Adivinhe qual smartphone o chefão do Windows Phone utiliza fora da Microsoft! [atualizado]

Isso já aconteceu dezenas de vezes com artistas/atletas patrocinados pela Samsung — que não necessariamente utilizam o aparelho da sul-coreana no dia-a-dia. Mas com um executivo desse nível da Microsoft, acho que é a primeira vez.

Joe Belfiore, chefão do Windows (para smartphones, tablets e PCs), tweetou o seguinte:

Ei, estranhos! Hoje em Kyoto nós tropeçamos em um santuário de cabelo!
Paguei meus respeitos, pensando em todos vocês!

A mensagem em si não tem nada demais. Porém, alguns clientes como o Tweetbot mostram o app/aparelho utilizado pela pessoa.

Tweet - Joe Belfiore

E a internet não perdoa…

Twitter para iPhone, hein!?

Obviamente, depois do tweet, muitos seguidores de Belfiore o questionaram sobre isso.

Vlad Savov (editor do The Verge) “comprou a briga”, dizendo que seria estranho se Belfiore não estivesse usando um iPhone, afinal o executivo está tirando um ano sabático e se utilizasse um aparelho com Windows Phone durante o período, seria como se ainda estivesse trabalhando.

Ok, Savov. Você tentou. 😝 Eu só queria ver o que aconteceria se Steve Ballmer ainda fosse o CEO da Microsoft. Afinal, como sabemos, ele não engolia bem a ideia de um empregado usar o telefone da concorrência.

Mas é isso aí. A própria Microsoft deixa claro o quanto gosta/investe no iPhone ao levar para a plataforma iOS a Cortana (sua assistente virtual) e o teclado virtual do Windows Phone.

Se empregados da Microsoft já utilizavam o iPhone antes dessa investida da empresa, imagine agora… 😜

Atualização · 29/01/2016 às 15:43

O próprio Belfiore resolveu acabar com a polêmica ao comentar no post do The Verge. Eis a nossa tradução livre:

Joe aqui — eu queria comentar pois acho que é útil para quem trabalha com tecnologia… ou aspira trabalhar em tecnologia… a pensar sobre os trade-offs [trocas] envolvidos no que de alguma forma aparece como uma decisão “dramática”! Eu suspeito que a maioria significativa de vocês ficará do meu lado nessa questão…

Meu trabalho nos últimos anos tem sido: 1. fazer a curadoria da experiência do Windows em PCs (incluindo tablets); e 2. fazer a curadoria da experiência do Windows Phones. Em ambas, é muito importante para mim entender produtos como iPhones e Androids, que são muito utilizados por usuários de PCs ao redor do mundo e que representam a competição para o Windows Phone. Os consumidores e usuários corporativos esperam que os seus PCs e telefones trabalhem sem problemas — então, para satisfazer os nossos clientes, temos que considerar os dispositivos os quais eles utilizam, bem como os dispositivos que nós gostaríamos que eles utilizassem.

Nesses nove meses de ausência, eu tenho uma oportunidade enorme e inusitada de conhecer esses produtos profundamente. Para entender as vantagens e as desvantagens de um ecossistema completo, como o Windows, o Android e o iOS, você tem que viver nele. Você tem que sentir os seus pontos fortes e fracos, ser decepcionado, ter prazer. E você não pode fazer isso apenas “brincando” com um dispositivo por alguns dias. Você tem que aprender a interface do usuário, fazer upload das suas fotos, usar aplicativos e ferramentas multiplataformas… tudo isso.

Quando estamos desenvolvendo uma versão do Windows, nós temos que usá-lo o tempo todo, em todos os dispositivos, a fim de encontrar os erros, fazer iterações de design. Não há realmente nenhuma escolha ou então não conseguiremos construir o Windows tão bem como deveríamos. Existem muitas pessoas talentosas de licença que fazem isso todos os dias, o que me dá a possibilidade de passar a me aprofundar em outros dispositivos, usando o Windows de forma muito parecida como você, Insider, fazer, sem o pleno conhecimento do que está acontecendo “por trás da cortina”.

Além disso, há muito trabalho acontecendo na Microsoft para integrar PCs com Windows ao iOS e a dispositivos Android — como levar a Cortana para esses telefones para que o seu assistente inteligente possa ajudá-lo onde quer que você esteja. Quero experimentar e compreender todo esse trabalho profundamente, também.

Então… eu acho que Vlad tem razão quando diz que “é OK”. (Obrigado, Vlad.) Mas eu iria mais longe e digo que seria loucura não fazer isso! Na verdade, quando eu postei no Facebook que eu estava tirando uma licença, eu falei explicitamente que faria isso… e (o terror dos terrores) eu segui o plano, investindo muito tempo usando Google Maps, Spotify, Periscope, um MacBook, um telefone Nexus, etc. E… na Microsoft de hoje, esta atitude prática com foco no cliente é bem celebrada e apoiada. (e… aliás… eu amo o meu Surface Book!)

Isso é tudo. Vou voltar a dedicar tempo à minha família, bem, pensar sobre o (obviamente-ainda-motivo-de-chacota) que eu poderia fazer agora com o meu cabelo…

É claro que ele tem razão. Mas vamos analisar algumas coisas por um minuto. Alguém aqui acha que os executivos da Apple não testam/usam aparelhos e sistemas da concorrência para ver e conhecer o terreno do vizinho? Alguém acha que o Google não faz a mesma coisa? É claro que sim!

Isso é algo muito normal quando estamos abordando desenvolvimento, criação, etc. Na Microsoft não seria diferente, ainda mais agora, sob o comando de Satya Nadella (estamos diante de uma Microsoft muito mais focada em serviços do que em hardware em si, ainda que a empresa esteja lançando vários produtos interessantes).

O “problema” (se é que podemos falar assim) é quando isso se torna público. Você não vê o Craig Federighi twittando por aí de um Android. E nunca verá. Isso não quer dizer que ele não teste exaustivamente aparelhos Galaxy ou Nexus para ver seus defeitos/qualidades.

Rebatendo alguns comentários aqui, sim, eu acho esquisito um executivo da Nike usar um tênis da Adidas; um da Fiat ter um carro da Renault; ou um da Coca-cola ter a geladeira de casa cheia de Pepsi. Simplesmente não condiz com o que ele faz (ao menos não quando estamos falando de executivos com cargos importantes, com visibilidade “pública”).

De novo: do ponto de vista técnico, isso faz todo sentido. Mas não precisa ser “escancarado”.

  • Robson

    Que besteira… =P

  • Bruno Arphenia

    Apesar de concordar com algumas colocações da matéria, omitiram o fato dele ter dado a explicação para isso, além dele estar de férias da divisão de Windows Phone durante o ano que ficou fora ele achou convincente experimentar outros aparelhos para pensar um pouco fora da caixinha, inclusive também utilizou Android. Ele quer saber o que existe fora das muralhas do windows pra celulares em detalhes, com o uso de longa duração. Acho q a nova postura da Microsoft na verdade é bem vista para o futuro, o que é bem diferente da Apple que continua bem fechada e o que pode ser uma vantagem hoje não ver o que concorrência está fazendo pode ser um ponto a menos depois

  • Bruno Castro

    Isso é bem comum entre os funcionários de empresas de tecnologia. Em mesmo sei de gente dentro da Microsoft que é obrigada a usar WP durante o trabalho mas usa o iPhone fora dele. E não só na Microsoft, até no Google isso acontece. Sem falar dos vários Macs usados internamente pela Microsoft. Então não é estranho usar aparelhos da “concorrência”, é bom até para saber o que deve ser feito para melhorar o próprio serviço.

  • Sergio

    Com certeza a equipe da Mico-soft e de outras companhias usam aparelhos e softwares da concorrência… conhecer o inimigo é o básico… dentro da empresa, certo? o engraçado é o camarada usar fora da empresa, nas férias….

  • Bruno Castro

    Mas o que torna o fato curioso é que ele está de férias, e geralmente as pessoas usam seus telefones pessoais durante as mesmas. Mas acho que ele está mais que certo, não só por estudar a concorrência, que é essencial para a futuro do WP, mas por não se limitar pela empresa onde trabalha, por mais que o mais comum seja usar os produtos da empresa que você serve, isso não significa que ele tem que usar um como seu pessoal. Seria até ridículo usar um iPhone para todas as funções e usar um WP do para postar fotos no Twitter e não pegar mal na mídia 😛

  • Não é bem assim. Antes de sair de férias, ele falou que ia testar iPhone, nexus, etc.
    Antes de falem algo, tenho um s6 e um IPhone 5S.
    Recebendo pedradas em 3, 2, 1…

  • Bruno Arphenia

    Ele na verdade está afastado da divisão por 2 anos para ficar com a família, mas ainda é o responsável pela divisão, e esse foi o momento perfeito para usar a experiência da concorrência por longos períodos, que não sejam só dentro do escritório em algumas ocasiões, faz todo sentido. Quando ele retornar vai ter a experiência de ter usado as plataformas concorrentes para sugerir uma experiência melhor para o sistema que ele desenvolve. Mas tbm concordo, que os empregados usem o que agradam mais, na verdade eu só estou reproduzindo aqui o texto q ele mesmo divulgou ao falar do episodio. E não acho q ele está errado em nenhuma das duas formas

  • Bruno Sousa

    Normal. Estranho seria ele usar o Windows Phone.

  • Oops! They did it again…

  • Juliano Santos

    Não vejo nada de errado ou cômico. Se eu tivesse um cargo importante como esse com certeza usaria os aparelhos da concorrência para avaliar e comparar. Natural.

  • Rodrigo Brandão Ferreira

    A única coisa ruim disso tudo é que 2 anos é muito tempo pro mercado de tecnologia, até ele retornar dessas longas férias toda e qualquer análise que ele possa ter feito vão estar bem ultrapassadas… A não ser que ele esteja de “férias” (aka missão secreta pra pesquisar concorrência sem dar na cara). rs

  • Wesley Augusto

    Até um dos chefões da Microsoft troca o celular e o Rafael Fischmann não deixa o iPhone para usa um android.. kkkkkk

  • Bruno Arphenia

    Verdade, pode ser que ele esteja pelo menos enviando relatórios de feedback enquanto está fora, enfim não saberemos. Mas a Microsoft sempre se pronuncia com um plano muito especifico para o Windows 10 Mobile como eles chamam agora, que é ter a experiência windows e com continuidade no celular, e enquanto eles constroem essa experiência definida ele pode estar pesquisando o que eles tem q nós não temos, fora os Apps kkkk

  • paulobr

    A maior prova que a MS adora o iOS é que ela licenciou várias partes do iOS para colocar no seu Windows Phone!

  • paulobr

    Para certos cargos, em algumas montadoras, é exatamente assim!

  • Lucas Felipe da Cunha

    Vocês poderiam pelo menos citar o motivo que eles está usando o iPhone né? Ele não esta fazendo isso porque odeia usar celulares com Windows Phone e adora o iPhone. Como ele mesmo explicou, ele está fazendo isso para estudar como que é utilizar um concorrente do produto que ele chefia o desenvolvimento no dia a dia. Já que pegar um celular e usar por 1-2 dias não diz nada em relação a como um sistema realmente funciona no seu dia a dia. Você precisa utilizá-lo durante um longo período de tempo utilizando todos os recursos que o mesmo permite.

  • Marcio Vianna

    Está explicado porque o Windows anda a passos de tartaruga…

  • Bruno Arphenia

    E outra eu já fui considerado um Apple Fanboy, e eu ainda tenho iMac, 2 Macbooks Pro, Apple TV, iPad, e já tive varias sequencias de gerações do iPhone parando pela 5.

    Quando mudei pro WP como um protesto contra os preços dos produtos da Apple, e na época o Android ainda era um espelho do iOS desorganizado, então resolvi apostar no sistema da Microsoft que era apenas uma promessa, porém tinha uma premissa mais organizada tbm como a Apple.

    E hoje por mais que faltem serviços de terceiros e que principalmente sobrem desdém da maioria deles a plataforma, eu sou completamente satisfeito em usar o Windows 10 Mobile atual versão do sistema, eu estive no sistema da Apple quando ele passava pela maior parte das transformações que hoje o tornam o melhor e mais estável sistema entre a concorrência.

    Eu acho divertido construir a plataforma, ainda mais com essa nova fase aberta da Microsoft que ouve os feedbacks, e posso garantir que muito se evoluiu desde o momento que eu entrei na plataforma. Tenho alguns recursos que eu n tinha no iOS e ainda não tem, bobagens claro, mas fazem parte da minha experiência do sistema e claro todos tem suas particularidades, e eu me apeguei muito aos do WP. As vezes até penso em abandonar por que ainda tem que comer muito feijão com arroz pra chegar perto da concorrência em relação a Apps que tornariam competitiva.

    Porém vejo um perfil que hoje o Windows Phone não atende seria os jovens as redes sociais estão aqui, mas elas não estão constantemente atualizadas, e nem muito menos são oficias na maioria delas. Porém para um perfil mais empresarial eu afirmo o Windows Phone serviria muito bem desde o 8.1 e agora com a versão 10 só melhorou a integração com PC que é amplamente utilizado nas estações de trabalho.

  • desde de 2007 e só agora que ele vai testar? deve ter tido uma grande evolução do iOS 7 para iOS 9 né o.O

  • Lucas Felipe da Cunha

    Não amigo, Microsoft passou a tomar conta do desenvolvimento dos Lumias apenas ano passado (após a compra da Nokia ser finalizada). Em 2007 nem existia a divisão da Microsoft relacionada ao Windows Phone (ele foi lançado apenas em 2010), pesquisa um pouco antes de falar. Além do que a Microsoft está investindo pesado no desenvolvimento do Windows 10, este é o momento perfeito para entender o que seus concorrentes fazem (sendo ele Android, Apple, etc)

  • Gaius Baltar

    Não gostar de iPhone e gostar de Macs (ou vice-versa) não é absurdo.

  • então que dizer desde 2007 ele continuou usando tijolo? e desde iOS 7 para iOS 9 ele nunca testou um iPhone?

    então que dizer que os filhos dele, esposa, tia, primo,prima, tio,ex, pai,mãe nenhum usa iPhone / iPad / iPod. nem com 393939 de dinheiro ele nunca comprou antes? nossa teve ter tido uma evolucão do iOS 7 para iOS 9. o que ele anda testando? instalação de apps e indo ajustes para desativar o 4G para não consumir muito os dados dele para postar via Twitter?

  • Lucas Felipe da Cunha

    Nossa velho, nem vou continuar a discussão porque aparentemente não dá. Óbvio que o cara testou antes, mas nunca no contexto de “Sou o chefe da divisão do Windows Phone e quero ver o que meus concorrentes fazem, quero usar o telefone por 3 meses e ver quais são as suas falhas para evitar no produto que eu estou desenvolvendo e quais são as coisas boas que eu posso trazer pro meu produto”. Se você não consegue perceber isso, sinto muito.

    PS: Ahh, agora que eu olhei seu instagram, estou discutindo com um fanboy. Fingi que eu não comecei a discussão, não quero mais perder tempo.

  • Luiz Fernando

    Não tem segredo algum, o que falta pro WP fazer sucesso ou ser significante no mercado global são os Apps, acreditem ou não, mas tem gente que não troca do android porque não tem Clash of Clans pra WP, ou então Snapchat. Se você é uma pessoa do tipo “There´s an app for that”, nem se aproxime do WP que não cola. Não adianta ficar criando essas funcionalidades que só uma parcela de geeks sabem que existe, primeiro tem que ter o que os leigos querem

  • não é porque sou fanboy que eu não enxergo realidade, você acha mesmo que desde de 2007 o cara nunca teve um iPhone na vida, acha mesmo desde iOS 7 até iOS 9 que são praticamente igual ele nunca testou ?

    o cara precisou tirar ferias para testar o iPhone? que não deve ter muitas opções para copiar né? vamos ser sincero apple só depende de apps, às configurações do sistema são bem basico para mudar algo.. nem à camera tem opções incriveis comparado com à camera do LUMIA.

    mas tu está certo… o cara foi tirar ferias e comprou primeiro iPhone na vida dele.. está postando no twitter para testar se app é realmente melhor que twitter do Windows Phone.

  • Gerson

    Ele está de férias.

  • Lucas Felipe da Cunha

    Cara, em algum momento eu falei que era o primeiro iPhone dele? Que ele nunca testou antes? Lê o que eu escrevi antes de postar as tuas respostas, por favor.

  • Dario Coutinho

    Nossa! Nem precisa comentar o quanto o post revela a visão limitada e fanboy do autor. Mas comentei, então… F#da-se.

  • “ quero usar o telefone por 3 meses e ver quais são as suas falhas “

    desde 2007 ele não testou em 3 meses ? o.O o que ele vai copiar do iPhone? porque com aqueles apps quadrado deve ter algo útil que ele vai pegar do iPhone né?

    tudo isso dele foi uma desculpa dele que está testando, quem aqui está sendo fanboy é você. mas se você pensa desse jeito eu penso do meu jeito deixamos quieto então.

  • Ajustes

    Depois não vai querer largar o iPhone então.

  • Ajustes

    Calma cara, relaxa! Não precisa comentar e ficar tão na defensiva assim! Hahahaha

  • Lucas Felipe da Cunha

    Hahahaha. Então tá velho. Agora eu virei o fanboy. Fica no seu mundo Apple que eu fico no meu (que inclusive uso Apple tbm, só não sou cego pro resto do mundo).

  • Está aí uma oportunidade para cobrarmos o Desafio Android. E aí @rfischmann?

  • MVP_Baboo

    Além disso a Microsoft atualizou recentemente o Windows Bridge for iOS (codinome “Islandwood”) que permitirá portar aplicativos do iOS para Windows 10 Mobile sem grandes alterações no código..

  • MVP_Baboo

    Você deve ter lido essa notícia na revista MAD 🙂 Além da Apple não licenciar absolutamente nada do iOS para ninguém, Windows 10 Mobile utiliza o mesmo kernel do Windows 10 e ele não tem nenhuma relação com iOS ou Android.

  • MVP_Baboo

    Windows 10 teve duas versões novas nos últimos 7 meses, além de muitas outras versões Insider (teste) disponibilizada para todos. Não há nada de “tartaruga” nisso 😉

  • Bruno Sousa

    Justamente! E mal sabe esse rapaz que a versão final do Windows 10 Mobile chegará EmBreve™. É só aguardar.

  • João Pedro

    Quer trocar então? Kkkk
    Tô louco para largar o WP!

  • CEGMont

    Lucas, nao da pano presses caras, eles dependem da gente e desse tipo de bafo pra fazer a grana deles. Esquece.

  • Oliver Schultes

    Caramba, que absurdo! Ninguém diz pro Belfiore que esse cabelo loiro ficou horrível?

  • Logico, se eles GANHAM o carro (no caso dos executivos) pq usariam de outra marca? Digo isso pq trabalho lá e tem mais: eles ainda abastecem de graça no posto da BR q fica dentro da empresa… Alguém em uma situação dessa pensaria em ter um FIAT?

  • Andre Vicente da Cunha

    Só tenho uma coisa a dizer. Que artigo de M3RD4!

  • Rodrigo AG

    Não vão falar a parte que o próprio Joe postou um comentário na matéria do The Verge explicando o motivo de utilizar o iPhone?

  • Matheus

    Esse tipo de coisa é engraçada, né? Pelo menos para mim…
    Eu sou muito a favor da pessoa utilizar o produto/serviço que quiser em suas horas fora da empresa, dentro da empresa SE a empresa quiser que eu utilize o produto/serviço que ela oferece, ela que me dê, caso contrário, continuarei utilizando o que for do meu gosto.
    Conheço gente que trabalha no Google, as pessoas me falaram que o próprio Google cede notebooks para os funcionários e eles podem escolher entre Chromebook, Windows ou MacBook, o funcionário escolhe o que quer, com relação a smartphones, a empresa também está começando a disponibilizar aparelhos com diferentes sistemas operacionais, e não é para a equipe de “pesquisa”, para essa, já tem gente usando iOS e WP, nesse caso, obrigatoriamente, pelo menos no horário de trabalho, mas, se o cara não quiser usar o aparelho que a empresa dá, ele pode usar o que quiser, uma dessas pessoas mesmo tem um iPhone 6 e nunca teve medo de ser mandado embora por causa disso. Em comparação, conheço gente que trabalha no ramo de bebidas e só toma a bebida da empresa que trabalha, se recusando a tomar outras marcas, mesmo em horas de lazer. Vai da cabeça de cada um, eu trabalho numa empresa de embalagens e não deixo de consumir produtos embalados pela concorrente, como disse, fora do trabalho, o que eu compro com o meu dinheiro, é problema meu!!

  • Matheus

    Simples assim! hahaha

  • Glauber Silva

    É por isso que eu digo: o Windows Phone é um SO sensacional, bem melhor que o Android ao meu ver. Mas você olha um Lumia e pensa: “cara, que pena! não vai virar sap*rra …”

  • paulobr

    Se ganham ou não, não vem ao caso, o que acontece é que só podem usar o carro da marca para ir ao trabalho.

  • paulobr

    Esta informação está no processo envolvendo a Apple e a Samsung.

    O que a MS licenciou são partes da interface, como gestos, etc.

  • Samuel Cavalheiro

    Aiai, aquela foto em que o Tim Cozinheiro está com um iMac rodando windows mandou um beijo.

  • Tiago Celestino

    Só na Apple que parece ser proibido usar qualquer outro produto que não seja o da empresa. Totalmente normal!!

  • Nathanael Meireles

    Acho que no fundo nem mesmo a Microsoft acredita no sucesso do seu s.o mobile tanto que os próprios funcionários não o utilizam porque ele não presta kkk e essa tentativa de justificar porque o que cara ta usando iPhone realmente caiu por terra, sem sucesso. Kkkk. Prefiro continuar com meu Android e meu linux que eu tou feliz da vida

  • mas convenhamos tbm neh q dessa maneira, ganhando um carro + gasolina gratis ilimitada nao é possivel q existiria uma mané que trabalhasse na volks e fosse trabalhar com qquer outro carro q ele tivesse q bancar o combustível..

  • paulobr

    Então…
    Se você sabia, porque fez de conta que não sabia?
    ¯_(ツ)_/¯

  • Felipe Righetti
  • MVP_Baboo

    Pois a licença envolve gestos, mas nenhuma “parte do iOS”, pois eles independem do sistema operacional.

  • helmygalindo

    Vamos assumir uma coisa: O Windows Phone fracassou e ponto. É um belo sistema mas possui bugs terríveis e inconsistências não menos graves que a total falta de Apps pra plataforma. Windows Phone morreu. Só um milagre pra ressucitar a plataforma agora.

  • helmygalindo

    A Microsoft não conseguiu segurar a onda no Windows Phone. Mesmo com aparelhos baratos e bons, os frutos não renderam. Pode ter certeza que muita gente mais cabeça do que a gente pensou como salvar a plataforma mas pode ter certeza que o tiro final pra morte da plataforma foi o fim da marca Nokia nos aparelhos Lumia. Muita gente , como eu, só confiou na plataforma por conta da qualidade de construção da empresa mas, chegou um ponto que pararam de inovar e fragmentaram demais a linha, ferrando com tudo de vez. Meu último Lumia foi o belíssimo 925 que era apenas bonito, mas uma verdadeira porcaria.

  • Hades666

    Explica, explica e não justifica!! 😀

  • GTR TELEFONIA

    lógico cara rico usa iphone para se mostrar sempre assim (porque como ele seria diferente)kkkkkkkkk

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

O MacMagazine faz parte do grupo iMasters, mantido pelas seguintes empresas: