Aplicativo VLC está agora disponível no tvOS, sistema operacional da nova Apple TV

O app VLC é um velho conhecido tanto no OS X quanto no iOS. Trata-se de um reprodutor multimídia livre, de código aberto e multi-plataforma.

Era questão de tempo até ele ser lançado também para o tvOS, expandindo assim as possibilidades do conteúdo que pode ser visualizado em Apple TVs. Pois ele hoje chegou ao sistema operacional da nova set-top box da Maçã.

App VLC para tvOS

Com ele você pode reproduzir praticamente qualquer formato de arquivo, incluindo navegação por capítulos e suporte a múltiplas faixas de áudio/legendas. Ele também é capaz de reproduzir arquivos dos seguintes protocolos: UPnP (Universal Plug and Play, um conjunto de protocolos de rede de computadores), SMB (Server Message Block, do Windows), FTP (File Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Arquivos) e servidores Plex — tudo isso com a possibilidade de transferir automaticamente legendas e capas.

App VLC para tvOS

O VLC para Apple TV também conta com um recurso chamado Remote Playback, uma forma personalizada de visualizar mídias armazenadas em outros computadores usando um navegador web. Basta arrastar/soltar um ou mais arquivos no navegador para reproduzi-los na Apple TV — as cópias permanecerão disponíveis no cache local do dispositivo em questão.

Para as futuras versões os responsáveis querem integrar o VLC a serviços como Dropbox, OneDrive e Box (esse recurso está hoje em versão beta).

Vamos torcer para que mais e mais apps como este sejam lançados para o tvOS, deixando a Apple TV cada vez mais interessante. 🙂


Ícone - VLC

VLC [site oficial]

De VideoLAN

Grátis | 35,3 MB | requer o OS X 10.6 ou superior
Compatível com Macs


icon

VLC for Mobile

de VideoLAN

Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com Apple TV
Versão 2.7.8 (60.7 MB)
Requer o iOS 7.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

[via MacStories]

Se houver algum erro no post acima, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!

Sobre o Autor

Graduado em Comunicação Social pela ESPM-RJ, teve seu primeiro contato com um produto Apple (um iMac G5) em 2005, quando trabalhava em uma produtora de eventos. Logo após foi morar em Londres e voltou com um iMac G5 (iSight) na bagagem. Sempre que passa na frente de uma Apple Store é abduzido. Carioca, flamenguista e viciado em Coca-Cola Zero, tem um MacBook Pro Retina (meados de 2015), um iPhone 6s, um iPad Air 2 (Wi-Fi), um iPad mini (Wi-Fi), uma Apple TV (3ª geração) e um AirPort Time Capsule (5ª geração).

  • Ele faz a mesma coisa que o ”Air Video HD” /??

  • Igor Silva

    O Plex não lê arquivos rar. O que me parece que é uma desvantagem.

    O Infuse lê rar, faz legendas automáticas.

    E o VLC, lê rar?

    Qual será o melhor? VLC, Infuse ou rar?

  • Bruno Serrão

    Sim, só que este é o VLC.

  • Rodrigo Fogagnolo

    Ah agora sim *_* tava esperando o VLC faz tempo pra fazer streaming dos filmes que tenho no computador. Alguém aí quer uma TV?

  • Stefan Gimenes

    Esse aplicativo na nova Apple TV consegue ler arquivos do Time Capsulse?

  • Hernandes Simberg

    Legal, gastei 5 dolares no app de file explorer essa semana 🙁

  • Alisson Cesar da Silva

    Eu sei que se eu jogar pro iTunes os filmes que baixei consigo acessá-los pela Apple TV 3º geração no App “Computadores”. Porém não ha como inserir legendas .srt neste modo. Há algum app que faça isso? Eu uso o Beamer para enviar o video para a Apple Tv, mas queria acessá-los direto da Sala pela própria TV.

  • Gustavo

    Sou mais o Infuse. Uso a muitos anos e na nova Apple TV está incrível.

  • Christian Tavares

    Infuse, sem dúvidas.

  • Igor Silva

    Sim… A dúvida é se consegue ler arquivos mkv 5.1 1080p em tempo real. Vou testar.

  • Alberto Carvalho

    Use o Subler. É gratuito, fácil de usar e inclui no arquivo convertido MP4 (ou M4V) legendas SRT, trilhas de som, capítulos e metadados com dados do filme/série e capas!

  • Eric Calado

     TV 4ª geração ? tenho interesse sim, acabei de vender a minha de 3ª geração pra comprar a nova ?

  • Opa, conferindo isso hj a noite! Valeu a dica Brô!

  • O VLC é um player muito famoso e popular também, e tem um “preço” melhor do que o Infuse.
    Eu ainda acho que o Infuse faz mais e tem recursos melhores, mas é questão de tempo para surgir algo semelhante a um custo muito menor ou grátis, porque será mantido por “comunidades”… Vamos esperar para ver, as coisas estão andando!

  • O Plex é um cliente para o “Servidor Plex”, não tem sentido ler um “.rar” porque o servidor vai fazer o stream em protocolo “DLNA+UPnP” , eu imagino que seria um bom recurso para o Plex, a capacidade de ler o formato “.iso” de DVD, onde ele acessasse os menus de tudo mais que um player de DVD tenha… Eu tenho um antigo “Iomega SmartPlayer HD” que faz isso, e é um recurso muito útil para quem tem uma coleção de imagens de DVD´s até mesmo em rede em protocolo “SMB”. Mas quem sabe eles incluem esses dois recursos no futuro né? Vou torcer! Abs.

  • Rodrigo Fogagnolo

    Sim. Te mandei inbox no face

  • Rique Camargo

    Ou um menos complicado que o Subler mas que faça a mesma coisa que o Alberto disse acima, o iFlicks 2, uso a anos e recomendo 1000%

  • Concordo! O Subler é o melhor pra mim. Além de prático, é rápido.

  • Alexandre Santiago

    Eu tenho um apple tv mas uso ele bem pouco. Tenho um WDTV que conecto à um hd com várias mídias (videos, música, fotos, etc). Com o AppleTV novo e os softwares que agora existem eu consigo fazer a mesma coisa? Meus videos são mkv remux 1080p e 5.1, não tava afim de converter pra mp4 pra importar no iTunes. Se fosse possível com o novo AppleTV eu comprava e ficava só com 1 aparelho.
    Vocês tem alguma idéia a respeito?

  • Anderson Siqueira

    Amaldiçoo a Apple por não lançar mais atualizações para a ATV3

  • Bruno Sousa

    kkkkkkkk
    O que seria até mais fácil como colocar o Apple Music, ela não fez. Atitude estúpida e burra de perder uma base de usuários tão grande.

  • Subler é o melhor

  • Matheus

    Sim, é possível! Utilizo o Infuse e leio os arquivos mkv direto do meu HD de Rede.

  • Matheus

    Utilizo o Infuse também, principalmente pelo suporte a audio Dolby e DTS, o único problema que estou tendo é que minha TV (Smart Philips), só passa o audio 5.1 para o Home Theater no que roda direto dela (Netflix, por exemplo), se eu rodar o Netflix da AppleTV ela não rola… Alguém tem alguma ideia do porque? Teoricamente o áudio 5.1 deveria ir pelo HDMI e depois pelo Cabo Óptico para o HT, correto?

  • meu deus tu comprou tudo issso ?

  • Rique Camargo

    Não, usei o iflicks como disse acima… kkkk

  • Gabriel Moura

    A AT ta comectada ao home?

  • Emmano Frota

    Para adicionar legenda ao MP4 ou mkv eu utilizo o Subler (Mac). Muito bom mesmo, ainda adiciona capa do filme/série e todas as informações.

  • Bruno Sousa

    Deixa ver se eu entendi. Você conecta sua Apple TV na sua TV Philips através do cabo HDMI, depois conecta sua TV Philips no Home Theater através do cabo óptico (Toslink)?

    Minha primeira recomendação (a mais óbvia) seria configurar corretamente as portas através do sistema da Philips. Também tenho uma TV da Philips e precisei configurar as portas através do Menu (especificar qual aparelho estava conectado em qual porta), para que ele consiga fazer o “jogo de portas” corretamente. Até para fazê-la ligar e desligar a si mesmo e ao Home Theater somente através do controle da Apple TV.

    Minha segura recomendação é: para aproveitar mesmo o áudio Dolby e DTS o mais recomendado seria usar um cabo HDMI para conectar sua TV Philips à Apple TV. Sim, cabos ópticos possuem suporte à Dolby/DTS 5.1, mas o HDMI faz isso muito melhor.

    Além do mais, pode estar acontecendo algum problema de incompatibilidade da sua TV ou do HT com essa configuração. Posso te garantir o seguinte, minha configuração é Apple TV -> cabo hdmi -> TV Philips -> cabo hdmi -> Home Theater, e tudo funciona muito bem.

  • Franco

    Até na ATV 3 é possível, usando Beamer. Mas só tem versão dele pra Mac.

  • Instalei o VLC ontem na aTV, ele acha o Time Capsule, mas não estou conseguindo ver as pastas do TC. Já tentei logar usando aID e nada de aparecer as subpastas do TC.
    Em contrapartida, ele acha todas as pastas do MBP usando o login do meu usuário no sistema OSX.
    Alguém sabe qual usuário devo usar para logar no TC? Qual senha eu uso? Do disco? Do WIFI?

  • Fábio Silva

    Pessoal tenho uma Applet TV3. Recentemente compre uma Smart, transmito agora direto do Windows qualquer coisa pra TV. Neste caso qual a vantagem da Apple TV o que ela faz de extra?

  • Matheus

    Então… é isso mesmo. Tenho Apple TV > Cabo HDMI > TV Philips > Toslink > HT.
    Essa configuração, não entendi muito bem. Eu não consigo especificar qual aparelho está em qual porta. Na verdade, minha TV reconhece, quando vou no menu e coloco no HDMI 1 ele já aparece lá Apple TV, entende? Na saída Toslink eu não tenho nenhuma opção, mas, de qualquer forma, se uso o Netflix da TV o som fica 5.1. O meu palpite é que o som 5.1 não está indo da Apple TV para a TV, através do HDMI, não sei se tem cabos diferentes.
    Meu HT não tem entrada de áudio via HDMI, ele está ligado à TV pelo HDMI, mas somente consigo ver um DVD na TV, o áudio não volta. Vou até testar novamente.

  • Matheus

    Não Gabriel. A AT4 não tem mais saída de áudio óptica. 🙁
    Então está ligado assim AT4 > [HDMI] > TV > [Óptico] >HT

  • A nova Apple TV não tem saída optica porque a tecnologia ARC ja faz isso …. Aqui eu tenho a Apple TV ligado na TV e o home na TV…o cabo HDMI 1.4 traz o som de volta pro home integralmente… Em até 7.1

  • Gabriel Moura

    Entao, tenta conectar o hdmi direto no home!

  • Bruno Sousa

    A questão da configuração: é que na minha TV Philips ela quer que você diga exatamente qual aparelho você está conectando em qual porta. Para isso ela dá uma lista de aparelhos possíveis. Claro que não tem a Apple TV lá, então eu coloco o mais próximo: computador.

    Mas enfim, minha TV é um pouco antiga, então se a tua configura automaticamente então não tem porque você se preocupar com isso.

    Cara então infelizmente não sei como te ajudar. Agora entendo porque você tá confuso. Realmente não dá pra entender porque não funciona direito o áudio 5.1 com a Apple TV.

  • Bruno Sousa

    Gustavo, você por acaso é o GusRocket do fórum do Infuse (FireCore)?

  • Gustavo

    Sim, eu mesmo! 🙂

  • Cláudio Albuquerque

    Galera boa tarde alguém sabe se vai ser atualizado o vlc para o ATV3ª?

  • Kildren Rodrigues

    olá boa noite!! alguém pode me ajudar a conectar o VLC da apple tv 4, nos arquivos de meu time capsule? seria possível isso? agradeço desde já…

  • Wilson Faustino

    Estou tentando aqui e não estou conseguindo conectar o VLC da aTV4 nem ao Time Capsule e nem ao VLC do iPhone.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

O MacMagazine faz parte do grupo iMasters, mantido pelas seguintes empresas: