O melhor pedaço da Maçã.

Review: novo aplicativo Procreate Pocket

Ícone do app Procreate Pocket para iPhones/iPods touch

por Rodrigo Takehara

Publicidade

O Procreate (da Savage Interactive) é um dos apps mais populares de desenho e pintura para iPads.


Ícone do app Procreate
Procreate de Savage Interactive Pty Ltd
Compatível com iPads
Versão 5.3.7 (467.7 MB)
Requer o iPadOS 15.4.1 ou superior
R$ 69,90Badge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app ProcreateScreenshot do app ProcreateScreenshot do app ProcreateScreenshot do app ProcreateScreenshot do app ProcreateScreenshot do app ProcreateScreenshot do app ProcreateScreenshot do app ProcreateScreenshot do app ProcreateScreenshot do app Procreate

Não é à toa, já que o app conta com uma interface simples e dinâmica ao mesmo tempo em que possui ferramentas profissionais e poderosas. Hoje em dia isso é praticamente obrigatório, já que a concorrência é forte. De um lado temos o Windows Surface, que — ame ou odeie — roda o Adobe Photoshop CC e tem canetas de grande precisão; do outro, temos apps poderosos como o Paper by FiftyThree e o SketchBook (da Autodesk).

O iPhone, por sua vez (com suas pequenas telas de 3,5 e 4 polegadas), nunca foi muito servido de apps de pintura, se resumindo a poucas opções além de Brushes e SketchBook Mobile. Mas com a chegada dos iPhones 6/6 Plus e suas telas — exageradamente? — grandes, a gama de possibilidades também cresceu.

Publicidade

Pensando nisso, o pessoal da SI resolveu criar o seu segundo app de pintura: o Procreate Pocket.


Ícone do app Procreate Pocket
Procreate Pocket de Savage Interactive Pty Ltd
Compatível com iPhones
Versão 4.0.10 (330.4 MB)
Requer o iOS 15.4.1 ou superior
R$ 29,90Badge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Procreate PocketScreenshot do app Procreate PocketScreenshot do app Procreate PocketScreenshot do app Procreate PocketScreenshot do app Procreate PocketScreenshot do app Procreate PocketScreenshot do app Procreate Pocket

Assim como seu irmão maior, o app conta com ferramentas poderosas como diversos pincéis e borrachas, camadas, ajustes precisos de cor, desfoque e opacidade, seletor de cores e distorção, além de uma interface bonita, simples e prática, totalmente repensada para as telas menores (e médias) dos iPhones.

Prós e contras

O app é quase completo. Os pincéis são tão bons quanto os da versão para iPads, que suportam texturas, têm resposta rápida, permitindo ainda a importação de novos pincéis, seja via AirDrop, iCloud, Dropbox, baixando no Safari ou recebendo por email. Porém, você não pode editar e personalizar os pincéis. Você pode fazer isso no iPad e importar para o iPhone, mas nao pode fazer nativamente no iPhone — e para isso, é claro, você precisa ter ou comprar o Procreate para iPads.

Publicidade

Os ajustes de tamanho e opacidade do pincel podem ser facilmente acessados pelas laterais da interface, mas por ser tão fácil eu acidentalmente apertei esses ajustes em vez de desenhar. Talvez, num iPhone 6 Plus, o incômodo não seja tão grande.

O app suporta apenas duas resoluções de desenho: a nativa do aparelho (portanto varia de dispositivo para dispositivo) ou 4K. São ótimas resoluções e você pode contornar o problema exportando tudo para o Rolo da Câmera e cortando para qualquer outro formato por lá. Mas isso não é nem de perto o mundo ideal.

O app também não é compatível com styli inteligentes como a Intuos (da Wacom) e Jot Touch (da Adonit), que contam com botões de atalho, sensibilidade a pressão e conectividade Bluetooth.

As opções de camadas, como os modos de mescla, seleção, transformação e distorção, são impecáveis, dignas de qualquer editor de imagem profissional como o Photoshop! Você pode juntar, duplicar, alterar opacidade, travar transparência, usar a câmera ou Rolo da Câmera para criar uma nova camada (ótimo para referências), substituir cores e diversas opções de mescla (como multiply, screen, overlay, etc., ótimo para trabalhar com linhas, cores e sombreamento separadamente).

Assim como no iPad, o Procreate Pocket grava todo o processo de desenho e cria um timelapse em video que pode ser exportado a qualquer momento para o Rolo da Câmera, donde você pode levar para o iMovie e colocar seus textos e músicas à vontade.

Publicidade

Veja uma demonstração do app:

YouTube video

Conclusão

Achei o Procreate Pocket ótimo para começar rascunhos e esboçar ideias em ônibus, cafeterias e outros lugares para depois exportar para o iPad ou Mac (o app exporta para o Photoshop com camadas, opacidade e opções intactas) e finalizar com mais precisão. E se você gosta de rabiscar, editar e retocar, vale cada centavo!

Vale mencionar que os desenvolvedores são bem ativos, constantemente melhorando, corrigindo bugs e adicionando recursos, e que muitos dos contras aqui podem, com o tempo, desaparecer. Eles já mencionaram a intenção de suportar mais styli futuramente (assim como uma futura versão para Macs — e é curioso mencionar que eles não têm o menor interesse em desenvolver para Android), e coisas como edição de pincéis e resoluções personalizadas são apostas pessoais minhas as quais acredito que chegarão logo, logo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Minigore 2, LEGO, Bastion e mais!

Próx. Post

Desvalorização do rublo faz Apple aumentar preços de apps na Rússia; Europa também terá mudanças

Posts Relacionados