Ao longo dos anos, a Apple já definiu vários investimentos [1, 2, 3] em um dos maiores mercados consumidores do mundo, a Índia. A Maçã inclusive começou, em junho passado, a montar iPhones 6s/6s Plus no país para escapar dos assombrosos impostos locais e reduzir os custos dos aparelhos, mas, ao que tudo indica, essas medidas não têm surtido muito efeito.
Para recuperar a expressividade no país, a Apple está trabalhando em estratégias que incluem velhas e novas ações, como fechar mais acordos para construção de lojas varejistas — que devem estipular e cumprir com metas de vendas mais altas, conforme divulgado pela Bloomberg. Além disso, desde 2016 é esperado que a Maçã abra novas lojas oficiais, porém, agora a preocupação é que essas sejam responsáveis por, também, rever o relacionamento da empresa com varejistas independentes para aprimorar serviços e produtos voltados para o público indiano.
A situação fica ainda mais complicada para a Apple quando o assunto é serviços, uma vez que o fraco desempenho dos Mapas da companhia já foi considerado até mesmo como “uma piada”. Para melhorar a qualidade dos seus mapas não só na Índia, mas no mundo, a Apple anunciou que o app passará por uma completa reconstrução. Além dos mapas, a Siri também foi bastante criticada por não entender alguns sotaques locais ou mesmo não assimilar muitas palavras de origem indiana, comprometendo a experiência desses usuários com a assistente virtual da Maçã. O único serviço que foi de encontro com as estatísticas foi o Apple Music, recebido favoravelmente pelos consumidores do país.
De acordo com o gerente de uma grande empresa revendedora de smartphones na Índia, o orçamento médio dos seus consumidores é de 10.000 rúpias (cerca de US$150), e o iPhone mais barato no país, o modelo SE, custa quase o dobro desse valor. Em comparação, por US$100 os compradores podem adquirir o Redmi 5A da Xiaomi, que tecnicamente conta com uma bateria maior, uma câmera melhor e maior capacidade de armazenamento do que o iPhone SE.
Se essas medidas vão contribuir com o aumento das vendas no país, não há como ter certeza, porém é hora de a Maçã passar a tomá-las para tentar reverter sua atual situação no mercado indiano. Ainda de acordo com a Bloomberg, a Apple ocupa a 11º posição no ranking nacional de vendas de smartphones, após ter vendido cerca de 1 milhão de iPhones durante o primeiro semestre deste ano. Comparativamente, a rival Xiaomi vendeu mais de 19 milhões de smartphones durante esse período.
via Cult of Mac