Vulnerabilidade no OS X e no iOS permite que apps maliciosos roubem senhas e outras informações [atualizado]


Seis pesquisadores da Universidade de Indiana, da Georgia Tech e da Universidade de Pequim publicaram um extenso documento (13 páginas) que revela falhas de segurança no OS X e no iOS as quais permitem que apps maliciosos aprovados pela equipe da App Store — e que rodam em modo sandbox — tenham acesso não-autorizado a informações sensíveis armazenadas em outros apps.

De acordo com o The Register, o grupo conseguiu enviar um aplicativo para a App Store e passar pelo processo de aprovação sem levantar nenhuma suspeita que poderia invadir o Acesso às Chaves (Keychain Access) para roubar senhas de serviços/apps como iCloud, Mail, tokens de autenticações, senhas salvas pelo Google Chrome, etc.

A forma de comunicação para roubar essas informações varia, passando pelo Keychain e pelo WebSocket no OS X, e esquemas de URL (URL schemes, tanto no OS X quanto no iOS). Desta forma, até mesmo informações armazenadas no aplicativo 1Password podem ser roubadas, mostrando que a falha é realmente grave (afinal o app tem como premissa armazenar e guardar todas as suas senhas e informações sensíveis em um único local). Além do 1Password, informações de serviços/apps como Gmail, Google Drive, Facebook, Twitter, Evernote, Pushbullet, Dropbox, WeChat, Instagram, WhatsApp, Pinterest, Dashlane, AnyDo, Pocket e muitos outros também podem ser roubadas “facilmente”.

88,6% dos 1.612 [aplicativos para] Mac e 200 aplicativos para iOS foram encontrados “completamente expostos” ao ataque de acesso não-autorizado entre apps [identificado como XARA], permitindo que aplicativos maliciosos roubem dados de forma segura.

Ainda de acordo com o The Register, as falhas foram relatadas para a Apple em outubro de 2014. Eles então respeitaram o pedido da Maçã de não publicar as informações por seis meses. Contudo, como até agora a empresa não corrigiu o problema e não falou mais nada sobre o assunto, os pesquisadores estão expondo a vulnerabilidade publicamente.

Vamos torcer para que tudo seja corrigido o quanto antes!

[via MacRumors]

Atualização · 19/06/2015 às 21:40

Um porta-voz da Apple deu a seguinte declaração ao site iMore:

No início desta semana, implementamos uma atualização de segurança para aplicativos em nossos servidores a qual protege os dados de aplicativos e bloqueia apps com problemas de configuração sandbox na Mac App Store. Temos correções adicionais em andamento e estamos trabalhando com os pesquisadores para investigar as alegações do estudo.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: