Todo mundo que já foi a uma Apple Store comprova que os atendentes/vendedores lá são sempre os mais simpáticos, educados e super bem treinados para te ajudar no que for preciso.
Mas parece que a equipe de recrutamento da Apple está com certa dificuldade em achar "mão-de-obra" qualificada para suas lojas. Atualmente, existem cerca de 12.000 pessoas trabalhando nas stores da Maçã. Como todo ano são abertas entre 30 e 45 novas Apple Stores, só para o ano que vem, serão necessárias mais 2.400 contratações. E estes números estão subindo cada vez mais.
Para diminuir o tempo entre achar, treinar, e preparar novos vendedores, a Apple e sua equipe de recrutamento prepararam uma nova estratégia. Agora, os recrutadores freqüentam (na surdina, é claro!) outras grandes lojas de varejo e ficam de olho na atuação dos vendedores. Toda vez que eles presenciam alguém realizando algum atendimento exemplar ao consumidor, eles entregam o cartão abaixo:
Na frente do cartão existe a frase "You’re amazing. We should talk" (algo como "Você é excelente, devíamos conversar"). No verso, a explicação "Your customer service just now was exceptional" ("Seu atendimento ao cliente agora há pouco foi excepcional"), uma explicação de quem a pessoa é e o que ela pretende com a entrega do cartão e o endereço para contato.
Com certeza, é uma ótima estratégia adotada pela Apple. Só os donos das outras lojas que, com certeza, não ficarão nada felizes…