No fim de 2014 nós comunicamos que TAM e LAN começaram a liberar o uso de aparelhos no Modo Avião durante pousos e decolagens, mas que essa liberação, ao menos no começo, ficou restrita ao Equador (voos domésticos e dentro da América do Sul). Em julho de 2015, a Gol conseguiu a autorização da ANAC para liberar a utilização de celulares durante voos, então era questão de tempo até que outras companhias conseguissem.

Demorou, mas agora a TAM também está autorizada. A empresa comunicou que a partir de hoje os passageiros que voarem em algumas rotas domésticas (eles não informaram quais, especificamente) poderão manter seus aparelhos eletrônicos portáteis (iPhones, iPads, câmeras, etc.) ligados durante todo o voo, desde que estejam em Modo Avião. Até 31 de janeiro, porém, o uso será liberado em todos os voos domésticos; até março, em todos os voos internacionais.

Como muito bem notou o site Melhores Destinos, essa liberação nos voos da TAM é muito bacana pois o novo sistema de entretenimento da empresa é todo baseado em um aplicativo que o usuário baixa em seu próprio smartphone/tablet.


icon

LATAM Entertainment

de LATAM Airlines Group S.A.

Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com Apple TV
Versão 2.0.35 (65.7 MB)
Requer o iOS 6.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app LATAM EntertainmentScreenshot do app LATAM EntertainmentScreenshot do app LATAM EntertainmentScreenshot do app LATAM Entertainment

Assim, clientes da TAM poderão, por exemplo, assistir a filmes, séries, documentários e até a alguns canais do YouTube durante todo o percurso sem se preocupar em desligar os seus aparelhos.

Finalmente! 😊

Se houver algum erro no post acima, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!

Sobre o Autor

Graduado em Comunicação Social pela ESPM-RJ, teve seu primeiro contato com um produto Apple (um iMac G5) em 2005, quando trabalhava em uma produtora de eventos. Logo após foi morar em Londres e voltou com um iMac G5 (iSight) na bagagem. Sempre que passa na frente de uma Apple Store é abduzido. Carioca, flamenguista e viciado em Coca-Cola Zero, tem um MacBook Pro Retina (meados de 2015), um iPhone 7 Plus, um iPad Pro de 9,7 polegadas (Wi-Fi), um Apple Watch Series 2 de alumínio (42mm), uma Apple TV (3ª geração) e um AirPort Time Capsule (5ª geração).

  • Lucas Ramos

    “Em julho de 2015, a Gol conseguiu a autorização da ANAC para liberar a utilização de celulares durante voos”
    Não estou falando que está errado. Mas apesar da autorização, todos os voos que eu fiz pela gol, só permitiram o uso de celulares enquanto as portas estavam abertas.

  • JacksonBrandao

    Recentimento fiz uma viagem de Manaus-AM para Natal-RN e por todo o percurso ficou permitido o uso do celular em modo avião.

  • Antonio Paim

    Os quatros voos que fiz no final de novembro e de dezembro foram permitidos o uso do celular em modo avião pela Gol durante todo o voo.

  • Lucas Ramos

    Jackson e Antonio, talvez tenha me expressado errado.
    Em todas as viagens foi permitido o uso de celular, tablets, portáteis, etc em modo avião durante todo o vôo.
    Mas pela frase, entendi que poderia usar o -celular- sem estar em modo avião, já que é o único lugar do texto que não enfatiza esse detalhe.

  • Gabriel

    Mas como faz para usar o aplicativo se o modo avião desabilitaria o Wi-Fi? Para o aplicativo se comunicar com o servidor e transferir o conteúdo teria que no mínimo se conectar a uma rede Wi-Fi do avião. Ou vai permitir usar o modo avião com o Wi-Fi habilitado?

  • Henrique Mello

    Talvez seja uma dúvida besta, mas alguém sabe se esse sistema baseado em app mata a tela individual que fica na poltrona na frente? Imagina ficar segurando celular ou tablet durante um voo longo…

  • Cássio Teixeira

    Com certeza tem que usar o modo avião com o wifi ligado. Se não, não haveria o app deles.

  • Ewertton Oliveira

    A tam disponibiliza Wi-Fi nos aviões?

  • Alvaro

    Sim… Mas não tem conexão com a internet… Vc assiste aos vídeos disponíveis no servidor da aeronave… Como um PLEX da vida

  • Daniel Conte

    acho que modo avião em pousos e decolagens. e no voo com wifi

  • Alvaro

    Usei o tablet numa boa apoiado na “mesinha” da poltrona

  • Alvaro

    O modo avião desliga o wifi, mas é possível liga-lo de volta mesmo com ele ligado

  • Daniel Conte

    haha nao sabia que o modoaviao permitia wifi :p

  • Gabriel

    Eu sei que é possível ligar o Wi-Fi, mas esse modo avião é uma coisa esquisita pq se permite ligar o Wi-Fi durante o voo então ele não é tão perigoso assim

  • E se permite. Se estiver com Wifi e usá-lo em modo avião a sua bateria é drasticamente poupada ! Heh

  • Lucas Ribeiro

    Esse sistema de entretenimento existirá em toda frota nacional? (a319/a320/a321)

  • Fabricio Mariani

    Eu sempre deixei meu iPhone em modo avião e nunca falaram nada hahaha

  • Tiago Celestino

    Pois é! Viajei recentemente para o Uruguai e fui ouvindo uma playlist offline do Spotify numa boa.

  • Tiago Celestino

    Não querendo desmerecer a TAM com a ideia, mas pra que eu tenho que baixar um app para poder usufruir de entretenimento dentro do avião? Não vejo sentido. Viajei recente pela TAM e não vi vantagem nenhuma. Um bom exemplo de entretenimento a bordo e que poderia ser seguido é da Emirates.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

O MacMagazine faz parte do grupo iMasters, mantido pelas seguintes empresas: