“iPhone Essence”: mais um conceito futurístico para o smartphone da Apple

O conceito a seguir, criado pelo ucraniano Herman Haidin, não é daqueles muito “pé no chão” e nem algo focado no iPhone que deverá ser apresentado já neste ano. Mas dá uma boa ideia do que talvez poderemos ver num futuro não muito distante.

Com vocês, o “iPhone Essence”:

Conceito de iPhone Essence

Conceito de iPhone Essence

Conceito de iPhone Essence

Conceito de iPhone Essence

Conceito de iPhone Essence

Conceito de iPhone Essence

Conceito de iPhone Essence

Conceito de iPhone Essence

Conceito de iPhone Essence

Conceito de iPhone Essence

Dá para sonhar, né? 😀

[via Yanko Design]

  • Gremista

    avisem-o que Steve Jobs morreu. Não vai ser feito.

  • Carlos Muniz

    O último recurso já existe. Não se desliga iPhone. 🙂

  • Gustavo Ciríaco Silva

    E a bateria? Tão fina quanto um papelão? Haha

  • Ricardo Fialho Henriques

    Tela atrás? Pode isso Arnaldo!?

  • Filipe Lima

    Pessoas olhando hoje: incrível.
    Haters olhando dia do lançamento: a mesma bosta de sempre, nunca muda nada.

  • Filipe Lima

    Hardware de 2012? Pode ser mais específico nisso.

  • Marcvs Antonivs

    Guess the price.

  • Douglas Nepomuceno

    Verdade, o mesmo do mesmo

  • Lucas Ribeiro

    3mm? muito grosso, tem que afinar mais.

  • Luiz Fernando

    Não gosto desses conceitos que exageram

  • Franco

    Até porque, mudança conceitual de design, tem que ficar acontecendo versão sim, versão não, né.

  • Gabriel Moura

    Os benchmarks contradizem o que você está dizendo. A Apple foi pioneira na tecnologia de 64bit, no reconhecimento de digital. Se voce acha que o hardware é ruim, você não sabe analizar

  • é exatamente isso aí! Enquanto isso – no mundo real – engenheiros da Apple colocam HDs de 5400 rpm em iMacs “topa-de-linha” que custam 15.000 reais.

  • sobre o hardware, eu até fico na minha! é fraco, mas suficiente para o que o sistema operacional é! Não é atoa que em testes de desempenho o iPhone leva sempre a melhor, pois o iOS gerencia tudo muito bem!

  • comprei um Nexus 6P (segundo o que dizem, é o melhor aparelho com Android do momento)… octa-core, 64GB, 4GB de ram, cameras e microfones “superiores” aos iPhones tops. Resumo após 3 dias o meu iPhone 6, da geração anterior, humilhava… fora que o sistema já está lento, o teclado as vezes não aparece “buga” e as notificações não funcionam bem.

  • meu caro Luiz, não tem nada de exagerado nesse conceito. O que infelizmente atrapalha é a mente atrasada dos engenheiros e do CEO da Apple e a falta de inovação em todos os quesitos. Focam em carro e relógio e não se preocupam no que realmente a Apple ganha dinheiro: iPhones.

    Espero esse ano poder surpreender-me…

  • Que coisa horrível, os textos dele estão cheios de erros ortográficos do inglês. Nem um pouco profissional.

  • Filipe Lima

    Desculpa a honestidade, mas você foi enganado a sua vida inteira sobre hardware. Qualidade de hardware se mede em desempenho, não em quantidade de núcleos. Falar que o hardware do iPhone é de 2012 só porque é um dual core é ignorância (no bom sentido da palavra, não quero ofender). Não se você sabe, mas existem até mesmo processadores i7 que são Dual Core, e rodam Windows e OS X melhor do que QUALQUER processador ARM poderia sonhar, sejam Quad Core ou Octa Core. A Apple cria os melhores processadores mobile do mercado, e o A9 é o melhor deles para smartphones, só olhar os testes de benchmark para ter uma noção do quão melhor ele é em relação a todos os outros. Essa história de que o iOS roda melhor porque tem menos recursos é MENTIRA. Você pode habilitar uma quantidade enorme de recursos extras via jailbreak, incluindo alguns que mexem com o sistema, e o desempenho continua ótimo. Download em segundo plano não vai sobrecarregar o processador. Com jailbreak você pode adicionar até PiP no iPhone, igual acontece no iPad, e que exige muito mais do hardware. Apps congelando em segundo plano é muito mais uma questão de economizar memória RAM e bateria do que processamento. Existem uma série de motivos pro iOS rodar mais suave que o Android: 1) O processador do último iPhone lançado é sempre tão bom ou melhor que a maioria dos Android; 2) a Apple usa memórias flash de alta velocidade; 3) a tecnologia de toque empregada pela Apple no iOS é patenteada, e requer ~10x menos cálculos do que a tecnologia de toque usada nos aparelhos com Android (ou seja, faz o mesmo exigindo menos do processador; 4) existe uma otimização entre hardware e software, já que o processador é feito sobre medida para rodar o iOS, e o iOS é feito para rodar perfeitamente nesses processadores.

    “eu gosto do iOS mas admite você deve usar somente app basico como facebook,twitter,instagram…”

    Eu sequer tenho Twitter e Instagram…

  • Filipe Lima

    Eu me recuso a comprar qualquer coisa que venha com um HDD hoje em dia, quanto mais um aparelho que custa 15 mil reais.

  • Filipe Lima

    O hardware do iPhone não é defasado. O A9 é superior à todos os processadores de smartphone do mercado, hoje.

  • pois é… eu só comprei porque não moro no Brasil e também porque diziam que se podia trocar o HDD por SSD… e na verdade não! 🙁

  • Varella

    Como assim? Serio que não da pra trocar o HD do Macbook por um SSD? Qual a limitação?

  • soldado na placa!

  • Paulo Ricardo

    Cara você falou umas besteiras aí, uso iphone há um ano, mas usei android minha vida inteira e esse papo que no android os apps correm livremente na ram é besteira de quem não entende disso, primeiro que desde o KitKat o android implementou um gestor de ram igual ao do IOS, ou seja, se ram chegar ao seu limite, o sitema afim de evitar travamentos começa a fechar apps em segundo plano.
    Segundo, o que faz um bom processador não é apenas numeros e sim compatibilidade, jogos e apps feitos pensando nos processadores que vão rodar. Um bom exemplo são os processadores da Intel e da MTK feitos para o android, muitos não gostam deles e preferem os Qualcomm’s porque os desenvolvedores android ainda tem um pessima mania de otimizarem seus produtos para uns e para outros não. Então muitos passam pela experiência de ver um MTK e um Intel (quadcore e octacore) travando em alguns jogos e acham que a culpa é só do processador, quando na verdade é da desenvolvedora que é preguiçosa ou parou de atualizar o jogo.

  • Até o iOS 6 ninguém reclamava da interface do sistema, era tudo muito bom, tudo muito lindo, mas agora pouco mais de 3 anos após a remodelação do iOS, não paro de ver comentários do tipo do seu dizendo que a interface é a mesma do iOS 7.
    Ah por favor né…

  • Filipe Lima

    Seu argumento agora não fez o menor sentido. A discussão é sobre processadores, e você colocou um monte de argumentos que não estavam em discussão, mas vamos lá: sua única tentativa de refutação ao meu argumento foi falar que o processador é da Samsung. Você mesmo disse que o processador é projetado pela Apple, a Samsung apenas fabrica o processador, sendo que ela não é a única, já que a TSMC também fabrica o A9 para a Apple. O argumento é irrelevante e não contradiz absolutamente nada do que eu falei. Quanto ao resto que você citou, eu não entendi qual o seu ponto. Qual o problema da Apple usar sensores de câmera da Sony ou telas da LG etc.?

    Sobre o Touch ID: a Motorola nunca usou o Touch ID em seus aparelhos. O que ela usou foi um sensor de digitais (bem meia boca, diga-se de passagem) no Atrix. Touch ID usa uma tecnologia diferente de reconhecimento de digitais, que é muito mais rápida e precisa, e muito mais útil pois está integrada ao sistema. E sim, eu sei que a Apple comprou a empresa que criou a tecnologia, assim como várias outras empresas grandes como Google e Microsoft fazem e depois implementam as tecnologias desenvolvidas por essas empresas em seus aparelhos. Nenhuma novidade nisso.

    Android é melhor pra quem quer personalização, Ponto. Quanto ao resto que você falou, o iOS já oferece opção de trocar o teclado nativamente, e o restante que você citou pode ser obtido com jailbreak. Novamente, o desempenho do iPhone continua ótimo mesmo assim (a menos que você faça alguma cagada). Nada do que você disse desmente o que eu falei. Agora, se você quer discutir qual o melhor entre iOS e Android, eu nem vou perder meu tempo, pois isso é questão de gosto pessoal. Meu ponto aqui nessa discussão desde o início é sobre o hardware do iPhone, algo factível e não opinativo.

  • Filipe Lima

    Vou perder meu tempo aqui no site pra refutar todas as merdas e mentiras que você está espalhando. 1) se você pegar as 5 melhores câmeras de smartphones da atualidade (iPhone incluído), a diferença entre elas é INSIGNIFICANTE; o quinto colocado vai ter uma câmera praticamente tão boa quanto o primeiro, então é estupidez discutir qualidade de câmera; a câmera do 6S é tão boa quanto a de qualquer Android top de linha. 2) Tem mais RAM porque o sistema demanda mais memória; apps para Android são programados em Java, por isso eles geralmente precisam de ~2x mais RAM que os apps do iOS para rodar. 3) Não, o A9 é melhor que o Exynos do S6.

  • Filipe Lima

    Mano, iPad Air e iPhone 5S têm uns 3 anos de vida já. Me fala um tablet Android com 3 anos de vida que seja melhor que o iPad Air. E esse negócio do iOS travando em 5S e 6 não é regra, é falha de alguns aparelhos. Eu tenho propriedade pra falar pq tenho um 5S aqui e ele está tão fluído quanto na época do iOS 7, e com bateria durando mais. Minha dica pra esse pessoal que tá reclamando é sempre fazer uma atualização limpa e, se mesmo assim não corrigir, levar na autorizada porque o aparelho está com problema.

  • Pedro Canelas

    Pqp, sério cara? Eu não aguento mais meu iMac carroça de 5400rpm. Sempre penso que um dia iria melhorar quando eu trocasse por um SSD. Não sabia dessa de ser soldado na placa.

  • Guilherme

    CARA, CADE O STEVE?

    CERTAMENTE ELE ESTARIA FAZENDO A EQUIPE PEGAR FOGO. LINDA APRESENTACAO, SERIA UM SONHO ESTE IPHONE.

    AINDA MAIS POR USAR TODA A TELA!!!

  • A única coisa que espero de verdade é o iPhone 7 ter tela de 5″. Aí largo meu 6S plus… Tamanho perfeito entre 5″ e 5.2″ faria grande diferença

  • Não adianta discutir com esse Eduardo. To rindo lendo os comentários dele kkkkkk

  • Franco

    Alguns aparelhos com 5s e 6 estão travando, mas são problemas específicos. Eu tenho um 5C, hardware inferior à estes e ele está rodando liso.

    Já que você se liga tanto em aspectos técnicos, embora não pareça ter bons conhecimentos a respeito, deixe lhe explicar porque todos os Androids tem problemas de lentidão: eles foram programados em Java. Essa linguagem exige muito do hardware e utiliza um recurso chamado “Garbage Collector”, que é basicamente um processo ativo que cada app tem, para ficar liberando memória enquanto eles vão sendo utilizados, ou seja, quanto mais apps abertos, você terá o dobro de processos rodando no seu celular Android.
    O iOS não usa isso, o Xcode faz a liberação de memória em tempo de compilação, salvando o processador do device de mais este desgaste.

    Mas acho que você já sabe disso na prática, porque basta pegar qualquer Android e comparar com qualquer iOS, a diferença é visível.
    E como eu disse, você está trolando, cresça.

  • Guilherme

    Eu gosto do Hardware do Iphone. Só precisa de mais bateria e ser mais fino e leve. Abs.

  • tem q ver o modelo Pedro. O meu é o Late 2013 com Geforce GT750M, fiquei com ódio quando descobri isso.

  • Franco

    Eu até hoje não entendi essa estratégia da Apple, trocar HDs 7200 por 5400 nos iMacs de entrada. Mas acho que eles sacrificaram performance pelo design, o que é simplesmente lamentável.

  • O meu não é o de entrada, é o mais caro e gastei na época perto dos 2000 dólares. A “feature dele era a Nvidia GT750m”, comprei o melhor porque o vendedor disse que poderia trocar esse HD por um SSD, e levando aqui na representante, não é bem assim! o tal HD é soldado na placa principal.

  • pois é Guilherme, esse conceito humilhou toda a concorrência e os atuais iPhones! Esse é um designer que deveria ser contratado o mais rápido possível! Além de saber apresentar de forma fantástica o produto, ainda trouxe genialidades e inovações para o “morto/estagnado” segmento de celulares.

  • Franco

    Na verdade quis dizer os tamanhos de entrada, os de 21.5, todos eles tem HD 5.400. Os de 27 são todos de 7.200 rpm.
    Na Apple Store é possível mudar a configuração na hora da compra para Fusion Drive (híbrido) ou SSD puro.

  • Filipe Lima

    iPhone 5S também está aí funcionando e muito bem, com software atualizado, Touch ID, processador de 64 bits e uma câmera bem superior à do Nexus 4 e dos antigos Motorolas. Isso também influencia no preço.

    Pode ter certeza que a Apple não economiza em processador. Como eu disse, os processadores dela estão sempre entre os melhores do mercado (pelo menos nos últimos 3 anos). Já em RAM eu concordo que ela poderia ter colocado 2GB nos aparelhos mais cedo. Sobre o multijanela no iPad Air, pode ser talvez porque ele tem só 1GB de RAM, ou simplesmente porque a Apple não quis liberar esse recurso pra ele, usando assim um argumento de venda pros iPads mais recentes.

  • Leonardo Negrisoli

    Adorei a ideia e também as funcionalidades, mas já começou a me incomodar um pouco a incansável luta pelo celular mais fino do mundo. Na minha opinião, o 6/6s já está no limite.
    Nenhum celular pra mim, até hj, teve uma pegada tão boa e confortável como o 5/5s

    Prefiro que parem com esse desespero de deixar mais fino e me tragam mais mAh na bateria.

  • Gustavo

    É bonito, mas nada prático. Imagine quantas vezes você não iria pressionar algo errado sem querer. Na minha opinião o ideal seria algo parecido com o Moto X Style.

  • Guilherme

    Cara, o S6 já é assim, ele tem sensores que verificam se o toque foi ocasional. Da pra resolver isso conforme a pressão e angulo..

  • Guilherme

    Essa cara é um MITO, ESSE SIM SERIA O IPHONE QUE TODOS QUEREM. E NÃO ESSAS ATUALIZACOES pequenas.

  • Pedro Canelas

    Estive pensando sobre o que você falou de uso básico. Eu uso iPhone desde o 3G e realmente meu uso não vai muito além do Facebook, Twitter e Instagram. Também uso outros apps como Evernote, Spotify e Flipboard, mas acredito que todos sejam considerados também básicos. Minha pergunta é, que tipo de uso, ou app você usa que o faça sentir falta de um hardware mais parrudo? Estou perguntando de curiosidade mesmo porque não consigo imaginar.

  • Pedro Canelas

    Bem, das coisas que você mencionou, eu já troquei o teclado padrão pelo Swift e vira e mexe altero os aplicativos que estão na minha tela de notificações. A parte de download e gerenciador de arquivos eu sinceramente não sinto falta, talvez pelo fato de sempre ter sido usuário de iPhone, nunca me acostumei a ter, logo não sinto falta.

    Eu tenho uma série de reclamações sobre o iPhone, mas é basicamente todas a respeito ao iOS. Odeio não poder apagar os aplicativos nativos que eu não uso, não poder trocar meus apps padrão de calendário, email, navegador, etc e o design “preguiçoso” do iOS7 que até hoje eu não digeri. Sobre hardware, eu sei que a concorrência tem telas com maior DPI e melhores processadores e memória. Como você falou, o iPhone não precisa de um hardware tão parrudo por causa da boa performance do iOS, talvez esse seja o motivo do hardware “mais fraco”, afinal se começassem a oferecer um hardware melhor, as pessoas iriam demorar mais ainda para trocar de aparelho.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

O MacMagazine faz parte do grupo iMasters, mantido pelas seguintes empresas: