Em meados de setembro passado, nós informamos que o primeiro aplicativo da Apple para Android havia sido lançado1. Trata-se do Move to iOS, um utilitário que serve para facilitar a vida de quem quer trocar um smartphone com Android por um iPhone, ajudando na migração de dados como contatos, calendários e fotos. Pois agora a empresa pode estar desenvolvendo um similar, mas para que usuários de iPhones possam migrar para o Android.

Segundo o The Telegraph, a operadoras móveis europeias estão pressionando a Apple para que ela crie o “Move to Android” a fim de facilitar as coisas para os usuários que querem deixar o ecossistema dela (algo que não é tão simples para um leigo). Definitivamente não é algo que a gente veria a Apple criar deliberadamente, mas o jornal fala que, por conta dessa pressão (que poderia terminar em algum tipo de processo envolvendo atividade anticompetitiva da Apple), a Maçã topou — nos bastidores — fazer esse aplicativo.

Utilitários assim já existem na App Store (como o Copy My Data), mas é inegável que uma solução vindo da própria Apple — ainda que não seja tão completa quanto o Move to iOS — seria mais interessante para esses usuários que desejam abandonar o ecossistema da Maçã.

[via 9to5Mac]

Atualização · 11/01/2016 às 19:17

Bola fora do The Telegraph. John Paczkowski (do BuzzFeed, que tem ótimas fontes dentro da Apple) conseguiu a seguinte declaração da empresa:

Esse rumor não é verdadeiro. Nós estamos totalmente focados em migrar usuários do Android para o iPhone, e estamos fazendo isso muito bem.

Trudy Muller, porta-voz da Apple.

Caso encerrado. 😜

Notas de rodapé

  1. Apesar de não ter sido desenvolvido por ela.

Se houver algum erro no post acima, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!

Sobre o Autor

Graduado em Comunicação Social pela ESPM-RJ, teve seu primeiro contato com um produto Apple (um iMac G5) em 2005, quando trabalhava em uma produtora de eventos. Logo após foi morar em Londres e voltou com um iMac G5 (iSight) na bagagem. Sempre que passa na frente de uma Apple Store é abduzido. Carioca, flamenguista e viciado em Coca-Cola Zero, tem um MacBook Pro Retina (meados de 2015), um iPhone 7 Plus, um iPad Pro de 9,7 polegadas (Wi-Fi), um Apple Watch Series 2 de alumínio (42mm), uma Apple TV (3ª geração) e um AirPort Time Capsule (5ª geração).

  • Marcos Paulo

    Quem deixaria o iCloud? KKKKKK

  • Rodrigo Nascimento

    Acho que o título da matéria deveria ser “APPLE PODERÁ LANÇAR APLICATIVO PARA FACILITAR A VIDA DE QUEM QUER MIGRAR PARA DO ANDROID” ou “APPLE PODERÁ LANÇAR APLICATIVO PARA FACILITAR A VIDA DE QUEM QUER MIGRAR PARA O iOS” pois o aplicativo é para sair do Android e ir para o iOS e não o contrário.

  • Alexandre

    Não é não. A questão é que não tem nenhuma lógica mesmo no título e na matéria, pois duvido muito que a Apple lance um aplicativo pra quem quer sair do iOS.

  • Heitor Castro 

    É só criar um app tão bugado quanto o iOS 9 e ninguém vai querer usar.

  • gsanchez

    Na verdade o aplicativo existe, mas foi por causa de pressão da União Europeia sobre a dificuldade de migrar do iPhone para concorrentes, especialmente o Android.

    Sinceramente, eu não conheço ninguém que possua um iPhone que sequer cogite mudar. Eu mesmo, se fosse mudar, não iria pra Android, voltaria pra Windows Phone.

  • Lucas Ribeiro

    Gente, o titulo está correto. Lógica tem sim, está escrito na matéria que a Apple está sendo pressionada pelas operadoras. Já existe um aplicativo no Android para quem quer migrar para o iOS que tbm foi citado.

  • Rodrigo Nascimento

    Desculpe, não me atentei ao texto. Você está certo.

  • Lucas

    Está difícil ter uma versão inicial do iOS que não pareça uma versão beta. iOS 5.0 fazia reinicializações indesejadas, travava, consumia RAM demais, entre outros. iOS 6.0 travava no meu iPod Touch, só foi melhorar com o 6.1. O 7.0, além de deixar lento tinha aquele problema de animações lentas, que afetava todos os dispositivos, só foi corrigido no 7.1. O 8.0 eu não preciso nem falar, acho que muitos já sabem os problemas que ele teve. E por fim o 9.0 com travamentos e bugs. E não falo só do iOS, o Android não deixa de ser assim também.

  • Wellington Alves

    Quando o usuário estivesse fazendo a migração, eles poderiam exibir uma mensagem do tipo: Efetuando downdate. Só pra zoar.

  • Juliano Santos

    Com o preço do iPhone, meu próximo celular vai ser android. Meu iPhone 5 tá abrindo o bico já…

  • hecnpo

    Prazer, eu cogito e vou mudar.

  • Android não! Deus me livre de uma encruzilhada dessa. Acho que compro um Nokiazinho usado lá no centro da cidade. heheheheh

  • LeeEdwards420

    eu quero o iHaze ashiuahsiuasa

  • JR

    To na mesma.. meu iPhone 5 tá horrível também.. só com desfibrilação 😛 começou a dar problema em tudo.. botão power, tela, conector lighthing (não o cabo, e incrível que outros 3 amigos com iPhone 5 tiveram este mesmo problema), bateria não dura mais nada, botão home.. se fosse arrumar tudo daria o preço de um novo.. e ai começa a pensar que comprar um 5C não vale a pena por estar pagando por um aparelho com hardware de 3 anos.. o iPhone 6 tá ~3.5k+ e o 6s ~4.5k+.. Detalhe fui em uma mystore eles pagavam 75 reais pelo meu iPhone 5 na troca de um novo hahaha tive que rir alto na loja.. Acabei comprando um Moto X numa promoção.. e vai ser assim até o país voltar a se mexer economicamente, o dólar baixar e alguém trazer um iPhone de fora pra mim 😛

  • Juliano Santos

    O meu está praticamente perfeito ainda! Tive que trocar a bateria só, pq inchou e estava empurrando a tela pra fora heheh. Mas eu mesmo troquei. Agora o switch do vibracall de vez enquando dá um mal contato. Fica ligando e desligando, quando está ligado. Desligado não faz. Acredito que não irei atualiza-lo para o iOS10 (se até lá ele estiver vivo ainda).

  • Marcos Paulo

    KKKKK

  • Rafael SS

    Pela quarta vez, tentei migrar para o outra plataforma… em vão. Voltando ao iOS após um mês de (mais) uma experiência, ao menos dessa vez, razoável no Android. O SO da Google melhorou bastante comparando com minhas outras experiências nele, mas simplesmente não deu…

  • Rafael SS

    Melhor repensar!! Acabei de me frustar… pela quarta vez, diga-se

  • Gustavo

    Me mudei apenas uma vez e não me arrependo. Nunca estive tão satisfeito com o meu iPhone quanto estou com meu MotoX Style. Sem falar que paguei a metade do preço do iPhone nele.

  • Rafael SS

    Que bom, cara. O motivo de eu ter tentado foi justamente ess: $$$$! Mas não deu . Nem tenho uma explicação técnica. Simplesmente o uso. Coisas que agradam aos que gostam do Android não me atraem.

  • Vinicius Errero

    iPhone 6S por 4,5k? Tava por 3k há alguns dias

  • hecnpo

    qual aparelho?

  • Rodolfo Oliveira

    Quero ver essa declaração quando o processinho chegar.

  • Fabio Conde

    Qual aparelho?

  • Rafael SS

    Moto X play. O ponto principal para mim era pegar um aparelho com o Android sem firulas (PURO). Fiquei na dúvida entre o play e o style. Optei pelo play justamente por considerar a não adaptação. Um aparelho mais barato seria mais fácil de repassar. Troquei o celular 4 vezes em 15 dias: troquei num moto x (recebi $400,00 de volta), troquei esse por um moto E (recebi $800,00 de volta, nessa já matei o valor do play, comprei ele por 1145,00 no cash, e fiquei com um moto e de saldo), por fim, troquei o moto E por um galaxy s4 mini zuado para deixar como segundo celular da minha esposa (recebi 250,00 de volta). A experiência só não foi ruim porque fiz, em tese, quase $700,00 de caixa.

  • hecnpo

    Aff quanta paciência… Eu to esperando o lançamento do S7 que será mês que vem e no final do ano troco meu iPhone 6 por ele.

  • Rafael SS

    Aí eu pergunto: para você, o problema não é o preço, é?

    Esse S7 vai sair no mesmo valor do 6s plus!

  • hecnpo

    O preço de lançamento é o mesmo, mas dps de 6 meses o preço de um Samsung (ou qq outro Android) já reduziu 1/3 enquanto que o iPhone permanece o mesmo preço pra sempre.

  • Rafael SS

    Mas isso (manutenção do preço do iphone) é uma vantagem. Passei meu 6 para minha esposa e vendi o 5s dela, que eu havia comprado por 2.100,00 dois anos atrás, por 1.500,00. Agora, vai vender um s4, para ver se pega 500,00.

  • hecnpo

    Não acho uma vantagem. Prefiro pagar 1,5k ou 2k em vez de 3k e não ter o trabalho de vender depois.

  • Rafael SS

    Trabalho pra vender? Iphone, é abrir a boca e tem 2, 3 interessados. Mal falei que estava vendendo, já estava vendido.

  • hecnpo

    Legal.

  • Junior Santos

    Daqui a pouco vão inventar que a Apple vai permitir migrar o conteúdo do iCloud para o Google ou Outlook.
    haha

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

O MacMagazine faz parte do grupo iMasters, mantido pelas seguintes empresas: