O melhor pedaço da Maçã.

Apple e Samsung trabalham juntas para matar os chips de celulares

O iPhone, como todos sabem, nunca teve uma bateria removível. Uma das justificativas da Apple para seguir esse caminho foi utilizar o espaço que seria ocupado por partes móveis e o local de encaixe da bateria com outros componentes, como por exemplo… a sua própria bateria. 😉

Publicidade

Mas tem outra pecinha presente em todo iPhone que até agora a Apple não conseguiu abandonar, apenas reduzir: o chip da operadora (SIM card). Essa ideia já vem pelo menos desde 2010, mas ainda não foi descartada. Muito pelo contrário, pode ser que agora finalmente vá pra frente.

Chip de celular
Você está com os dias contados | Imagem: Shutterstock.com

O Financial Times noticiou ontem que Apple e Samsung estão trabalhando juntas para matar os chips convencionais de celulares. Em parceria com a GSM Association, elas querem introduzir um novo padrão de “e-SIM” (embedded SIM), isto é, um chip que fica embutido no smartphone e não pode ser acessado/trocado pelo usuário.

A proposta em si é similar à do Apple SIM, que pelo jeito não vingou.

Publicidade

Apple e Samsung querem facilitar o processo de usuários trocarem de operadoras sem terem que se preocupar com a pecinha de plástico em si. É algo ousado, que tira boa parte do controle das mãos das telecoms, mas com o apoio da GSMA é possível que elas consigam levar o projeto adiante.

Se tudo der certo, a adoção do novo padrão deverá começar já em 2016. Contudo, certamente ainda levará um bom tempo até ele se tornar algo globalizado a ponto de a Apple poder retirar de vez a bandejinha da lateral dos iPhones.

[via TNW]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App de receitas vegetarianas, que custa US$5, pode ser baixado gratuitamente pelo aplicativo Apple Store

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Lossless Photo Squeezer, Coda for iOS, Swing Tale, e mais!

Posts Relacionados