O melhor pedaço da Maçã.
Angela Ahrendts

Chefona das Apple Retail Stores consegue algo inédito: uma retenção de 81% dos empregados

O que é necessário para fazer mudanças dentro de um negócio bem sucedido? Afinal, mudar algo que vai mal é muito, mas muito mais fácil do que mexer em time que está ganhando, não é mesmo? Pois foi sobre isso que Angela Ahrendts (chefona das lojas da Apple — tanto físicas quanto online) conversou com a Fast Company.

Publicidade

Ela deixou o cargo de CEO da Burberry para comandar cerca de 60.000 empregados espalhados por dezenas de países, em centenas de lojas. Ao falar sobre sua chegada à Apple, Ahrendts disse que viajou bastante para conhecer as pessoas e que, no começo, apenas observava. Afinal, as Apple Stores já eram um local com toda uma cultura construída e a intenção da executiva não era mudar apenas “por mudar”, e sim melhorar o que já estava bom.

Antes de tudo eu apenas escutava e aprendia. E então você começa a pensar o que pode adicionar de valor — você está unindo pessoas, fazendo com que elas colaborem. Está construindo confiança. Isso por si só é capacitar.

Assim, rapidamente os empregados das lojas se sentiram conectados com a executiva — e com a empresa como um todo. O resultado: a maior retenção de pessoas já vista na empresa, com ótimos 81%.

Eu não os vejo como empregados de varejo. Eu os enxergo como executivos da empresa que estão sensibilizando clientes com os produtos que Jony [Ive] e a equipe levaram anos para criar. Alguém tem que entregar [os produtos] aos clientes de uma forma maravilhosa.

Sobre se há diferenciação entre empregados de varejo e corporativos, se os trabalhadores das lojas sentem o mesmo orgulho, defendem os mesmos valores dos que ficam na sede, Ahrendts foi enfática. Para ela, a explicação do porquê de a Apple ser uma das empresas de maior sucesso no mundo tem ligação direta com a cultura interna.

Publicidade

A empresa foi criada para mudar a vida das pessoas. Essa fundação, essa mentalidade de serviço, essa unidade para continuar a mudar a vida, isto é um valor fundamental da empresa. E Tim [Cook] então acrescentou a sua pitada: ele diz que é também a nossa responsabilidade deixá-la melhor do que quando nós a encontramos. Então você tem estes dois pilares incríveis e uma cultura construída em torno disso. É a mesma coisa no varejo e em [Cupertino] essa é a missão fundamental, e como você pode saber sem estar do lado de dentro? Mas é mais profundo do que você jamais iria imaginar.

Definitivamente, pelas palavras da executiva, a Apple foi a melhor criação de Steve Jobs.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple anuncia recall de adaptadores de tomada, inclusive no Brasil

Próx. Post

Samsung abre boa distância da Apple em vendas globais de smartphones

Posts Relacionados