Dica: como limpar o cache de apps e liberar espaço no seu iPhone [atualizado]


Há algum tempo, estamos acompanhando leitores com dúvidas sobre como liberar certos espaços misteriosos ocupados por apps no iPhone.

É o caso, por exemplo, do Podcasts — que mesmo depois de ter todos os episódios offline apagados manualmente, ainda ocupa às vezes um grande espaço no aparelho. Vejam a screenshot que o leitor Giovani Librelotto nos enviou:

O que acontece é que esses “espaços misteriosos” nada mais são do que o cache de aplicativos, que servem para tornar a experiência do usuário mais agradável sem ter que refazer o download de arquivos desnecessariamente. O problema é que a Apple simplesmente “assume” que todos aceitam a ideia de o próprio iOS fazer a limpeza desses caches automaticamente, somente quando necessário, e não é bem assim.

Com a ajuda do leitor Guilherme Oliveira do Amaral, que também estava lutando para resolver isso, encontrei um tópico nos fóruns de suporte da Apple que traz a dica de ouro: um app chamado Battery Doctor, cheio de recursos bacanas — entre eles a possibilidade de forçar a limpeza manual dos caches de aplicativos no iOS.


Ambos testamos e a coisa realmente parece funcionar. No meu caso a limpeza foi de menos de 1GB, mas isso certamente varia de dispositivo para dispositivo.

Para realizar o processo, é bem simples:

Na primeira tela, toque na linha que indica quanto espaço você tem disponível no aparelho (a que diz “Clean Now”). Você irá para a aba “Junk”, depois é só tocar no botão verde “Clean Up Cache” e aguardar. Observe que o Battery Doctor alerta para a possibilidade de a ação apagar, por exemplo, progressos em certos jogos; mas fora isso não há muito com o que se preocupar. É possível, ainda, que você precise realizar o processo mais de uma vez (talvez várias) para obter o resultado desejado.

Aos que experimentarem o app, compartilhem seus comentários abaixo. 😉

Atualização · 01/02/2016 às 17:06

Leitores informaram nos comentários que o Battery Doctor pode apagar a chave de segurança do app do Bradesco, provavelmente por ela ser armazenada como se fosse algum tipo de cache.

Quem for correntista do banco deve ficar atento a isso, portanto.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: