Imagem no site canadense da Apple indica que o novo recurso “Night Shift” terá um atalho na Central de Controle

Há dez dias, quando a Apple liberou a primeira versão beta do iOS 9.3, noticiamos que ele virá com tantas novidades que ela até colocou no ar também uma página especial no seu site falando sobre o que mudará para usuários.

Eis que, de ontem para hoje, um usuário no reddit descobriu que a mesma página no site canadense da Apple não só é um pouco diferente, como traz uma imagem de destaque mostrando um detalhe até então desconhecido:

Night Shift na Central de Controle do iOS 9.3

Como dá para ver claramente, o novo recurso Night Shift (algo como “Modo Noturno”) terá um atalho na Central de Controle (Control Center) do iOS 9.3. Isto não só é ótimo para quem for de fato utilizar a novidade, como marcará o primeiro novo item a ser adicionado à Central desde que ela foi criada.

O fato é que, na compilação do iOS 9.3 que está atualmente nas mãos de desenvolvedores e de membros do Apple Beta Software Program, esse atalho ainda não está presente. Outra coisa que não havíamos comentado é que o Night Shift só será compatível com dispositivos cujos processadores sejam de 64 bits, ou seja, do A7 (iPhone 5s, iPad Air e iPad mini 2) para frente.

Agora fica a torcida para que, no iOS 10, a Apple permita que usuários personalizem toda a Central de Controle da forma que quiserem. Isto seria sensacional…

[via MacRumors]

  • Adriano Santos

    E o atalho para liga e desliga o 3G nada.

  • Leonardo Negrisoli

    E um atalho para desligar/ligar os dados 3G/4G nada né? ¬¬
    Ta na hora da  deixar a gente customizar isso, apesar que customização não é algo que entra muito no vocabulário dela.

  • Leonardo Negrisoli

    hahaha… comentamos a mesma coisa tipo juntos kkkk

  • Rodrigo Vieira

    Não vejo muito sentido nisso. Acho que pra alguns aqui no Brasil até faria, por questões de consumo de dados, mas nos EUA não tem lógica. Há MUITO tempo eu não vou nessa opção de ligar/desligar 4G.

    Seria também sem lógica a Apple oferecer uma opção rápida pra desligar a conectividade do aparelho, já que hoje qualquer device sem internet é quase um peso de papel.

  • Raul Dinegri

    Estou inconformado com essa opção não funcionar na primeira geração de iPad mini e iPhone 5

  • Adriano Santos

    Para nós mesmo Rodrigo. Eu não desligo meu 3G há um tempo também, mas muito porque não tem um atalho e fico com uma preguiça do cão, kkkk. Eu aumentei meu plano para 5Gb compartilhado com minha mulher. Antes eu usava cerca de 1,5Gb mês, agora com 2,5Gb na média, nem preciso me preocupar. Entretanto me sinto exceção. A grande maioria das pessoas tem planos de dados bem baixos.

    E na realidade, acredito que não só o 3G/4G como outras funções poderiam aparecer na cortina de atalhos. Enfim.

  • Adriano Santos

    Verdade, kkk

  • Wesley Augusto

    É impressão minha ou a ilustração desse iPad está com 3D touch?

  • Marcos Paulo

    Pois é.. basicamente esta função reduz a luz azul.. isso da pra fazer de boa via software…

  • Leonardo Negrisoli

    Vc tem um ponto importante… Mas eu passo por um negócio chato na casa de um amigo onde eu tenho que sempre desligar o 3G/4G quando chego na casa dele, se não não pega o WiFi direito em alguns lugares da casa, por conta do sinal do roteador.
    Eu acho que não custa disponibilizar para o usuário a possibilidade dele escolher o que ele quer na central.
    Desligar a conectividade 3G/4G não significa ficar sem internet, pois a ideia é usar o WiFi… Existem sempre milhares de combinações de usabilidade pra essas coisas, cada um com sua necessiade
    O ícone do “Do not disturb” eu nunca uso.. pra mim, ele ocupa o lugar de outro atalho muito mais útil no meu jeito de usar.

  • O Night Shift foi traduzido aqui para “Redução de Luz Azul”, ou algo do tipo.

  • Adriano Santos

    Paciência. Tenho tb o iPad Mini primeira geração e não gostaria de trocar nem tão cedo. O aparelho me atende tranquilo meu.

  • Adriano Santos

    Pode crer. Para a realidade americana e de diversos países, desligar o plano de dados é besteira. Meu o 4G em Nova York funcionar até dentro de bueiro, kkkkk e lá não são tão caros os serviços.

  • Victor Milani

    Eu senti falta de um atalho para o “Low Power Mode” aí!

  • Aguardando desde 2007 um botão do atalho do 3G

  • Ariel Marques

    Boa!
    O meu atalho pra fazer isso com mais facilidade é via Siri.

  • Gente mas eh obvio q a Apple nunca vai disponibilizar personalizacao de atalhos.
    Primeiro q nos estados unidos no minimo ninguem se preocupa com rede de dados – ok mas nos outros paises seria bacana… Esqce! Isso nao eh a cara da apple! Nem no osx vc consegue personalizar o sistema, vcs acham q a apple vai deixar fazer isso em ios? Eita mentalidade de windows e android de ficar achando q tem q Ficar personalizando tudo. Ah mas agora tem o atalho do tal do night shift.. Logico! Eh uma funcao nova! Esqce q ela vai fazer atalho pra funcao q ja ta la desde sempre! Acho mais facil a mentalidade da apple ser: “a internet de todos os lugares do mundo q tem q ser decente e nao meus aparelhos terem uma funcao pra colocar no modo 2G/3G tartaruga sendo q ja estamos começando a pensar em 5G”. Evolua mundo! E outra, quem compra iPhone e usa internet pre paga me desculpa mas vc ta sim ostentando mais do q pode bancar… Coloque uma internet decente no seu plano e pare de se preocupar com rede de dados!! E tem outra: “ah, mas qdo eu desligo a rede de dados meu sinal melhora!” Oi? Serio mesmo? Entao troque logo de operadora pq isso nao eh um problema q a apple vai se preocupar, pode ter certeza..
    E outra coisa, se desse pra personalizar atalhos como vcs tanto querem, me digam: q outros atalhos vcs queriam q tivessem? Pois eh, mais nenhum! Entao como nao tem tantas opcoes, esqcam q ela vai fazer uma funcao de opcao de atalho se nem existem tantas opcoes de escolha… Mas o povo insiste em achar q a apple vai se preocupar com rede de dados ruim de outros paises neh… Entao ta! Eu continuo dando risada qdo vejo esses comentarios..

  • Rodrigo Vieira

    É que infelizmente a Apple é focada no mercado dos países desenvolvidos. Mas acho realmente que o patamar aqui está mudando. Hoje eu pago 99 reais/mês pra 6gb de internet, 400min + Tim/Tim grátis. E aqui no RJ a TIM tem a melhor cobertura 4G disparado! Antigamente eu via necessidade em poupar internet móvel.. hoje não mais, e acho que a tendência é essa.

  • Blablabla dsclp mas você não disse nada de interessante, se você acha barato pagar R$ 80 por mês por poucos dados que ainda cortam à sua internet parabéns pois eu moro no BRASIL assim como muitos aqui. para de pensar somente nos EUA, existe lugares piores que o BRASIL. não importa se você tem 5G, nos que temos que escolher se queremos ou não manter ativado.

  • 199X KID

    ARRASOU

  • Rodrigo Vieira

    Eu pago 99 reais por 6gb + 400min + ligações tim/tim ilimitada. Melhor cobertura 4g no RJ, com picos de até 60Mbps. A tendência é baratear.. Não acho que personalização seja algo bom, pois despadroniza o sistema, fazendo você ter usabilidades diferentes em diferentes iPhones (fato comum no Android).

  • Parabéns, tenho TIM não dou um centavo, não sou louco de pagar R$ 1,200 por ano por uma operadora que às vezes não tem sinal ou fica preso no 3G.

    Prefiro não gastar e poupar meu 3G simples do que por dinheiro no lixo só para ter um 3G que vai usar às vezes em um celular.

  • Sergio

    Seria ótimo poder personalizar a Central de Controle, como disse o Rafael, assim cada um coloca o que achar mais útil… Eu usaria muito ligar/desligar dados, pois conecta melhor e economiza bateria quando tem wifi disponível.
    Meu plano é básico apenas pra usar na rua mesmo… já peço pra Siri Ativar/Desativar Dados quando estou saindo do wifi, mas sem wifi nada de Siri, aí quando preciso ter que acessar Ajustes > Celular > Ativar Dados é bem chato…
    Ou permitem essa personalização ou a Siri ativa sem wifi pra todos os modelos (parece que no iPhone 6s já permite)…

  • paulobr

    Verdade!

    Falha do estagiário! 😛

  • robson124

    impressão sua, a tela sempre escurece quando se chama a central.

  • Ewertton Oliveira

    Acho que o iOS 10 virá com grandes mudanças de interface, ou ao menos significativas… Assim como foi o iOS 4 e o iOS 7, pela contagem de versões a 10º parece ser a próxima a trazer tais mudanças.

  • Luiz Fernando

    Se vc tem TIM e não dá um centavo, então ta fazendo o quê com o chip então? Troca ora. O Rodrigo deve ter perfil pra ser um usuário pós, o plano que ele citou na minha opinião é ótimo e barato e a cobertura da Tim na cidade dele é ótima tbm. Tente encontrar algo melhor pra vc então

  • Molinaro

    Pq e tão difícil para a Apple nos dar a liberdade de escolher o que queremos na central de controle? Não só na central,mas em outros locais como na barra lateral de multitarefas, cada vez mais aplicatifos compatíveis, fica cheia e chato de encontrar qual precisamos.

  • O que eu estou fazendo com o CHIP? whatsapp? ligações? Plano barato? Brasil não esta na crise então, porque pagar 1,200 por ano para uma internet de celular e mais $ internet da sua casa deve ser super barato. pagar quase 3mil por ano né , tirando seguro do carro IPVA. nem vou citar o resto… Barato é pra quem pode.

  • Luiz Fernando

    Mas aí vai depender da necessidade de cada um, do perfil do usuário como eu disse, algumas vezes sai mais vantajoso ter um plano do que viver com um pré, no seu caso o pré deve ser a melhor escolha

  • Willian Max

    Colocaram um atalho via 3D Touch no ícone do app Ajustes no iPhone 6s.

  • Anderson Maciel

    hahaha só 64bits? Olha aí a Apple dando pistas de que o iOS 10 ceifará todos os 32bits da linha da maçã.

  • Elton Fabricio

    Eu também passo por isso e sempre ativo/desativo o modo avião pela central de controle. Esta mesma ação não supriria sua necessidade?

  • Leonardo Negrisoli

    O modo avião ajuda na conexão WiFi por inativar os dados 3G/4G, mas se eu fizer isso fico impossibilitado de receber ligações né?
    Nesse caso, eu acabo nem usando o WiFi dele e deixo no meu plano de dados mesmo…
    Contratei e é pra gastar, né? haha

  • Leonardo Caldas

    Não lhe parece lógico que em um menu onde já há modo avião, Wi-Fi e Bluetooth haja também dados de celular?

    E quanto à possibilidade de costumização, me parece que seria sim muito bem vinda. Imagine que, arbitrária como a Apple sempre é, na próxima versão do iOS eles resolvessem tirar uma opção dali que você considera muito útil? Será que você não iria querer ter a possibilidade de alterar do jeito que lhe parecesse melhor?

  • Deon

    Tem mais alguém frustrado com um iPad 2 no iOS 9 :// peso de papel. Saudades iOS 6

  • Leonardo Negrisoli

    Entendo o que você quer dizer, mas não concordo.

    Cada um possui uma necessidade e as pessoas podem querer adicionar sim atalhos mais úteis do que o “Modo não perturbe”, como por exemplo o “Low Power Mode”. Agora a sua frase “Eita mentalidade de windows e android de ficar achando q tem q Ficar personalizando tudo…” foi a mais engraçada do comentário. O celular é seu, vc deveria poder escolher as melhores funcionalidades para ele e não ficar simplesmente aceitando o que a marca impõe. Se fosse assim, você deveria ter ficando no iOS 1.0, já que a não era possível customizar absolutamente nada, ou então ter ficado no iOS onde nem era possível colocar o papel de parede na Home Screen. Personalizar o sistema com atalhos não o descaracteriza, cara. Não viaja.
    E se vc considera personalizar tudo uma mania de android e windows, ok… O que é bom de uma plataforma, tem que ficar disponível na outra, com moderação obviamente.

    Outra coisa, você é uma empresa global, é obvio que vc deve SIM se preocupar com lugares onde o 2G/3G prevalece ou vc não terá mercado. Haja visto o retorno da habilitação apenas no 2G no iOS (alguma coisa que me esqueci).

    E os outros atalhos que você mencionou, vou listar alguns que seriam interessantes no MEU ponto de vista
    – 3G/4G
    – Low Power Mode
    – Personal hotsport
    – Data Roaming

    Enfim… Cada um tem uma necessidade diferente né? Sou super a favor da personalização nesses casos 🙂

  • paulobr

    Não é pelo escurecimento da tela, mas sim pelo menu contextual.
    Que é característica do 3D touch.

    Sem 3D touch, não tem como você chamar esse menu com aquelas 2 opções. Apenas ligar e desligar o atalho.

  • Só serve como agenda e para navegação básica na internet, infelizmente ja aposentei o meu aqui em casa para um porta retrato digital…

  • Leonardo F. M.

    Alguém pode tirar uma dúvida?
    Ee notei que em algumas imagens mostra o aplicativo Saúde com um resumo do app Atividade usado pelo Apple Watch!
    Eu tenho um Apple Watch e não sei onde eu fico para aparecer. Alguém Sabe?

  • Rafael Gil

    Eu coloquei um atalho no AirLaunch, mas seria muito melhor um na central de controle.

  • Ariel Marques

    Carai! Eu não conhecia esse Widget!
    Obrigado velho

  • aqui no Paraguay repito suas palavras.

  • Rafael Gil

    Por nada! Esse widget é bem legal mesmo!

  • Luiz Rodrigo

    Estou usando o “modo noturno” no automático, nascer ao pôr do sol. Estou gostando muito. Realmente relaxa a vista e não compromete a qualidade das imagens.

  • Elton Fabricio

    Bom, neste caso você pode pedir pra Siri desativar o 3G. Já tentou isso?
    Outra opção é instalar o app Launcher… Ele possibilita criar atalhos personalizados na central de notificações e no último update saiu o atalho pro 3G.

  • cesar 1989

    quem sabe no ios 10 vem com isso…pq ta cada vez mais raro novidades dai poe isso

  • Giancarlo Silva

    É incrível a rede móvel por lá. Não me lembro de ter pegado Edge ou 3G em nenhum lugar de Nova Iorque ou Nova Jersey. Só pegava LTE, mesmo dentro das lojas e até no 3º subsolo do metrô. Fiquei de cara!

    Pra quem recebe na moeda local, de longe é caro.

    Por exemplo: Fazendo um comparativo, comprei um chip pré-pago na AT&T por 60 dólares que tinha: ligação ilimitada para mesma operadora, 4 GB de internet, e por mais 5 dólares podia ter minutos para ligação internacional.
    Aplicando a taxa de 8,875% de imposto, dá um total de $ 70,75, aproximadamente.

    Agora me diz: Aqui no Brasil, você consegue contratar um plano por R$ 70,75 com tudo isso? E outra, pegando 4G em todos qualquer lugar?

    Somente, em alguns países de primeiro mundo que o cliente se sente digno pra desfrutar de serviços com excelência, mesmo.

    Dá desgosto, voltar pro Brasil por conta de algumas, muitas, coisas. :/

  • Rodrigo Vieira

    Se for pensar por este lado, infelizmente não podemos consumir nenhum tipo de serviço aqui no Brasil, pois sempre haverá uma opção melhor e mais barata em outro país. Não iremos andar de ônibus, andar de carro, comer na rua, etc.. Eu prefiro pagar os R$ 100,00 e nunca esquentar a cabeça quando o assunto for internet (e nem perturbar garçon pedindo senha do Wifi).

  • Flavio Senna Neto

    Só uma correção sobre “a proteção extra do app Notes”: a proteção não é no app em si, é em alguma nota específica, diferente daquela que alguns third-party apps já usam e que pede a senha ou TouchID assim que o app abre.

  • Leonardo Negrisoli

    Obrigado pela correção 🙂

  • Leonardo Negrisoli

    Boa Elton, pedir pra Siri é algo que eu geralmente esqueço de fazer. Atualmente uso o Launcher e ele quebra um bom galho.

  • Guilherme

    Oi, quando entra atualizacao pro público GERAL?

  • claro que podemos, é so saber consumir, se você realmente acha barato pagar esse valor por uma operadora que corta a sua internet, ainda você paga mais internet de casa, se calcular você gasta 3mil por ano só com internet. dúvido muito que você não tem internet em casa. isso se você ainda tem Spofity,Netflix,Videogame etc.. às vezes é bom pegar uma calculadora 😉

    às vezes tem que saber poupar ou você está nadando no dinheiro né.

    tenho contas para pagar, não vivo nesse mundinho, por isso que eu cresço na vida porque eu sei poupar meu dinheiro. quando eu preciso eu tenho na hora. à vida não gira em torno de luxo. só se você ganha muito bem, porque de resto tudo no BRASIL é caro, imagina então você colocar praticamente 5mil por ano em serviços em 2 anos são 10mil só para você ficar grudado na internet?

  • não te conheço, não me importo com seu dinheiro, só acho que você tem que largar um pouco esse lado do vicio, porque pagar 99 reais por um 4G e não se importar com isso, sendo que você tem outras contas, ou você é muito rico ou você faz isso para se achar superior ou se sentir que está na melhor que os outros.

    eu tenho tudo de bom aqui, moro no centro, tenho tudo da apple, tudo que tu imagina tenho de bom mas nem por isso pago 99 por mês e saio comprando qual quer coisa que apareça na minha frente, tenho amigos, familia, não me importo pegar onibus ou pedir uma senha do WI-FI, eu não sou melhor que ninguém, eu não preciso de uma super internet 24hrs no meu celular, eu preciso apenas quando for preciso, isso me faz ate bem porque eu sei poupar meus dados quando for preciso, prefiro viver ao mundo do que viver preso na internet e colocar meu dinheiro do meu trabalho fora.

    ÀS VEZES SER IGUAIS ÀS PESSOAS TE FAZ BEM, IMAGINA VOCÊ TEM UM CELULAR DE 100 REAIS E TEU AMIGO DE 3MIL? você acaba nem sendo o mesmo, imagina você com internet super rapido e a pessoa do teu lado internet lerdo? imagina você com um console da última geração e outra pessoa com console de 15 anos atrás? ok temos que evoluir sim, mas temos que saber que nem tudo que é avançado te torna o melhor.

    como eu disse você quer ter internet rapido só para ter, dúvido que você fica 24hrs com seu celular e assiste filmes etc.. eu uso às vezes, tenho que trabalhar, e sei muitas pessoas iguais eu. não consigo me sentir superior a isso. gosto de ser simples e normal.

  • Fábio Vieira

    Liberdade de escolhas na central de notificações daria brechas para creres e hackers…

  • ABM1980

    Ah, por isso que eu amo o jailbreak!

  • João Ricardo

    Só uma dúvida… Alguém está usando a Beta no 5C? Até agora não apareceu nada de night shift no meu.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

O MacMagazine faz parte do grupo iMasters, mantido pelas seguintes empresas: