O melhor pedaço da Maçã.

“Clicada com iPhone”: internet não perdoa foto borrada de Tim Cook [atualizado]

Se tem algo com que a Apple se preocupa em cada uma das gerações do iPhone é câmera do aparelho. Em todas as keynotes os executivos fazem questão de ressaltar as melhoras/novidades relacionadas a ela, assim como muitas das campanhas para divulgar o aparelho em si focam em sua qualidade. Mas parece que, no dia-a-dia, os executivos da Apple gostam de “jogar contra” tudo isso.

Publicidade

O primeiro foi Eddy Cue:

https://twitter.com/cue/status/643842210165866496/

Cerca de uma semana após a apresentação do iPhone 6s, Cue soltou o tweet acima que, é claro, gerou críticas. O iPhone 6s foi o primeiro aparelho da Apple que trouxe um grande upgrade na câmera frontal (FaceTime), pulando de 1,2MP para 5MP e trazendo diversas outras melhorias (como flash frontal).

Publicidade

Mas por conta da foto ruim/borrada, muitos trataram de questionar a qualidade da câmera frontal do aparelho antes de terem a possibilidade de colocar as mãos e realizarem seus próprios testes.

Pois agora chegou a vez de Tim Cook:

Tweet de Tim Cook

Captura do tweet apagado.

Publicidade

Cook é fã de futebol americano e muito provavelmente se beneficiando do fato de a Apple ser uma das patrocinadoras do comitê de realização da 50ª edição do Super Bowl, teve acesso ao campo logo após a vitória dos Denver Broncos. Ele então soltou o tweet acima.

Não preciso falar nada da foto, né? A gente sabe que a câmera do iPhone não é muito boa para tirar fotos em ambientes com pouca iluminação. Na verdade isso acontece com várias câmeras, mas alguns aparelhos de outras fabricantes já contam com uma abertura maior (o Samsung Galaxy S6, por exemplo, tem uma ƒ/1.9) do que a do aparelho da Apple (ƒ/2.2), o que ajuda nessa tarefa.

Além de estar num ambiente com pouca iluminação, Cook muito provavelmente estava andando/se mexendo na hora da foto, o que interferiu bastante no resultado da imagem. É bem possível que ele estivesse com um 6s, e não um 6s Plus, que conta com estabilização óptica de imagem — isso não quer dizer, porém, que a foto sairia “perfeita” com um 6s Plus.

https://twitter.com/andykoh_/status/696574550193135616/

Publicidade

Por conta da piada, o usuário @andykoh_ foi bloqueado por Cook.

Resumindo: bastou o CEO da Apple soltar o tweet para começarem as piadas — como esta acima, que faz referência à campanha “Clicada com iPhone 6s”.

O The Verge saiu em defesa de Cook — inclusive ironizando um brasileiro —, brincando com o fato de que “ninguém publica fotos ruins em redes sociais”. Eles não deixam de ter razão. A diferença é que nem eu nem você somos “porta-vozes” da empresa que vende o smartphone com a câmera mais utilizada do mundo.

Atualização · 09/02/2016 às 23:13

Provavelmente cansado das brincadeiras, Cook resolveu apagar o tweet em questão, conforme informou o The Verge.

A verdade é que Cook nem deve ter “revisado” a foto antes de publicar por conta do calor do momento ou simplesmente não achou que uma foto mal tirada fosse gerar todo esse burburinho. Mas, como eu disse, ele é o CEO da Apple e (infelizmente) não pode se dar esse luxo.

Talvez apagar a foto não tenha sido também a melhor estratégia. Nesse ponto, eu concordo com o The Verge ao dizer que ele poderia deixar tudo se acalmar por conta própria e até mesmo brincar com o episódio na próxima keynote da Apple (na qual a empresa deverá apresentar o “iPhone 5se”).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Teste indica que app do Facebook para iOS continua consumindo muita bateria

Próx. Post

Apple libera terceiras versões beta do iOS 9.3, do OS X 10.11.4, do watchOS 2.2 e do tvOS 9.2 [atualizado]

Posts Relacionados