Nós já discutimos bastante sobre tecnologias de recarga sem fio aqui no site e principalmente no nosso podcast. Em várias ocasiões dissemos que trocar o método atual por uma base (pad/mat) onde você simplesmente apoia o smartphone é legal, mas também tem seus contras — como você não poder usar o aparelho direito enquanto ele recarrega.

Pois parece que a Apple não só concorda com a gente, como está trabalhando em algo muito melhor do que isso. De acordo com a Bloomberg, é possível que já em 2017 o “iPhone 7s” seja capaz de ser recarregado sem fio e sem contato por indução — ou seja, por alguma espécie de “campo” de recarga com um certo alcance (não especificado). A tecnologia — baseada em algumas patentes já registradas pela Apple — também deverá chegar, evidentemente, a iPads.

Atualmente, o que se sabe sobre tecnologias do tipo é que elas são um tanto instáveis e, é claro, perde-se potência quanto maior for a distância da “base”. Por outro lado, sem a necessidade de conectar um cabo ou até posicionar o smartphone sobre algo, ele estaria quase o tempo todo obtendo energia. Além disso, considerando os rumores do fim da saída de 3,5mm, a porta Lightning estaria livre para fones de ouvido.

Parece coisa de filme de ficção científica, mas pelo jeito estamos chegando lá. 😀

  • Assis Barros

    Está na hora de inovar mesmo… o iPhone está muito atrás até dos chingling…

  • Leonardo Caldas

    Boa notícia, mas eu trocaria de bom grado essa tecnologia de recarregamento por uma bateria de maior capacidade…

  • david gideony

    Caso isso aconteça então teremos de modo prático a maior revolução que a Apple fará desde o lançamento do primeiro iphone, show de bola!

  • Alexandra

    Consigo imaginar locais que hoje fornecem Wi-fi tendo sua área coberta pelo carregamento sem fio tbm. Vcs não? *–*

  • Até a galera começar a morrer de câncer por conta desse campo magnético. hahaha

  • Eduardo Assunção

    a Apple tem uma patente de uma forma de carregamento por indução implantada diretamente em Macs, ou seja, só deixar seu iPhone do lado de um mac que tudo estaria resolvido.

  • Filipe Lima

    Atrás em quê, exatamente?

  • Luiz Fernando

    hahaha Boa, faz parecer o método da concorrência arcaico

  • Fernando Croccia

    ????????

  • Assis Barros

    Convenhamos, fanboyolismo a parte, mas eles seguram demais os recursos do iPhone, ele é competente, mas faz tempo que poderiam ter melhorado os recurso copiar/colar/mover cursor, câmeras melhores, abrir o NFC de verdade, carregamento sem fio, camera frontal melhor, estrutura a prova d’agua, design mais usual e possibilidade de expandir a memória…

  • Eu só espero não levar um choque quando minha mão entrar nesse “campo de recarga”. 🙂

  • Assis Barros

    Meu 6+ ainda sofre engasgos na multitarefa, e depois da ultima atualização começou a travar…

  • Olha, eu nunca concordei que o carregamento por indução não é legal. Na minha opinião, é e muito. Primeiro pq vc não precisa conectar e desconectar o cabo. Basta colocar sobre a base, o que é muito prático. Segundo, pq no carro, bastaria deixar o aparelho no console sem precisar desviar a atenção.

    Para mim, parece óbvio o benefício. MAS, se puder carregar sem precisar da base, ainda melhor, embora, numa casa você vá precisar levar a base para o cômodo que está, para não perder o contato. E, claro, isso não é prático. E continuo achando que a base no carro (carrego muito ele lá), ajuda e muito.

  • 199X KID

    eu penso nisso sempre

  • Leonardo Caldas

    A não ser pela possibilidade de expansão da memória (supondo que você esteja se referindo a cartões SD) concordo com tudo que você disse.

  • Assis Barros

    Exato, não troco o iPhone por nenhum Android/WinPhone, mas certos recursos bem simples poderia facilitar muito nossa vida!

  • Filipe Lima

    Fanboylismo a parte, alguns de seus pontos até fazem sentido, mas não me convenceu. O recurso de copiar/colar/mover cursor já foi melhorado no iOS 9 (landscape) e funciona melhor do que no Android. Reclamar da câmera é algo completamente sem fundamento, já que a câmera do iPhone é sempre uma das melhores entre todos os smartphones do mercado, se não a melhor, em seu lançamento; a diferença de qualidade entre as câmeras dos top de linha hoje é tão insignificante que é absurdo até mesmo pra um profissional reclamar da qualidade. Quais exatamente seriam as vantagens de se abrir o NFC, além de transferência de dados que podem ser feitos de várias outras formas (pergunto de forma honesta, pois não sei quais outras possibilidades ele poderia oferecer)? Carregamento sem fio seria legal, mas não vejo isso como um killer app pra colocar o iPhone “atrás” de outro aparelho. Estrutura a prova d’água é o único ponto que concordo totalmente com você, faz falta. Design do iPhone é o que possui melhor identidade visual entre todos os aparelhos do mercado. Possibilidade de expandir memória é algo que vem caindo em desuso e cada vez mais aparelhos estão abrindo mão disso; mesmo que você use um cartão classe 10 de altíssima velocidade, ainda vai ter queda de desempenho pra abrir arquivos.

  • Alex da Costa

    A apple deve pagar um bom e gordo seguro de vida e de invalidez para a equipe de testes desse recurso kk

  • Assis Barros

    Previsão para 2017. TeQUImundo: “Vários casos de iPhones explodindo durante o carregamento por indução são registrados na estrela da morte (Fonte: 没有可靠的消息来源)”

  • Luis Cesar

    Esse tipo de tecnologia tem que ser muito bem desenvolvida antes de chegar ao consumidor. Estamos falando de algo parecido com uma bobina de Tesla, com certeza a proximidade de uma pessoa a essa fonte de recarga geraria um arco voltaico num ponto condutor do corpo. Vamos ver se isso de fato chegará mesmo.

  • Hades666

    Algo que já deveria existir no iPhone6/6Plus. Pelo menos….antes tarde do que nunca. Apple vai ter que “rebolar” para lançar um iPhone7 atrativo em época de gente abandonando a plataforma, vamos ver…

  • Assis Barros

    Primeiro se acha que está tudo perfeito não compre outro nem atualiza. Segundo sem fundamento são suas justificativas. Creio que vc nunca explorou o NFC de verdade, recurso copiar/colar continuas uma porcaria! Exceto no iPad porque foi implementado só nele, o iOS 9 me fez perder muuuuito em desempenho, veja os fóruns, sobre a câmera, experimente comparar a resolução. São pequenas coisas que no final fazem uma boa diferença. Mas enfim essa é minha opinião, o iPhone é ótimo, mas poderia sem bem melhor!

  • Paulo Magrani

    Minha queixa maior é sobre a duração da bateria, somente!!!
    Mas para todas essas questões, existem milhares de acessórios para iPhone no mercado, de baterias, carregadores sem fio, cameras acopláveis, capas e adaptadores de cartões SD, mSD.

    Ah, Sim sobre o iOS!!! Principalmente para o iPad deveriam ter opções reais de app’s Profissionais (fora dos EUA) para os diversos segmentos Varejos, Atacado, Industria, Serviços.

    A Apple poderia investir mais no iWork Numbers, tenho ideias simples que poderiam ser Killer apps para Numbers, mas … a obsolescência programada… faz a humanidade se arrastar atrás de migalhas…
    A Apple está fadada ao declínio e a banca rota se seguir sem a excelência daquele Ual!! surpreendente a frente de qualquer outra concorrente, Não acha?
    2015 foi fantástico em termos de lançamentos… mas cade aquele One More Thing?

    Estou pensado seriamente em comprar ações de outras empresas e vender metade da AAPL que estão em forte desvalorização, sempre em baixa!!!

  • Paulo Magrani

    Vc veio chipado de fabrica?

  • Paulo Magrani

    Ultimamente, surgiram imagens de um Watch sendo carregado sobre a tela do Macbook, tbm!

  • Jayme Prado

    Imagina quantas pessoas não vão ficar amontoadas na frente dessas áreas, como se fosse casual, mas estão disfarçando enquanto carregam o celular.

  • Filipe Lima

    Sim, a bateria é o calcanhar de Aquiles do iPhone, graças a essa mania que ela tem de querer sempre diminuir o tamanho do aparelho.

    Os apps profissionais pra iPad estão começando a aparecer, aos poucos. Acho que ela já se tocou que precisa focar boa parte de seus esforços nisso.

    Pra enfrentar de frente o Office, ela ia precisar investir MUITO no iWork.

    O grande problema da Apple não me parece ser exatamente um “One More Thing”. Claro que eu ia gostar de ter essa sensação de novo, mas o que eu vejo é que a Apple cresceu demais e agora tá difícil continuar crescendo no mesmo ritmo. Não é a toa que ela vem sempre tentando entrar em novos mercados nos últimos anos.

  • Filipe Lima

    Nossa, calma cara! kkkk Estou aqui pra um debate amigável. Eu não acho que está tudo perfeito, só disse que os seus pontos não me convenceram. Como eu disse, eu acho que seria legal sim ter carregamento sem fio, carcaça a prova d’água, e principalmente uma bateria que durasse mais. O NFC eu não explorei mesmo, por isso questionei quais eram as possibilidades. Eu já vi vários comparativos sobre a câmera, inclusive vídeos, e todos são unânimes em falar que a diferença entre eles é insignificante. Obviamente a resolução é menor por causa do sensor de 12MP, mas não pense que aumentar a resolução vai necessariamente melhorar a qualidade das fotos (na verdade, a tendência é piorar). Têm muita câmera profissional de 16MP que, obviamente, faz fotos muito superiores a smartphones de 20MP+, e a resolução continua inferior.

    Sobre o iOS 9, você já tentou instalar a 9.2.1? Se for o caso, tenta fazer uma atualização limpa. Eu tenho um iPhone 5S aqui com essa versão e ele está com um desempenho excelente, praticamente tão bom quanto era no iOS 7.

  • Anderson Maciel

    Cancergate

  • Gustavo Zanandrea

    Sim. Mas para quem não gosta de usar capa ou ficar carregando acessórios junto como fica ?

  • helmygalindo

    Algo me diz que a Samsung vai dar um jeito de lançar isso, ou algo parecido, no Galaxy S7 ainda este ano… Vai Samsung vai!

  • helmygalindo

    Estamos cercado pelo campo magnético terrestre e nem por isso morremos de câncer até agora…

  • Paulo Magrani

    Porque não liberaram as soluções já prontas como as da IBM (?) e outras parcerias para o grande público???
    Obsolescência programada!!!! Restrições corporativas!!! Isso é estupido!!!!

    Poderiam comprar outras pequenas empresas e tudo resolvido

    Ela nem tem grana para isso, né??? hahaha

    Algumas soluções Killer apps já existem em apps desenvolvidos em fundo de quintal

  • Otávio Castro

    pensei justamente nisso: será que não tem problema? Já temos tantas ondas atravessando nossos corpos ultimamente….vai que numa situação específica, a junção dessas redes todas não pode causar mal a saude?

  • Paulo Magrani

    NFC explica aí!!! “Nós fora do senso comum!!! Ichi.,,. 😉
    Vc que já utilizou poderia dar
    Alguns exemplos bacanas???
    Serve para abrir a porta do carro e bater o ponto quando chega na empresa acende a luz do escritório avisa a cafeteira que preciso de um café e coloque um aviso de que só estou disponível para ideias incríveis???

  • Paulo Magrani

    Instalação boa só se for limpa
    Caso contrário o sistema acumula o lixo e bugs antigos

  • Paulo Magrani

    Faz uma atualização limpa. Resolve!

  • Bruno Sousa

    O universo é regido por campos magnéticos. Só isso.

  • Paulo Magrani

    Não fica!!!

    Aquela case grávida ou corcundinha é um charme, hehehe

    Fica desprotegido!!!

    Se quebrar o Display perde a garantia e morre numa grana

  • Carlos Augusto

    o meu também tem um engasgo de vez em quando.. =/

  • MFS

    Tudo!!!Rsrs…

  • Jackes Araujo

    Se tudo está num campo magnético, imagina o quanto a bateria como é hoje pode ser dispensável em alguns anos. Ela será uma espécie de receptor apenas. Onde constantemente a energia entre e sai do aparelho sem nem percebermos. Aí sim vejo revolução da Apple em mais uma frente de negócio.

  • Alexandra

    Ah… Sem dúvida. Isso já acontece com o wifi, algumas vezes. hehehe! 🙂

  • MFS

    Provavelmente uma tecnologia semelhante a proposta pela Motorola junto a empresa Energeous, onde inicialmente os novos Smartphones da marca Motorola e Lenovo em 2016 ou 2017 virão com esta tecnologia, conhecida como “Power Over Wi Fi”, já patenteada a algum tempo!!!

  • Vinícius Rocha

    Se fosse tão perigoso assim, muita gente já teria morrido desde a década de 1890, quando começaram as primeiras transmissões de rádio…

  • Vinícius Rocha

    Alexandra, inclusive já existe uma pesquisa, que utiliza do sinal Wi-fi para carregar os celulares. Funciona assim. As antenas transmitem um sinal bem fraco, apenas para receber o comando dos dispositivos, para a conexão. Assim que ela recebe, o circuito começa a transmitir o sinal de conexão. Quando o dispositivo dispara o comando de parada de transmissão, a antena volta a transmitir esse sinal fraco. O que os engenheiros fizeram, foram transmitir continuamente esse sinal, com a mesma quantidade de energia que o sinal de conexão transmitiria. É a transmissão de ruído, que não carrega nenhum dado, mas apenas a energia. E dessa energia que se consegue carregar os telefones, pelo wi-fi

  • Alexandra

    Que loucura! Não fazia ideia que isso era possível!
    Obrigada por compartilhar! 🙂

  • Teremos uma nova plaquinha nas paredes dos estabelecimentos: Charge Zone.

  • Vinícius Rocha

    Já tem pelo menos 3 anos que eu vejo falar nisso e nada….

  • Assis Barros

    Tipo, tenho duas smartTV uso o app do smartphone para controlar, sempre que foi parear tenho que selecionar a tv, com o NFC (do Galaxy S5 que usava) bastava aproximar o adesivo que veio junto a tv e tudo era feito automático.
    Outro exemplo é quando vc vai compartilhar um arquivo. Você deixa ele aberto na tela e aproxima as traseiras do telefone, ele pede para confirmar e pronto…

  • Assis Barros

    Essa atualização limpa é a maior furada, não resolve nada e vc tem todo o trabalho de baixar tudo de novo, já estou com a ultima versão do iOS. Sem falar que essas medidas paliativas não eram do naipe da Apple…

  • Bruno Araujo de Oliveira

    Na verdade a revolução desde o lançamento do primeiro Mac.

  • Franco

    Pega um Nokia tijolinho com duração de 1 semana e seja feliz.

  • Bruno Sousa

    Tipo o que já fazem com as Wi-Fi Free Zones. Ou nas aéreas de espera em aeroportos e rodoviárias, onde fica um amontoado ao redor das tomadas.

  • paulobr

    Transferência de energia elétrica através de radiações eletromagnéticas não é novidade, e nem requer muita tecnologia.

    No laboratório de física do meu colégio já tinha isso a décadas atrás! (não sou tão velho, o equipamento estava lá faz tempo :D)
    Uma vez ligado, para fazer uma lâmpada acender (por exemplo) é só segurar um dos contatos para fazer o terra, e pronto. Você já deve ter visto algum mágico fazendo isso em sua apresentação!

    Como se sabe, nos primórdios do uso da eletricidade Tesla chegou a construir uma torre de transmissão de energia, imaginando que esta seria uma boa forma de iluminar a cidade inteira.
    Mas o projeto acabou sendo abandonado.

  • paulobr

    Olha ela ai:
    Quem quiser, é só dar uma olhada no Wikipédia.

  • Na teoria parece muito bom, mas e na pratica? Seria legal por exemplo vc entrar no carro e seu celular começar a ser carregado, deitar na cama e sua bateria ir ganhando carga.. Mas pra gerar um campo desse, qual a potência que seria necessária pra “tocar a coisa”?

  • Junior Souza

    2017 ? D-u-v-i-d-o !

  • Michael Fernando

    Se o carregamento não tiver uma distância de pelo menos um metro à um metro e meio, não adianta muita coisa, puro show off que só vai deixar o aparelho mais caro do que já é.
    Esse negocio de carregar em cima de uma base não tem utilidade, a não ser quando se está tomando um banho e se arrumando para sair de casa e o deixa na base ou na hora de dormir.
    A lentidão dos carregamentos sem fio são outro contra, você chega em casa, faz um monte de enquanto o celular carrega e quando vai sair vê que só carregou uns 20 ~30%.
    Sem contar o hábito comum da maioria dos usuários de carregar e usar o celular ao mesmo tempo, já que a troca de mensagens hoje em dia é o mais importante pra grande parte dos usuários.

  • Saulo Tadeu

    Será que pode ocasionar algum problema para nós, seres humanos? Não se fala muito sobre os casos de câncer provocados pelas baterias de celulares e eles ocorrem, não é lenda.

  • Franco

    Eita gente chata, nem quando é um rumor bacana como essa, só sabem criticar.

  • Flavio Toledo

    Sobre NFC a Apple demorou para implementar no iPhone porem quando colocou deu real utilidade como cartao de credito agora fora isso para compartilharmento de arquivos Wifi faz bem serviço e emparelhamento de dispositovos bluetooth ja faz isso mais tempo ainda.

  • Henrique Silva

    Apple sendo Apple.

  • ABM1980

    Ninguém acha absurdo copiar um número de telefone, colar no discador e não poder editá-lo? Acho isso a maior “burrice” do iOS, que já está na 9ª versão e sequer implementaram essa função básica.

  • Henrique

    O (frágil) cabo USB agradece. Plugar todo dia antes de dormir é um saco.

  • Rodrigo Barreto

    Mas pense bem…100% das pessoas expostas à campos eletromagnéticos morrem!

  • Você é um ignorante mesmo, Thiago. Deve ser eleitor da Dilma. Não quero mais ver seus comentários por aqui, ok?

  • Hades666

    Nokias eram perfeitos em seu tempo.
    Excelente Symbian que em muito contribuiu para a criação do Android, qualidade do produto que dificilmente quebrava, design ótimo em alguns modelos top de linha, bateria de longa duração….etc…etc..
    Acho que vc não sabe o que esta falando…

  • Franco

    Eu sei bem, eu tive um 😉

    Na verdade minha ironia foi com relação a essa velha reclamação chata de duração de bateria. Pode aparecer um monte de recurso bacana, e rumores bacanas também, mas sempre vem um chato pra falar sobre duração de bateria.

    Esqueçam, isso não vai acontecer agora. Eu também gostaria, mas não fico reclamando feito uma velha chata, sendo que existem outras coisas legais também para acontecer.

    Ou então procurem um outro smartphone que ofereça 1 semana de duração de bateria, já que essa parece ser a coisa mais importante para vocês. Acho que já tem por aí.

  • Leonardo Caldas

    Meu caro, nós não nos conhecemos, você não sabe se eu sou ou não chato, e te agradeço se no futuro voce não se referir assim a mim. Mesmo porque se eu for chato, isso faz de você um acomodado, que vai aceitando o que quer que chegue na sua mão, mesmo deficiente, até que “alguém dê um jeito”.

    Sou consumidor do produto, e isso me dá o direito de fazer uma crítica válida, em um fórum técnico, onde ela está inclusive perfeitamente contextualizada.

    De que adiantam os recursos bacanas serem implementados se ou não se consegue usá-los sem um carregador espetado no aparelho ou se para usá-los é preciso sair desativando uma série de outros recursos? Ou você vai me dizer que a implementação do “Hey Siri” nos iPhones anteriores ao 6S, por exemplo, é viável para você?

    Uma boa bateria acaba sendo a base onde essa série de outras coisas legais a que você se refere vai ser usada.

  • Franco

    Nada pessoal, mas se você expõe sua opinIão em um forum deve estar sujeito a contraposições e à pessoas que acham suas idéias chatas. Não gostou? É muito simples, não as exponha, ou aprenda como funcionam as regras de um forum. Você opina, o outro curte ou não. Não sejamos arrogantes de achar que todos vão achar que somos bacanas sempre.
    Quanto à duração da bateria, deixei claro tudo que eu penso a respeito já no comentário anterior.

  • Leonardo Caldas

    Arrogância passa longe de meu temperamento. Mais ainda que chatice.

    Acompanho fóruns a tempo suficiente para saber que unanimidades são em geral contra-produtivas, troca sadia de ideias leva ao verdadeiro conhecimento, e uma boa discussão se faz com civilidade e respeito com todos os posicionamentos.

    Você não precisa ser bacana. Cada um mostra o que tem. Só que discordar não implica necessariamente em diminuir o que o outro diz/pensa.

  • Franco

    Não foi minha intenção diminuir o que você disse. O papo de duração de bateria é recorrente aqui, e é sempre uma chatice, pelos motivos que eu já expus anteriormente.

    Se você acha que isso é desmerecer o que você falou, sinto muito, sou responsável por aquilo que eu digo, a forma como os outros interpretam está além do que eu posso controlar.

  • Leonardo Caldas

    Tranquilo, cara. Deixa pra lá.

    É que eu também já ando tão escaldado desse tipo de comportamento meio infantil que o pessoal tem às vezes em fóruns que já fico meio que na defensiva. Faço um mea culpa quanto a isso.

    Eu entendi teus pontos, ainda que não concorde com alguns deles, mas isso é saudável.

    Vida que segue.

  • Eu trocaria leitores ignorantes como você por uma ação da Petrobrás. Quem diria não há algo novo que a Apple introduziu no mercado?

  • Thiago, se você por acaso recebeu/viu ontem um comentário agressivo escrito por mim, por favor ignore. Uma pessoa criou uma conta se passando por mim (com meu nome e avatar, mas outro email) e causou um estrago por aqui. Já foi banida e estamos monitorando. Abraços.

  • Leonardo, se você por acaso recebeu/viu ontem um comentário agressivo escrito por mim, por favor ignore. Uma pessoa criou uma conta se passando por mim (com meu nome e avatar, mas outro email) e causou um estrago por aqui. Já foi banida e estamos monitorando. Abraços.

  • Leonardo Caldas

    Fique tranquilo. Eu já havia imaginado…

  • Tranquilo, não houve nada não.

  • Então, isso eu sei. Não entendo muito para falar, mas com um determinado tipo, concentração e foco (que seria o smartphone no bolso e na cabeça o tempo todo) isso poderia fazer um mal considerável.

    Já existem estudos sobre causa do câncer de próstata por conta de celular no bolso da calça. Aí não sei se é por magnetismo ou por outras ondas.

  • Tyson Guioshi

    Sem querer entrar mérito das discussões postadas aqui eu tenho a seguinte opinião… não é porquê eu tenho uma opinião contrária aos demais ou não aceitar o que as pessoas escrevem aqui mo fórum que eu tenha que me sentir certinho com as minhas idéias e pontos de vista. Se eu não concordo com algo é mais educado eu ignorar e não achar que o que penso é o que é certo.
    Deu pra entender?

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

O MacMagazine faz parte do grupo iMasters, mantido pelas seguintes empresas: