O melhor pedaço da Maçã.

MasterCard e Nubank já estão se preparando para o Apple Pay no Brasil

Em um comunicado para a imprensa, a MasterCard informou que implementará no Brasil o MasterCard Digital Enablement Service (MDES), uma tecnologia em tokenização1Tokens são os códigos que os dispositivos móveis utilizam para validar transações no lugar dos números impressos no cartão. Com isso, o sistema valida a transação ao mapear, a partir do token, e retornar os dígitos originais do cartão. Após essa checagem, a informação é encaminhada ao emissor para a autorização do pagamento. para operar as chamadas “carteiras digitais”. Por aqui, o primeiro parceiro dela nessa empreitada será o Nubank2Empresa que surgiu como uma alternativa para brasileiros buscando a conveniência de uma interface 100% digital para gerir seus gastos. O Nubank oferece um cartão de crédito MasterCard Platinum internacional sem nenhuma tarifa ou anuidade e com menores taxas de juros, controlado por um aplicativo para smartphone — eu tenho um e recomendo, apesar de a fila de espera estar em mais de 150 mil, pelo que dizem.. Resumidamente, isso quer dizer que o Nubank será o primeiro cartão de crédito do Brasil preparado para o Apple Pay e outras soluções de pagamento móvel como Samsung Pay, Android Pay, etc. (ao menos publicamente).

Publicidade
Nubank - Apple Pay
Crédito da imagem: Henrique Félix

Bastou isso para muitos acreditarem que basta MasterCard/Nubank implantarem isso para cadastrar o cartão no Passbook Wallet do iOS 9 e sair por aí comprando sem a necessidade de ter o cartão de credito na carteira, utilizando apenas o iPhone. A notícia é boa, sim, mas nem tanto.

É verdade que o nosso país conta com uma estrutura relativamente pronta para o Apple Pay, com quase 80% dos terminais de pagamento da Cielo e da Rede (as duas maiores fornecedoras de máquinas de cartão do Brasil) aceitando a tecnologia NFC (near field communication, ou comunicação por campo de proximidade) — nós já até mostramos o serviço em funcionamento aqui em nosso país (realizando um pagamento com um cartão de crédito americano cadastrado no Apple Pay). Além disso, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil estariam negociando com a Apple.

Todavia, sem o aval da Maçã, não tem milagre. Sem que ela atualize o iOS permitindo que nós, brasileiros, possamos cadastrar um cartão de crédito no Wallet, não adianta ter um Nubank compatível com a tecnologia. Para que você possa realizar pagamentos pelo seu iPhone, duas coisas precisam acontecer: as empresas de cartões de crédito precisam adotar esse tipo de tecnologia que a MasterCard implementará; e a Apple precisa habilitar o Apple Pay em nossa região.

Nubank
O Nubank é um dos cartões mais tecnológicos da atualidade

É claro que é um avanço ter cartões de crédito devidamente prontos para o serviço — o que de certa forma coloca ainda mais pressão em cima da Apple, já que deixa o terreno preparado para a chegada do Apple Pay. Mas é importante ressaltar que não basta apenas termos cartões compatíveis com a tecnologia de tokenização.

Recentemente a Apple informou que o Canadá e a Austrália receberão o serviço de pagamento móvel ainda em 2015; em 2016, Espanha, Singapura e Hong Kong (apenas para clientes de cartões American Express). O Brasil nem mesmo foi citado nesse plano de expansão para 2016. É claro que isso não impede de o Apple Pay chegar por aqui no ano que vem, mas se essas negociações estivessem adiantadas, provavelmente nós estaríamos nessa seleta lista.

[obrigado a todos que nos enviaram esta dica!]

Notas de rodapé

  • 1
    Tokens são os códigos que os dispositivos móveis utilizam para validar transações no lugar dos números impressos no cartão. Com isso, o sistema valida a transação ao mapear, a partir do token, e retornar os dígitos originais do cartão. Após essa checagem, a informação é encaminhada ao emissor para a autorização do pagamento.
  • 2
    Empresa que surgiu como uma alternativa para brasileiros buscando a conveniência de uma interface 100% digital para gerir seus gastos. O Nubank oferece um cartão de crédito MasterCard Platinum internacional sem nenhuma tarifa ou anuidade e com menores taxas de juros, controlado por um aplicativo para smartphone — eu tenho um e recomendo, apesar de a fila de espera estar em mais de 150 mil, pelo que dizem.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fiscal do Procon Estadual autua loja da Apple no VillageMall [atualizado: vídeo]

Próx. Post

Apple tem um app escondido que faz posicionamento em mapas indoor [atualizado]

Posts Relacionados