Apple deverá permitir a distribuição de conteúdos pagos no aplicativo News do iOS 9

Você muito provavelmente já visitou algum site com conteúdo pago. É bastante comum, por exemplo, jornais terem esse modelo de negócio — tanto aqui no Brasil quanto no exterior.

Aplicativo Notícias (News) num iPad e num iPhone com o iOS 9

Uma das grandes novidades do iOS 9 foi a chegada do app News. Ele está disponível em poucos países, mas mesmo assim já conta com mais de 40 milhões de usuários (ou mais, já que recentemente a Apple descobriu uma falha nele que pode ter puxado o número para baixo).

Mas o que fazer para levar os provedores de conteúdos pagos para dentro do News? Atualmente as publicações têm duas alternativas: compartilhar artigos completos ou apenas uma parte deles, com um link direcionando para o artigo completo no próprio site (que requer login/assinatura para ler).

De acordo com a Reuters, a Apple está trabalhando para permitir esse tipo de conteúdo pago/completo no app, dando a publicações sustentadas por paywalls uma nova forma de distribuição de conteúdo. Não se sabe ainda como isso acontecerá — como será feita a autenticação de assinantes ou se a Apple permitirá também que usuários assinem o veículo pelo próprio News (muito provavelmente mordendo uma parte das receitas dessas assinaturas).

Analisando o histórico da Apple — até mesmo com a finada Banca (Newsstand) —, essa novidade no News faz mesmo bastante sentido.

  • Lucio Silva

    Quando teremos o News no Brasil?

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

O MacMagazine faz parte do grupo iMasters, mantido pelas seguintes empresas: