O melhor pedaço da Maçã.

Snapchat: bom ou ruim? Saiba como usar o app e confira algumas dicas!

Você usa ou conhece alguém viciado no Snapchat? Embora ele seja um sucesso atualmente, não estranharei se você nunca ouviu falar deste app — um dos pontos que mais me motivou a escrever este artigo.

Publicidade

Vamos a uma rápida explicação.


Ícone do app Snapchat
Snapchat de Snap, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 12.79.0.33 (295 MB)
Requer o iOS 12.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app SnapchatScreenshot do app SnapchatScreenshot do app SnapchatScreenshot do app SnapchatScreenshot do app SnapchatScreenshot do app SnapchatScreenshot do app SnapchatScreenshot do app Snapchat

O app Snapchat é uma espécie de rede social para você mandar snaps (fotos, videos e textos, mas é assim que os usuários chamam). Porém, seu diferencial é que esses conteúdos podem ser visualizados por um tempo máximo de até 10 segundos. Depois disso as mensagens somem ou ficam no histórico da pessoa que recebeu por até 24 horas para serem revistos — aí somem de vez, mesmo!

A “sensação” que a mensagem postada sumirá em segundos ou em até 24 horas talvez seja uma das principais razões de o Snapchat ser sucesso atualmente. Mas você deve estar se perguntando: “Não dá para tirar uma print (captura de tela, screenshot) nas fotos e textos enviados?” Sim, é possível fazer isso, porém a pessoa que enviou tem como ver que a tela foi capturada. Nada impede, porém, que a pessoa tire uma foto do conteúdo da mensagem com outro aparelho e guarde-a por um tempo indefinido (neste caso, é claro, o remetente não saberá de nada).

Publicidade

A ideia é ser uma rede social mais visual e espontânea já que pelo app você não tem como escolher uma foto que já está no seu Rolo de Câmera. É praticamente um “A Vida Como Ela É”. 😛 Com isso, muitas pessoas postam dicas rápidas, falam da vida, contam bobeiras… assim como no Twitter ou no Instagram, dependendo de quem você seguir, fará mais ou menos sentido na sua vida. Tenho seguido muitas pessoas que dão dicas de alimentação saudável, exercícios, tecnologia e por aí vai.

Você pode mandar fotos e videos em uma timeline pública (fica lá para quem entrar no app visualizar) ou privada (selecionando alguns usuários específicos ou todos, os quais receberão uma notificação avisando que há uma mensagem no Snapchat).

Um dos motivos do título deste post questionar o app é porque o Snapchat conta com muitos recursos comuns de outras redes como Twitter, Instagram, Facebook, etc. Só que no geral esses recursos ficam para lá de escondidos. Estamos falando de esconderijos nada muito intuitivos (se você utiliza o celular com a mão direta, cobre um ou outro atalho do aplicativo). Eu me considero um usuário avançado de aplicativos e confesso ter dificuldade em achar *naturalmente* onde estão os recursos do app.

Publicidade

Vejam a tela abaixo, por onde capturamos as fotos e os vídeos:

Como usar o Snapchat

Nela até temos alguns ícones que normalmente são usados e indicam o que representam de fato, como o do flash (canto superior esquerdo) e o de trocar a câmera (frontal, traseira; canto superior direito). Pois o botão de tirar as fotos já conta com um primeiro recurso “escondido”: se você trocar e soltar rapidamente, ele tira uma foto; se apertar e segurar, ele filma.

Publicidade

Uma recurso legal da foto frontal do Snapchat é que antes mesmo de a Apple implementar isso no iPhone 6s, ele já contava com o recurso de flash frontal ao emitir um brilho intenso da tela (mesmo para aparelhos mais antigos). Ele não funciona como o da Apple, mas mesmo assim é bem interessante — o que prova que a Apple poderia ter colocado o recurso nativamente também em aparelhos mais antigos, mas isso não é pauta para este post.

Agora, o que são os outros ícones? O amarelo superior com símbolo do Snapchat (que fica amarelo quando alguém lhe adicionou, ou branco quando não há novidades) serve para entrar na parte de configurações e adição de amigos. É aqui que começa um pouco dos acessos pouco intuitivos. Você também pode acessar essa tela deslizando de cima para baixo. Os outros dois ícones nas extremidades inferiores levam à lista de amigos para mandar mensagens privadas em contatos recentes (esquerda) e visualizar os snaps enviados por quem você segue (direita). Contudo, você pode acessar essas telas deslizando da esquerda para direita, ou da direita para esquerda.

Vamos ao básico: enviar um snap

Para enviar um snap basta tocar no botão inferior central (para tirar uma foto) ou segurar (para gravar um vídeo), seja com a câmera frontal ou a traseira. Tirou a foto? Agora você pode “brincar” um pouco com ela, colocando textos curtos de até 27 caracteres (tocando no ícone na parte superior com a letra “T”). Depois do texto escrito, você toca fora dele toca no botão “Concluído” do teclado.

Aí já começa para valer a parte que comentei das várias ferramentas escondidas, se você tocar novamente no ícone “T”, o texto muda de tamanho e oferece duas diferentes ações de alinhamento (à esquerda ou centralizado). Basta ir tocando no “T” para passear pelas opções.

Um jeito de obter um texto dividido em duas ou mais linhas da forma que você quiser é escrevendo em um bloco de notas fora do Snapchat. Depois copie tudo e cole no campo de texto do app (sempre respeitando o limite de 27 caracteres por linha)1Como este é um macete, não sei se o Snapchat corrigirá isso no futuro..

Como usar o Snapchat

Do lado esquerdo do “T” vocês encontrarão um ícone para adicionar emoticons (representado por um tipo de “Post-it”); do lado direito, um ícone de lápis que serve para rabiscar, desenhar sobre a foto. O legal dos emoticons é que você pode movê-los pela tela (colocando exatamente no lugar desejado), mudar o tamanho (usando a gesto de “pinça”) ou até mesmo rotacionar (colocando dois dedos em cima dele e girando).

Como usar o Snapchat

Pensa que acabou? Outras coisas escondidas com base em gestos são os filtros na foto. Se você deslizar a tela da esquerda para direita terá algumas opções de filtro. Aí tem uma coisa legal: os filtros começam com “adesivos” que são exibidos de forma diferente dependendo da região que você está (por exemplo, em Sampa tem a bandeira de São Paulo e um texto escrito “São Paulo – Brasil”). Quando estive em Orlando apareceram adesivos da cidade, de empresas como Starbucks e também de campanhas contra o bullying infantil. Então em cada região tem ícones diferentes. 😉

Tem filtros de cor na foto também como preto e branco, outro para deixar a foto mais clara, na cor magenta, um que tem acesso ao nível de bateria do seu celular, a velocidade que você está no momento (vejo muita gente correndo ou de bike colocando este — fora os engraçadinhos dirigindo e mostrando a velocidade do carro), a temperatura atual, etc.

Outra dica mega escondida: você pode pôr dois filtros de categorias diferentes, mas para isso precisa de um certo malabarismo. Escolha um filtro (por exemplo o preto e branco) e depois fique com um dedo na tela parado; com o outro, deslize para direita. Assim será possível colocar um adesivo, a velocidade, a temperatura e por ai vai. Convenhamos, nada intuitivo!

Na parte superior você tem um “X” que cancela a foto. Já na parte inferior, caso tenha tirado uma foto, você escolhe quanto tempo quer que ela fique disponível para visualização (entre 1 e 10 segundos — a galera dos nudes pira!). 😛

O ícone seguinte possibilita você baixar a foto/video para o seu Rolo de Câmera; o posterior adiciona sua foto/video direto na timeline pública. Já o último e não menos importante desta tela é o ícone para você selecionar para quem quer mandar a foto. Tocando na seta para direita você decide se quer enviar na timeline pública ou para alguém em especifico. Você pode até mesmo escolher as duas opções — para que uma pessoa seja notificada do que você está mandando.

Visualizar os snaps recebidos privados

Comentei acima para que servem os ícones na parte inferior da tela de fotografia; caso você tenha novos snaps, eles são substituídos pelo número de snaps que você tem (do lado esquerdo, os privados; do lado direito, os públicos).

Como usar o Snapchat

Deslizando a tela da esquerda para direita você terá acesso às mensagens enviadas para você; para visualizá-las, basta tocar uma vez sobre o nome da pessoa que lhe enviou (se ela lhe mandou múltiplas mensagens, aparecerá um contador no canto superior direito para saber quando está para acabar).

Como usar o Snapchat

Ler as mensagens seria até algo simples se ao lado delas não tivessem uma série de ícones diferentes — a princípio com significados misteriosos. Na verdade não faz muita diferença saber o que significam mas, novamente, não são nada intuitivos.

Como usar o Snapchat

Ícones de snaps enviados

Snap enviado sem áudioSnap enviado com áudioTexto enviado

Ícones de snaps abertos (pelo receptor)

O amigo abriu o snap sem áudioO amigo abriu o snap com áudioO amigo abriu a mensagem de texto

Snaps recebidos

Você recebeu um ou mais snap sem áudioVocê recebeu um ou mais snaps com áudioVocê recebeu uma mensagem de texto

Snaps vistos (por você)

O snap enviado para você sem som foi visualizadoO snap enviado para você com som foi visualizadoO snap com mensagem de texto foi vistoSnap ou chat está pendente ou talvez tenha expirado

Ícones de mensagem capturas (screenshot)

Uma screenshot foi tirada do seu snap sem áudioUma screenshot foi tirada do seu snap com áudioUma screenshot foi tirada da sua mensagem de texto

Ícones de replay

Seu snap enviado sem som foi revistoSeu snap enviado com som foi revisto

Snaps recebidos de perfis que você segue (públicos)

Praticamente a mesma coisa que o item anterior, mas você tem que deslizar a tela para direita. Toque sobre o nome da pessoa uma vez. Aqui, porém, tem um macete. Se o nome da pessoa estiver esfumaçado é sinal de que os snaps não foram carregados, aí você toca uma vez para fazer o download dos snaps, e depois que ficar sem o esfumaçado, toca mais uma vez para visualizar.

O legal do Snapchat é que se a pessoa mandou múltiplas imagens ou videos e você não quer ver os 10 segundos até o final, basta tocar uma vez na tela que você automaticamente pulará para o próximo.

Outra dica pouco intuitiva e que não funciona em dispositivos mais antigos por causa da qualidade da câmera é relacionada a colocar efeitos nos vídeos (selfies). Posicione a câmera no modo selfie (câmera frontal), toque no meio da tela (ou qualquer lugar fora do botão de tirar a foto/video) e, depois de segurar um tempo, aparecerá uma grade para posicionar o seu rosto. Com isso o Snapchat saberá para onde a sua cabeça está indo quando estiver fazendo um vídeo. Depois disso ele habilitará uma série de filtros animados enquanto você está se filmando — alguns destes filtros reagem de forma diferente quando você abre a boca ou os olhos.

Confuso, né? Seguem alguns exemplos abaixo:

Como usar o Snapchat

Como usar o Snapchat

Vocês já viram algumas pessoas postando uma imagem como esta no Instagram, no Facebook e/ou no Twitter?

Como usar o Snapchat

Pois é, outra coisa que também não é muito bem explicada pelo serviço/app. Ela serve para você adicionar amigos através de um tipo de código QR chamado Snapcode (ou através do nome de usuário no Snapchat). Existem várias formas de você adicionar um amigo:

  • Como se você fosse criar um novo snap, tire uma foto do Snapcode. Pronto, seu amigo foi adicionado.
  • Capture a tela com o código do seu amigo (no iPhone isso acontece apertando ao mesmo tempo os botões Inicial e de Repouso); depois vá no ícone amarelo na parte superior da tela, toque em “Adicionar amigos”, em “Adicionar por Snapcode” e procure no seu Rolo de Câmera a imagem capturada. O Snapchat vai scanear o código.
  • “Adicione por Nome de Usuário” se você sabe o nome do seu amigo no Snapchat (nome que está logo abaixo do Snapcode).
  • “Adicionar da Agenda de Contatos”: aqui o Snapchat vai procurar nos seus contatos quem já usa o aplicativo — você pode convidar quem não tem.
  • Outra forma que na minha opinião deve funcionar bem em salas de aula entre os jovens, por ter muita gente que usa o aplicativo, é procurar usuários pela proximidade. Basta tocar em “Adicionar por proximidade” (a outra pessoa também tem que estar com esta função aberta).

Testem com a foto postada acima. 😉

·   ·   ·

Não sei vocês, mas eu acho o Snapchat bem complicado mas ao mesmo tempo muito legal (especialmente nos cuidados das transições de tela). Mas você tem que fuçar bastante para achar onde estão as coisas — e é bem provável que eu não tenha relatado muita coisa que tem escondida nele.

Quando estive no Teleton (no dia 24 de outubro), rodeado de blogueiros, twitteiros, donos de canais no YouTube, etc. reparei que esse pessoal nem usava mais a câmera do telefone. Eles só faziam snaps! O engraçado é que, se você não lembra de salvar a foto no Rolo de Câmera, aquela memória vai se apagar e você não terá nenhum registro.

Algumas pessoas (entre elas alguns famosos) parece que passam o dia todo com celular na mão, postando mais de 1.000 segundos por dia no Snapchat!

O que vocês acham disso? Na sua opinião, por que o Snapchat está fazendo tanto sucesso? Achou alguma funcionalidade escondida? Comente abaixo e nos diga também qual sua opinião sobre o app (se acha útil, besteira, se conhece pessoas viciadas…).

Notas de rodapé

  • 1
    Como este é um macete, não sei se o Snapchat corrigirá isso no futuro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confirmado: iPad Pro começará a ser vendido online nesta quarta-feira, mas ainda não no Brasil [atualizado 2x]

Próx. Post

Apple libera a primeira atualização para o tvOS, sistema operacional da nova Apple TV

Posts Relacionados