Entenda como funciona o sistema de curtidas (“likes”) do Apple Music


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
02/07/2015 às 23:27

Likes, curtidas… seja lá qual for o nome e o ícone representativo, essa é uma das interações mais utilizadas atualmente por serviços online. Você vai lá, curte a notícia/imagem/música e, na teoria, os algoritmos do serviço em questão passam a lhe mostrar mais conteúdo “parecido” com aquele de que você gostou. No Apple Music tudo é um pouco diferente.

Jim Dalrymple (do The Loop, que tem bastante acesso a executivos da Apple) conversou com pessoas ligadas ao novo serviço musical da empresa a fim de saber mais sobre como é o comportamento do like nele.

Imagine que você está escutando uma rádio de rock e de repente começa a tocar uma música que você acha muito boa, porém considera-a de outro gênero (como alternativa, por exemplo). Se você curtir, será que virão mais músicas desse gênero numa rádio que supostamente era para tocar rock? E se você ignorar e não curtir a música, será que ela não vai mais ser tocada, quem sabe nem mesmo na rádio alternativa? Não curtir a música seria equivalente a avisar ao sistema que você não gosta dela?

As rádios da Apple funcionam de forma diferente das de outros serviços. De acordo com a empresa, tudo é feito e selecionado manualmente por pessoas para que a sequência fique bastante agradável — a famosa curadoria humana. Tudo isso para que você não precise “pular” as músicas. Então, se você curtir (tocar no coração) enquanto uma determinada música está tocando, sabe o que acontece? Nada. 😛

Apple Music em iPhones

Na verdade acontece, mas não nas estações de rádio. Curtir uma determinada música não fará com que ela — ou faixas parecidas — sejam reproduzidas mais vezes. A rádio continuará exatamente com a mesma programação independentemente da sua curtida já que tudo é feito/selecionado por pessoas, e não por algoritmos.

A sua interação com as curtidas e os algoritmos da Maçã entram em ação na aba “Para Você”, onde a empresa recomenda playlists, álbuns e músicas adaptadas ao seu gosto — levando em consideração não apenas as músicas que você curte nas rádios como as que você adiciona à sua biblioteca e as que reproduz por completo.

Se você gosta de uma música mas não está a fim de escutá-la naquele momento, não precisa se preocupar: pode pulá-la numa boa que isso não é levado em consideração. Conforme Dalrymple explicou, há diversos motivos que podem fazer uma pessoa pular uma música além de não gostar dela, e por isso essa ação não é interpretada como algo negativo.

Percebeu que agora estamos falando de recursos os quais são comandados pelos algoritmos do Apple Music, certo? E a coisa continua: se você gosta muito de um(a) artista/banda ou música e quer criar uma estação com base nele(a), basta tocar e segurar o álbum/música por alguns segundos e escolher a opção “Iniciar Emissora”. Aí, em vez de um coração, teremos uma estrela — ela, sim, influencia na dinâmica da estação. Ao marcar uma música com uma estrela, você automaticamente informa que quer escutar mais músicas como ela.

Boas dicas, não é mesmo? 😉

Posts relacionados
Comentários
  • Gui Pinzegher

    Isso ainda não ta disponível no Beats 1 🙁

  • Marcelo A R Dias

    No ipad está tudo bugado.

  • Rodrigo

    As rádios e estações a partir de uma música são muito melhores do que a do Spotify e do Rdio, que simplesmente repetiam as mesmas coisas. O Music está me surpreendendo a cada momento, pois estou ouvindo músicas que não escolheria se apenas visse o álbum ou nome, mas são fantásticas e me agradam em cheio.

  • Gustavo Jaccottet

    E isso que o Music tem pouco mais de 48hrs. Espero que todos os bugs sejam corrigidos em breve, mas mesmo assim já dei adeus ao Spotify.

  • Saulo Tadeu

    Acho que vou experimentar então.

  • Rob Simões 

    É exatamente isso. As rádios estão MUITO superiores às do Spotify, que acabei de cancelar agora por sinal.

  • Ué, está sim. O coração aparece aqui sempre que uma música está tocando (lado esquerdo).

  • Diogo Pires

    E o que acontece no Beats 1 quando fazemos “like”? É a lógica das rádios, ou seja, não conta para nada, ou é a lógica da Ana “for you”?

  • Não sei vcs, mas eu realmente estou curtindo a Beats1. As entrevistas mesmo estão sensacionais! E não tem só músicos…

  • Comigo tem um bug no like da beats1, qdo clico numa musica, ele fica “clicado” e numa próxima musica eu não consigo mais clicar… Mais alguém com esse bug?

  • Danilo Melo

    Na verdade não é um bug , na rádio Beats1 há um tempo pra curtir a música…

  • Super Suporte

    A experiencia era ouvir musica, agora encheram de flu fru a interface, se alguem usar vai ser nos primeiros meses e logo será esquecido

  • Dian de Paula

    Pra mim só está funcionado o Beats radio, as outras estações não funcionam – dá um erro.
    Já tentei restaurar do zero o iOS e nada. em 2 iPhones está assim. Alguém sabe se isso é ‘normal’?

  • Vitor C. Castro

    Poxa só gostaria de saber porque tem muita música que simplesmente não toca!! Já fiz o truque que a página recomendou, mesmo assim não toca, outras eu clico e mesmo com internet boa fica carregando e demora muito pra tocar, com outras não acontece isso, parece que o programa está sobrecarregado, não sei, ta muito bugado ainda, mas to gostando, usando mais que o spotify no momento!

  • Valeu… não tinha percebido isso!

  • Caraca, que confusão que fizeram.. Haha. Nem parece a Apple.

    É super fácil de entender depois que a gente lê a matéria. Mas se eu não tivesse lido nunca saberia dessas coisas.

    Eu usava o coração achando que fazia o papel da estrela. E a estrela fiquei só pensando “sistema indeciso da por**, cada hora uma figura..” kkkkkkkkk

  • Aparece a opção “PARA VOCE” no teu iPhone ?? Acredito que o teu APP MUSIC simplesmente não esta como Apple Music ativado. Para quem não ativa, aparece apenas a rádio Beats.

    Ative o plano individual ou aceite entrar no Apple Music por fazer parte de um compartilhamento familiar.

  • Rodrigo

    Estou com o mesmo problema. Só uma rádio funciona, quando funciona. Muitas x a Beats 1 da erro ao abrir. Já as outras, nem abrem

  • fabojano

    Eu to achando ainda muito confuso o Apple Music, uma coisa que achei muito ruim, é quando o “Biblioteca de Musicas do iCloud” está ligado, você não pode excluir nem adicionar musicas manualmente pelo iTunes, agora porque?? Outra coisa, clicando no + nas playlists, elas vão para a aba “playlists” mas vazias, sem nada de música. Como adicionar com música??? Algumas coisas muito confusas, demais.

  • fabojano

    Será que não está ativado seu controle do “E” conteúdo explicito???

  • Não entendi ?!?!?!!? 🙂

    Definitivamente não entendi esta parte de “INICIAR EMISSORA” ?
    Escolho lá um disco do LED, então vou em uma música ou mesmo no álbum inteiro, e ativo “Iniciar Emissora”. Qual o objetivo disso ?

    Ele inicia uma “Emissora Led Zeppelin”. Conforme o momento que seleciono, ele pode começar a tocar músicas de outras bandas…. Qual o sentido disso e qual a relação com meu gosto música ?

    To perdido nesse “Iniciar Emissora” 😀

  • Renan Poss Moreira

    larga mão se fanboyolice

  • Dian de Paula

    Não, não está

  • Daniel Zattera Sganzerla

    @zanac_compile:disqus, Quando vc clica em “Iniciar Emissora” de um artista, o algoritmo cria uma espécie de Playlist com vários artistas parecidos; já quando vc clica em “Iniciar Emissora” para uma música, a playlist será criada com músicas de gêneros parecidos.

  • Alef Quintanilha

    A Apple bem que poderia tirar o Apple Music como um aplicativo nativo e passar ele para App Store, assim teria melhorias pro serviço talvez semanalmente com atualizações e tal. Mas, estou usando bastante e não tenho muito o que reclamar. Ja consumi 3 GB de musicas online e esta “perfeito”, tirando a demora de 2 a 4 segundo para a musica começar a tocar.

  • Obrigado pela resposta, esclareceu bastante.

    De fato, o Apple Music não é tão simples, tem muitos recursos e opções. Tenho me detido no “Para Você” que indica coletâneas incríveis e nas minhas próprias playlist, me divirto desbravando e redescobrindo muita coisa.

  • Ariel Marques

    A única coisa que estou me queixando mesmo é de não poder seguir outros usuários, mas somente artistas. Gostaria mesmo de encontrar playlists que não fossem da própria Apple.
    Mas no demais estou gostando e tem de tudo pra continuar sendo incrível!

  • Daniel Zattera Sganzerla

    @zanac_compile:disqus, estou na mesma situação, me detendo em “Para Você”, redescobrindo muita coisa que estava esquecida ou “escondida”. Abraços!

  • Sinceramente, prefiro o Spotify até agora, principalmente no iPhone: faltam ao Apple Music os gestos e as facilidades às quais me acostumei naquele primeiro e que não encontrei no segundo. Hoje, eu fico com o Spotify.

  • Rodrigo

    Para esclarecer: HOJE apareceu a mensagem que para ouvir as outras rádios, é necessário o cadastro no AM. Caso não tenha feito (assim como eu) só a Beats 1 mesmo… Quando funciona

  • Juliana Fonseca

    No iPhone 6 Plus também. Assim fica difícil né, dona Apple.

  • Kéven Carvalho

    Sobre as Playlists tente o seguinte: – Vá na aba “Músicas”. 2- Na barra superior, no centro, terá a opção de mudar para Música, Artista… No final estará habilitado a opção “Músicas Off-line”. Desmarque essa opção e tente adicionar de novo.

  • Henrique Accioly

    Também gostaria desse recurso de seguir listas de outras pessoas..

  • Ariel Marques

    Espero que o próximo update — provavelmente o iOS 9 — já coloquem esses recursos. Uma melhora muito significativa unir isso ao Connect.

  • Carlos Gabriel Arpini

    Para começar, escolheu bem a banda.

  • George Soares

    Alguém tá sofrendo com consumo exagerado de espaço ??? Eu estava com 4GB no meu iPhone 6 e quanto mais uso , menos espaço tenho , hoje estou só com 1.2 e sempre diminui … E não tem app que limpa memória cache que dê jeito !!! Alguém tem uma solução ???? E a bateria tmb … Acaba super rápido !!

  • Pessoal, na página dos artistas da minha biblioteca só aparece a opção “aleatório” se eu tiver salvo 2 álbuns ou menos do determinado artista, se tiver 3 álbuns ou mais não aparece a opção pra mim. É só comigo isso ou alguém também notou?

  • Jefferson Eduardo de Souza

    É… vamos testar e ver isso.

  • fabojano

    Muito bom!! Funcionou!! Isso devia ser mais explicito.

  • Gabriel Amaral

    Também acho que seria uma boa se não fosse um app nativo mas a funcionabilidade, pra Apple, seria pouca em vista que teriamos que ir usando dois apps diferentes que podem muito bem fazer a mesma função.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: