Aplicativo Futebol na Praça quer democratizar as tradicionais “peladas” cariocas

Dificilmente alguém imaginou que, com a chegada da App Store, teríamos serviços/aplicativos “resolvendo tantos problemas” como agora. Se antes era necessário ir para a rua estender o braço para conseguir um táxi — ou ligar para uma cooperativa e torcer para tudo saísse conforme o planejado —, agora basta abrir um app e solicitar um.

Pois um grupo de cinco amigos se juntou — em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro — para resolver um problema “comum” aos cariocas: informar para usuários as praças de futebol de forma interativa, permitindo que as tradicionais “peladas” sejam organizadas/gerenciadas de forma simples e fácil, através de um app. E assim nasceu o Futebol na Praça.


icon

Futebol na Praça

de ISul Tecnologia

Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com Apple TV
Versão 1.1 (8.1 MB)
Requer o iOS 6.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Futebol na PraçaScreenshot do app Futebol na PraçaScreenshot do app Futebol na PraçaScreenshot do app Futebol na Praça

Utilizando dados da prefeitura disponibilizados pelo data.rio, a ideia é permitir que usuários possam indicar em quais horários irão comparecer para os jogos, visualizar o número de participantes confirmados, as estatísticas de uso dos campos (como os horários mais utilizados e a faixa etária das pessoas), entre outras coisas. Para que tudo isso seja possível, o app faz uso do Facebook a fim de identificar o usuário e criar todos esses relatórios com base nos perfis.

Em cada uma das praças, o usuário pode indicar as condições do local (se tem campo mesmo, se tem iluminação adequada, etc.). A ideia, aqui, é que a pessoa ajude a melhorar o sistema. Por enquanto é possível marcar “peladas” com times de 10 jogadores sem limite de candidatos para os horários, assim as pessoas podem criar os chamados “times de fora”.

Como muitos de vocês devem imaginar, é claro que esse app não é a única forma de marcar uma “pelada” nos diversos campos de futebol espalhados pela Cidade Maravilhosa. Muitos peladeiros devem marcar essas partidas por outras ferramentas, como o próprio Facebook, WhatsApp ou até mesmo de forma offline (com a boa e velha conversa). Mas a ideia do app não é ser o Santo Graal das “peladas” cariocas, e sim permitir que qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, possa jogar com outra sem necessariamente conhecê-la.

Para as próximas versões do aplicativo, os criadores querem implementar recursos como tornar o número de participantes configurável (partidas com 5, 7, 10 ou 11 jogadores), indicar se uma determinada praça tem segurança adequada, notificar quando houver outros usuários se cadastrando no mesmo horário, se a “pelada” está cheia, fazer check-in ao chegar e marcar a presença avisando aos outros participantes do mesmo horário, criar ranking de jogadores, etc.

Por enquanto o app cobre apenas a cidade do Rio de janeiro, mas a ideia é atualizá-lo para atender todas as cidades do Brasil — buscando integrar dados com as prefeituras e permitindo que o usuário, além de informar se a praça tem condições para a prática do esporte, indique novos locais e/ou informe se é um determinado local é perigoso para turistas.

Legal, né? Que outros projetos como esse surjam nas nossas cidades!

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.