Apple estaria planejando liberar versões de testes do iOS para o grande público


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
20/02/2015 às 13:22

Ao anunciar o OS X 10.10 Yosemite, a Apple fez algo inédito: liberou uma versão beta pública para todos que estavam interessados em testar o sistema. É claro que a empresa não liberou qualquer versão para o grande público — ela deixou para fazer isso quando o OS X 10.10 já estava relativamente “maduro” e com bugs aceitáveis.

Mas o que ela ganha fazendo isso? Na teoria, usuários interessados em testar um sistema em fase beta sabem que tudo ainda está inacabado. A ideia aqui é, então, ajudar a empresa enviando feedbacks de erros ao mesmo tempo que tem acesso antecipado a algo que só chegará às mãos do grande público mais para frente.

iOS 8

Pois parece que deu certo. De acordo com o 9to5Mac, a Apple planeja fazer o mesmo com o iOS. Tudo deverá começar com a versão 8.3 — que inclusive já está nas mãos de desenvolvedores e traz novidades como novos Emojis, CarPlay sem fio e melhorias na tela de cadastro de contas do Google.

Segundo o site, a Maçã planeja fazer isso em meados de março, quando o sistema estiver ainda mais estável — a ideia é que o máximo de bugs sejam eliminados na versão de testes para que tudo chegue perfeitamente às mãos de usuários finais. A mesma coisa deverá acontecer com o iOS 9 (ele tem tudo para ser apresentado na WWDC 2015 e ganhar uma versão beta pública algumas semanas/meses depois), sendo liberado definitivamente para todos entre setembro e novembro.

Resta saber se, assim como os usuários que testaram o OS X 10.10 Yosemite, os do iOS terão a consciência de que realmente se trata de uma versão beta (de testes).

Posts relacionados
Comentários
  • Rodolfo Caliman

    É muito interessante participar de programas de betas, mas no Mac podemos criar uma partição somente com o beta e testar, mas no iPhone isto não é possível.
    Para quem tem apenas um aparelho, isto é potencialmente problemático e como o próprio Eduardo questiona, será que todos sabem as consequências de utilizar uma versão de testes?

  • OverlordBR

    Na teoria, usuários interessados em testar um sistema em fase beta sabem que tudo ainda está inacabado.

    Ai ai ai ui ui!
    É aí que mora o perigo… usuários mais interessados até sabem que beta significa “em testes” (e olha que, mesmo assim, não todos!).
    Mas se a Apple facilitar demais o acesso aos betas para usuários comuns, isto pode ter um revés bem preocupante na imagem de “qualidade” da empresa (coisa que vem ocorrendo de um tempo para cá – principalmente com aquela atualização mal sucedida no iOS).

  • Juliano Santos

    Já me sinto nesse programa beta com os problemas do iOS 8 ( wifi está um lixo). Alias a Apple sempre teve problemas com conexões sem fio seja wi-fi ou bluetooth. E o airdrop? Funciona quando quer! E o Airplay com a appletv? Funcionava muito bem, mas agora está um caos! :-/

  • Rodrigo Gomes da Silva

    Totalmente pelo contrario… quem ta em beta deveria sim saber que esta tudo inacabado, e se reclama mesmo assim não passa de mimimi…
    O problema é ter todos ios x.0 finais vindo com problemas tipicos de beta. Usuários comuns leigos atualizam muitas vezes sem perceber oq tão fazendo e tem que arcar com problemas por fazer uma coisa que a apple recomenda fazer. Ai sim é revés na imagem de qualidade.

    Com mais usuarios de todos perfils e não só desenvolvedores testando o sistema muitos erros que vieram nos finais já vão ser corrigidos antes de sair pro público

  • Pra falar a verdade, já faz muito tempo que qualquer pessoa instala beta sem nem saber o que é. É relativamente simples burlar a ativação, então, acho que a Apple só estaria acabando com isso e o mercado de venda de UDID. O problema sempre esteve com aqueles que vão na App Store negativar aplicativos que não funcionam com o beta. Acho que isso é uma coisa que a Apple tem que deixar BEM claro, se houver uma versão pública.

  • Pois é, essa última atualização deixou a desejar…..e muito!
    Não entendi o porquê?

  • Hades666

    Microsoft, Nokia, ensinou o que uma empresa não faz, “se fechar com seu consumidor”. Apple abrindo dialogo com seu publico, só cria mais fãs da marca…

  • Thiago Diniz

    do que adianta lançar em março um beta publico pra ajudar a corrigir problemas, quando meses depois sai o iOS9 com mais bugs ainda? Quando o SO ta ficando redondo, lançam outro bugado. Ta na hora de parar com atualizacoes anuais, assim nao tem quem aguente. Fizeram besteiras no OS X tambem. Nunca fui de comentar muito aqui, ate pq sempre estive satisfeito com os produtos, mas acho que vcs devem concordar que pra nos, usuarios, esse calendario nao ta fazendo bem

  • Juliano Santos

    Exato! Talvez haja a opção de restaurar para o ultimo iOS válido, porém é uma manobra meio chata.

  • Se essa iniciativa desse certo, o Yosemite não teria tantos problemas dos quais vem apresentando.

  • Tony Stark

    Motorola ja faz isso a tempos com o sistema Android em seus aparelhos, só se cadastrar no site como “soak test” e ser um dos primeiros a receberem as versões de teste!!!Decisão acertada da Apple para as novas versões do iOS, mas tardia depois do fiasco do iOS 8!!!

  • Quem vai ficar no iOS 8 (provavelmente os devices A5) merecem acabar num sistema polido… Parar em algo tipo o iPhone 3G no iOS 4 é horrível, rs.

  • Thiago Diniz

    hehei, verdade, nao tinha pensado por esse lado

  • Rodrigo Vieira

    Acho que pra 8.2 e pra 8.3 não é uma boa ideia, até porque o iOS tem um público MUITO mais leigo e essas versões aparentemente não possuem muitas novidades, eu acho.

  • Orgone

    Eu sou da tribo que prefere esperar.

  • Alexandre Brum

    Sinto muito em lhe dizer que o seu problema não é da Apple e sim com interferência de sinal na sua casa. Todos os serviços citados por você funcionam muito bem aqui e faço uso muito frequente.

  • Lucas A.

    AirDrop sempre funcionou perfeito aqui, do Mac para iPhone, iPhone para iPad, etc

  • Carlos Matheus

    Concordo com o Filipe Espósito: várias pessoas, inclusive muitas das que comentam aqui no site, toda vez que sai um beta gosta de se exibir dizendo que instalou e está usando sem nem fazer parte do programa de desenvolvedor, o que a Apple vai fazer é acabar com isso de vez, tipo: “Oh galera, o beta tá aqui. Usem por sua conta e risco” mas concordo que , caso façam isso, deveria ter a opção de regredir pra versão anterior.

  • Discordo, o a

  • Cristopher

    airdrop concordo , funciona quando quer, Mais o meu wi-fi nunca me deu problema .

  • Cesar Osvaldo Müller

    Microsoft /Nokia. Liberam atualização beta pra qualquer um tbm… Basta baixar um app no celular e pronto…

  • Ricardo Lucas

    Sem contar com o programa techpreview que a MS adota para o SO desde o W 8

  • Cesar Osvaldo Müller

    Isso ai… Acho que ta na hora de acabar esse preconceito com o Windows Mobile… É um ótimo sistema e tem sim muitos apps

  • fabojano

    Reclamam tanto do IOS8.. será que só eu não tive problemas nos meus gadgets??? Até o Yosemite curti.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: