Aos 30 anos, FileMaker Pro chega à versão 14 recheado de novidades

Imagem de destaque


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
14/05/2015 às 11:27

Em um mundo onde usuários comuns tendem a organizar parte do seu dia-a-dia em planilhas pessoais — seja na nuvem, ou não — e os corporativos são dependentes pesados de sistemas dos mais diversos sabores feitos com qualquer tecnologia imaginável (e eu realmente digo qualquer tecnologia), poucos são os que enxergam valor em soluções pessoais de banco de dados.

É aqui que entram o Office Access e os produtos da FileMaker, mas, ao contrário da suíte da Microsoft, hoje exibida como opção secundária de compra, a subsidiária da Apple mantida independente desde os anos 1980 mantém uma solução bastante interessante ao alcance dos usuários de Macs.

https://youtu.be/pRSlQJNraNY

O FileMaker Pro 14 chega ao mercado quase coincidindo com o aniversário de 30 anos do produto, já bastante consagrado pela sua flexibilidade em abrigar desde soluções de organização pessoal até aplicativos de pequenos negócios bastante robustos, capazes de rodar em desktops (Mac ou Windows), na web ou em iPhones e iPads, nativamente. Tivemos a oportunidade de avaliar o produto nos últimos dias, e gostamos muito das nossas primeiras impressões.

Nesta versão, todos os principais aspectos de design e desenvolvimento de soluções de banco de dados foram revistos, tornando o produto muito melhor tanto para a utilização diária (especialmente em produtos da Apple) quanto para criar funcionalidades adicionais. Segundo a empresa, até mesmo leigos em programação podem fazer grandes produtos para o dia-a-dia, e colocá-los em produção de diversas maneiras através do FileMaker Server, sua própria solução para disponibilidade privada em rede.

Nova interface e integrações

FileMaker Pro 14

A versão 13 do FileMaker Pro já era compatível com o iOS 7 e 8, mas faltavam ferramentas de layout e design que permitissem a criação de arquivos mais bem adaptados para a nova interface da Apple, lançada em 2013. Na versão 14, ambas as deficiências foram sanadas e foram inclusos mais de 140 ícones gráficos, para dar vida própria aos seus próprios produtos de negócio.

No Mac, os projetos podem ter interfaces visuais adaptadas para desktop, smartphones e tablets, que podem tirar proveito de orientações específicas nos iPhones e iPads. Além disso, os desenvolvedores para a plataforma podem criar interfaces com suporte a formatação de texto rico no iOS e acesso ao player de mídia, permitindo que materiais de treinamento em vídeo possam acompanhar soluções criadas para dispositivos móveis.

Mesmo os aspectos mais detalhados de como aplicativos para o iOS 8 são desenhados podem ser considerados: por exemplo, botões de navegação agora podem conter apenas texto em destaque e podem se organizados em barras de ferramentas. Estas, além de outros controles e widgets, podem ser livremente posicionados nos novos elementos de navegação permitindo às interfaces de usuário ganharem maior liberdade de interações do que o modelo tradicional de formulários e relatórios, encontrado em outras plataformas de bancos de dados.

No OS X Yosemite, a interface do FileMaker Pro 14 é inspirada na nova linguagem visual, de ícones e controles de navegação. Ainda faz falta, contudo, o suporte ao modo tela cheia e alguns outros aspectos visuais do OS X encontrados nas versões mais recentes. Além disso, o acesso a fotos e multimídia a partir do Fotos para Mac, lançado recentemente, ainda precisa de melhorias.

Script Workspace

FileMaker Pro 14

Para quem desenvolve em torno da plataforma FileMaker, talvez esta seja a maior novidade. À primeira vista ela não parece tanta coisa: já era possível automatizar operações em bancos de dados no passado, mas com o FileMaker Pro 14 essa função ganhou maior flexibilidade e uma nova área dentro do aplicativo no Mac. Além de consolidar criação, edição e visualização de scripts em uma única janela, usuários agora podem se aventurar diretamente em código, caso queiram fugir de trabalhar com blocos pré-programados de granularidade limitada.

O Script Workspace pode ser usado para se trabalhar em múltiplas rotinas de uma só vez e oferece funções de apoio para a linguagem, como auto-completar e atalhos, tomando a cara de um editor de código para o contexto do FileMaker Pro. Há ajuda contextual e várias facilidades para quem não é tão experiente com código e não quer abrir mão das facilidades que o aplicativo oferece visualmente, mas oferecer automação para qualquer tipo de cliente é o foco dos desenvolvedores com esta nova funcionalidade.

Launch Center

FileMaker Pro 14

Tanto no iOS (via FileMaker Go 14) quanto no Mac, usuários agora contam com o Launch Center, um local centralizado para acessar soluções criadas localmente ou disponíveis em recursos remotos na sua rede local. A FileMaker também oferece parceiros que hospedam soluções baseadas na sua versão Server na internet como opção, enriquecendo a experiência dos clientes para além do que eles podem hospedar localmente.

Conforme lembra o Six Colors, contudo, faz falta um serviço no qual usuários possam hospedar seus próprios bancos de dados. Por mais que a abrangência do produto não seja tão aberta, ainda é difícil ter acesso a soluções entre o Mac e o iOS sem que o usuário do FileMaker Pro cuide da própria hospedagem.

Mesmo trazendo melhorias significativas no desempenho recursos como WebDirect, que possibilita acesso de soluções via browser a partir de qualquer aparelho, são um pouco ofuscados pela falta de facilidade na configuração de hospedagem para usuários finais. É um ponto a ser explorado no futuro, visando garantir a popularização de um produto que, no lado funcional e técnico, não para de se aperfeiçoar.

Disponibilidade

Com mais de 20 milhões de cópias até agora comercializadas, a plataforma FileMaker chega à versão 14 traduzida para 15 idiomas, entre os quais o português do Brasil. No país, ele aterrissa ainda em maio a mais de 200 revendedores da rede nacional da distribuidora Boxware, além das prateleiras físicas das Apple Retail Stores brasileiras, à Apple Online Store e aos associados locais da FileMaker Business Alliance, grupo de empresas com foco em consultoria e desenvolvimento.

O FileMaker Go 14, para iOS, já está disponível na App Store:


icon

FileMaker Go 14

de FileMaker, Inc.

Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessageCompatível com Apple TV
Versão 14.0.4 (172.2 MB)
Requer o iOS 8.1 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Posts relacionados
Comentários

Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: