O melhor pedaço da Maçã.

Apple tem um app escondido que faz posicionamento em mapas indoor [atualizado]

A Apple tem hoje 18 aplicativos para iPhone na App Store1Dois deles indisponíveis na loja brasileira: iTunes Movie Trailers e Beats Pill+., muitos deles universais. Mas o desenvolvedor Steve Stroughton-Smith descobriu que na verdade existem 19!

Publicidade

Trata-se do Indoor Survey, um aplicativo que permite marcarmos o posicionamento em mapas indoor.

Ao marcar pontos no mapa utilizando o app Survey, você indica a sua posição no local enquanto anda por ele. Ao fazer isso, o app Indoor Survey mede os dados dos sinais de frequência de rádio e os combina com o sensor da dados do iPhone. O resultado é um posicionamento indoor sem a necessidade de instalar um hardware especial.

Apenas IDs Apple específicos (liberados pela Apple) podem fazer o download do app. Tudo indica que ele é um auxiliar, um complemento ao serviço Apple Maps Connect, o qual permite que comerciantes se cadastrem e apareçam nos mapas da empresa.

Publicidade

A ideia do app me parece ser simples: direcionar usuários nos interiores das lojas. Imagine uma grande loja de departamentos, por exemplo. Seria possível mostrar a usuários exatamente onde está aquele produto que procuram.

É possível que este app seja fruto da aquisição da WiFiSLAM, uma empresa especializada em localização de aparelhos por redes Wi-Fi.

Ao permitir que apenas algumas pessoas baixem o app, sem dúvida a Apple consegue controlar melhor as informações que são disponibilizadas dentro do aplicativo. Por outro lado, se ela liberasse o aplicativo para qualquer usuário, a quantidade de informações coletadas seria incrivelmente maior. Quem sabe seja apenas uma questão de tempo…

[via 9to5Mac]

Atualização · 02/11/2015 às 18:55

Maps Connect

Conforme o leitor Paulo Cassin avisou nos comentários, a novidade tem mesmo relação com o Maps Connect; qualquer pessoa com acesso ao serviço pode solicitar um registro para utilizar o app.

Notas de rodapé

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MasterCard e Nubank já estão se preparando para o Apple Pay no Brasil

Próx. Post

Vídeo: um rápido tour pelo tvOS da nova Apple TV

Posts Relacionados