O melhor pedaço da Maçã.

Como a cultura de segredo está atrapalhando o desenvolvimento de inteligência artificial na Apple

Logo da Apple com uma silhueta na frete

A Apple é uma empresa que adora guardar segredos e isso não é novidade para ninguém que acompanha um pouco da história da empresa. Como tudo na vida, há seus prós e contras.

Publicidade

A parte boa para ela é que, mantendo segredo de produtos, softwares e tudo mais, a empresa impede que a concorrência conheça seus planos de antemão. Para usuários também é interessante, pois acaba criando aquela sensação de novidade quando algo é lançado (ainda que ultimamente quase tudo esteja vazando antes da hora). Mas, como disse, isso também tem o seu lado negativo. E um deles, como bem destacou a Bloomberg, tem a ver com uma área muito importante: inteligência artificial (IA).

A troca de informações e o compartilhamento de descobertas nessa área é algo quase que vital. Uma vez por ano, por exemplo, acontece a conferência de Sistemas de Processamento de Informações Neurais, onde milhares de pesquisadores de universidades e empresas (como Google, Microsoft, IBM, Baidu, Facebook, entre outras) se reúnem para mostrar seus trabalhos e tentar criar novas maneiras de adaptar softwares de acordo com os hábitos das pessoas. Algumas delas até mesmo apresentam oficialmente alguns trabalhos. Já a Apple…

Ainda que a empresa tenha participado da conferência no ano passado, os pesquisadores e cientistas da Maçã são quase que “invisíveis” — é até difícil saber que eles trabalham para a Apple, de acordo com Joshua Bengio (pioneiro da área e professor de Ciência da Computação na Universidade de Montreal). Richard Zeme, professor de Ciência da Computação na Universidade de Toronto, disse que “a Apple ultrapassou qualquer escala quando o assunto é segredo”, afirmando ainda que “a empresa está completamente fora do circuito”.

Publicidade

Pense no rumorado “Apple Car”. Você já viu algum empregado da Apple no LinkedIn falando que está trabalhando num projeto automotivo? Não. Esse tipo de segredo também afeta a área de IA da empresa. De que acordo com Graham Taylor (professor de Aprendizado de Máquina na Universidade de Guelph), os pesquisadores/cientistas da Maçã são instruídos a não anunciar seus cargos em redes sociais, manter as portas de seus escritórios sempre fechadas (para que ninguém bisbilhote nada) e seus projetos dentro da empresa são desconhecidos pelos próprios colegas. Ou seja, aparentemente nem internamente há um diálogo, uma colaboração nessa área específica — algo que, como já vimos, é essencial na “nova Apple”.

Não há nenhuma maneira de eles apenas observarem [o cenário], não fazerem parte da comunidade e tirar proveito do que está acontecendo. Acredito que, se eles não mudarem a atitude, eles vão ficar para trás.

Joshua Bengio.

Bengio vai além, dizendo que os grandes talentos da área não querem se esconder dentro de uma empresa e trabalhar sem poder compartilhar seus feitos com a comunidade. Essa obsessão por segredo também estaria prejudicando a Apple a contratar talentos recém-formados, segundo Trevor Darrell (diretor de um centro de pesquisa de aprendizado artificial na Universidade da Califórnia), já que a capacidade de continuar publicando artigos e de manter uma presença na comunidade científica é um dos fatores mais importantes no direcionamento da carreira dessas pessoas.

É muito difícil fazer ciência dessa forma.

Sergey Levine (cientista/pesquisador do Google), ao falar do ambiente de trabalho da Apple.

Para uma empresa que tem mais de 40 vagas abertas que mencionam IA e mais de 120 mencionando aprendizado de máquina, essa não parece ser uma boa notícia.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: TestFlight, Google Fotos, Adobe Photoshop Fix/Mix e mais!

Próx. Post

Imagem do dia: configuração inicial do iPhone 3GS vs. iPhone 6s

Posts Relacionados