O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: nova Apple TV não terá suporte à resolução 4K

Recentemente comentamos que uma nova Apple TV tem tudo para ser lançada no meio do ano. Duas características marcantes desse suposto novo modelo seriam uma loja de aplicativos e a chegada da Siri ao set-top box. Muitos também apostam no suporte à resolução 4K, mas pelo visto isso não deverá se tornar realidade ainda.

Publicidade

Conceito de Apple TV

De acordo com fontes de John Paczkowski (do BuzzFeed, que era do Re/code e antes do AllThingsD), não será desta vez que a empresa implementará o suporte a 4K na Apple TV. O motivo para isso seria simples: atualmente há pouquíssima oferta de conteúdo nessa resolução. Além disso, a maioria das pessoas não possui uma conexão com a internet boa o suficiente capaz de aguentar um streaming/download de conteúdo tão pesado.

O último relatório da Akamai [PDF], por exemplo, indicou que apenas 19% das conexões que passaram pelos seus servidores eram de 15Mbps ou mais — banda mínima para aguentar um streaming de conteúdo 4K. Isso nos Estados Unidos! Aqui no Brasil, segundo dados da Netflix, a velocidade média de navegação de seus clientes (ou seja, de pessoas que se interessam por um serviço de streaming de vídeos) em fevereiro passado foi de 2,52Mbps. Sem contar, é claro, que a infraestrutura para fazer com que esse conteúdo 4K chegue à casa do assinante (captação das imagens, armazenamento, codificação e entrega) é absurdamente mais cara se compararmos com o HD (720p)/Full HD (1080p).

Não é à toa que, diferentemente do modelo de negócios da iTunes/App/iBooks Store (no qual a Apple armazena todos os conteúdos em seus servidores e os disponibilizam para clientes), a Apple estaria “empurrando” essa infraestrutura toda para as próprias geradoras de conteúdo — isso imaginando que o tal novo serviço de streaming de vídeos da Maçã suporte uma resolução máxima Full HD (1080p), que dirá 4K!

Publicidade

Historicamente, a Apple só abraça mesmo uma tecnologia depois da sua consolidação no mercado — o último exemplo disso foi o NFC (near field communication, ou comunicação por campo de proximidade), que só foi incorporado pela Maçã com o lançamento do iPhone 6.

Resumindo: se você estava esperançoso em assistir a “House of Cards” em sua nova Apple TV com resolução 4K, pode tirar o cavalinho da chuva…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dica do dia: usando o QuickTime Player para gravar filmes, áudio ou a sua tela

Próx. Post

Apple começa a destacar reviews do Booking.com e do TripAdvisor nos seus mapas

Posts Relacionados