel em cada município do país, a Agência trata indicadores de qualidade das antenas e os consolida, comparando-os a patamares de referência a serem cumpridos pelas prestadoras.

O app ainda tem muito que evoluir, mas já é um bom começo para termos uma ideia da qualidade das operadoras em nossos municípios.

[via Folha de S. Paulo]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Primeiro-ministro da Finlândia culpa Apple por problemas econômicos

Próx. Post

Updates do dia na App Store: GarageBand, Mailbox, Instapaper e mais!

Posts Relacionados