No fim de 2015, Tashfeen Malik (de 27 anos) e Syed Farook (de 28 anos) mataram 14 pessoas e deixaram outras 22 feridas ao invadir o Inland Regional Center (uma instituição de apoio a deficientes na cidade de San Bernardino, na Califórnia) com dois rifles e duas pistolas. Logo depois, o FBI (Federal Bureau of Investigation) anunciou que passou a investigar o ataque como ato terrorista já que a mulher suspeita de cometer o crime com o marido jurou lealdade ao Estado Islâmico (EI) no Facebook. Pois agora essa história respingou na Apple.

Nesta semana, conforme informou a NBC News, um juiz federal ordenou que a Apple desse aos investigadores acesso aos dados criptografados no iPhone 5c usado por um dos atiradores, algo que até então a empresa havia se negado a fornecer voluntariamente. Já o The Washington Post fala que, na verdade, o Departamento de Justiça quer “apenas” que a Apple desative o recurso que apaga os dados do aparelho após dez tentativas de digitação de código incorretas — assim eles poderão utilizar “força bruta” (dezenas de milhões de combinações) para tentar ganhar acesso ao iPhone.

Depois do tiroteio em San Bernardino, autoridades disseram que recuperaram vários telefones celulares de Farook e Malik — alguns danificados pois eles tentaram destruir os aparelhos justamente para que não caíssem nas mãos das autoridades. O iPhone 5c em questão — propriedade do empregador de Farook, o Departamento de Saúde Pública do Condado San Bernardino, que atribuiu o aparelho a ele — foi encontrado em um carro pertencente à família de Farook. Apesar de terem na mão um mandado, as autoridades simplesmente não conseguem ter acesso ao conteúdo do iPhone.

O documento diz ainda que a Apple precisa oferecer “assistência técnica razoável” para recuperar os dados do atirador e que tem cinco dias para responder se essa ajuda seria “excessivamente onerosa”.

A discussão não é nova. Por muitas vezes Tim Cook (CEO da Apple) declarou que não compactua com a ideia de colocar uma backdoor nos sistemas da Apple para que governos e/ou agências de inteligência tenham acesso aos dados de usuários pois, uma vez que a brecha esteja lá, ela poderia ser utilizada tanto para o “bem” quanto para o “mal”.

Mantendo o seu posicionamento de ser bastante transparente quando o assunto é privacidade de usuários, Cook publicou uma carta aberta no site da Apple. Eis a nossa tradução livre:

Uma Mensagem aos Nossos Consumidores

O governo dos Estados Unidos solicitou que a Apple tome uma atitude inédita a qual ameaça a segurança dos nossos consumidores. Nós nos opomos a esse pedido, que tem implicações bem além do caso legal em questão.

Este momento clama por uma discussão pública, e queremos que nossos consumidores e pessoas de todo o país saibam o que está em jogo.

A Necessidade de Criptografia

Smartphones, liderados pelo iPhone, se tornaram parte essencial das nossas vidas. Pessoas usam eles para armazenar uma quantidade incrível de informações pessoais, de conversas privadas a nossas fotos, nossas músicas, nossas anotações, nossos calendários e contatos, nossas informações financeiras e dados de saúde, até mesmo onde estivemos e aonde iremos.

Toda essa informação precisa ser protegida de hackers e criminosos que querem acessá-la, roubá-la e usá-la sem o nosso conhecimento ou permissão. Consumidores esperam que a Apple e outras companhias de tecnologia façam de tudo ao nosso alcance para proteger suas informações pessoais, e na Apple nós somos profundamente comprometidos a proteger os seus dados.

Comprometer a segurança da nossa informação pessoal pode acabar colocando a nossa segurança pessoal em risco. É por isso que criptografia se tornou tão importante para todos nós.

Por muitos anos, nós utilizamos criptografia para proteger os dados pessoais dos nossos consumidores pois acreditamos que é a única forma de manter suas informações seguras. Nós até mesmo colocamos esses dados fora do nosso alcance, visto que acreditamos que os conteúdos do seu iPhone não dizem respeito a nós.

O Caso de San Bernardino

Ficamos chocados e injuriados com o ato fatal de terrorismo em San Bernardino, em dezembro passado. Nós lamentamos a perda de vidas e queremos justiça a todos cujas vidas foram afetadas. O FBI solicitou a nossa ajuda nos dias subsequentes ao ataque, e trabalhamos duro para atender aos esforços do governo a fim de resolver esse crime terrível. Não temos simpatia nenhuma por terroristas.

Quando o FBI solicitou dados que estão sob a nossa posse, nós os provemos. A Apple consente a intimações válidas e mandados de busca, e fizemos isso no caso de San Bernardino. Nós também disponibilizamos engenheiros da Apple a aconselhar o FBI e lhes oferecemos as nossas melhores ideias em várias opções investigativas ao dispor deles.

Nós temos grande respeito aos profissionais do FBI e acreditamos que as intenções deles são boas. Até hoje, fizemos tudo que está tanto ao nosso alcance quanto dentro da lei para ajudá-los. Mas agora o governo dos EUA nos pediu algo que nós simplesmente não temos, e algo que nós consideramos muito perigoso criar. Eles nos pediram para construir uma porta dos fundos [backdoor] para o iPhone.

Especificamente, o FBI quer que nós criemos uma nova versão do sistema operacional do iPhone, pulando vários importantes recursos de segurança, e o instale num iPhone encontrado durante a investigação. Nas mãos erradas, esse software — que não existe hoje — teria o potencial de desbloquear qualquer iPhone sob posse física de alguém.

O FBI pode até usar palavras diferentes para descrever essa ferramenta, mas não se engane: criar uma versão do iOS que ignora segurança dessa forma irá inegavelmente criar uma porta dos fundos. E embora o governo argumente que o seu uso seria restrito a esse caso, não há forma de garantimos tal controle.

A Ameaça a Segurança de Dados

Alguns dirão que construir uma porta dos fundos para apenas um iPhone é algo simples, uma solução direta. Mas isso ignora tanto os princípios básicos de segurança digital quanto a significância do que o governo está pedindo nesse caso.

No mundo digital de hoje, a “chave” para um sistema criptografado é uma peça de informação que desbloqueia os dados, e ela só é tão segura quanto as proteções à sua volta. Uma vez que a informação é conhecida, ou uma forma de ignorar o código é revelada, a criptografia pode ser quebrada por qualquer um com esse conhecimento.

O governo sugere que essa ferramenta só possa ser usada uma única vez, em um telefone. Mas isso simplesmente não é verdade. Uma vez criada, a técnica poderia ser usada inúmeras vezes, e em qualquer dispositivo. No mundo físico, seria o equivalente a uma chave-mestra, capaz de abrir centenas de milhões de travas — de restaurantes a bancos a lojas a residências. Nenhuma pessoa razoável acharia isso algo aceitável.

O governo está pedindo que a Apple invada os nossos próprios usuários e arruine décadas de avanços em segurança que protegem os nossos consumidores — incluindo dezenas de milhões de cidadãos americanos — de hackers e cybercriminosos sofisticados. Os mesmos engenheiros que construíram uma forte criptografia no iPhone para proteger os nossos usuários iriam, ironicamente, ser obrigados a enfraquecer essas proteções e tornar os nossos usuários menos seguros.

Não conseguimos achar nenhum precedente de uma empresa americana sendo forçada a expôr seus clientes a um risco maior de ataques. Por anos, especialistas em criptografia e em segurança nacional têm emitido alertas contra o enfraquecimento de criptografia. Fazer isso só prejudicaria os cidadãos de bem e dentro da lei que dependem de empresas como a Apple para proteger os seus dados. Criminosos e malfeitores ainda irão usar criptografia, usando ferramentas ao dispôr deles.

Um Precedente Perigoso

Em vez de solicitar uma ação legislativa através do Congresso, o FBI está propondo um uso sem precedente do All Writs Act de 1789 para justificar a expansão da sua autoridade.

O governo nos obrigaria a remover recursos de segurança e adicionar novas capacidades ao sistema operacional, permitindo que uma senha seja digitada eletronicamente. Isso facilitaria desbloquear um iPhone por “força bruta”, experimentando milhares ou milhões de combinações com a velocidade de um computador moderno.

As implicações das demandas do governo são deprimentes. Se o governo pode usar o All Writs Act para facilitar desbloquear o seu iPhone, ele teria o poder de adentrar qualquer dispositivo a fim de capturar os seus dados. O governo poderia estender essa brecha de privacidade e demandar que a Apple construa softwares de vigilância para interceptar suas mensagens, acessar seus registros de saúde e dados financeiros, acompanhar a sua localização, ou até mesmo acessar o microfone ou a câmera do seu telefone sem o seu conhecimento.

Contrariar esse pedido não é algo que estamos fazendo levemente. Sentimos que precisamos fazer frente ao que enxergamos ser algo além da conta pelo governo dos EUA.

Estamos desafiando as demandas do FBI com o maior dos respeitos pela democracia americana e um amor pelo nosso país. Nós acreditamos que seria o melhor para todos dar um passo atrás e considerar as implicações.

Embora acreditemos que as intenções do FBI sejam boas, seria errado para o governo nos forçar a construir uma porta dos fundos em nossos produtos. E no fim das contas, nós tememos que essa demanda poderia arruinar justamente a independência e a liberdade que o nosso governo busca proteger.

Tim Cook

Sem dúvida é um assunto altamente delicado, em que muito provavelmente não existe certo ou errado. Existem, sim, ideais. Cook acredita que o correto é defender a privacidade de usuários — algo que poucas empresas fazem como a Apple, o que não deixa de ser uma vantagem competitiva para ela se você se importa com isso — com unhas e dentes e tem feito isso de uma maneira louvável.

Essa história toda, porém, está longe de terminar…

Atualização · 17/02/2016 às 21:51

Jan Klum, cofundador do WhatsApp, publicou a seguinte mensagem no Facebook em apoio a Tim Cook:

http://www.apple.com/customer-letter/ – I have always admired Tim Cook for his stance on privacy and Apple's efforts to…

Publicado por Jan Koum em Quarta, 17 de fevereiro de 2016

Eu admiro Tim Cook pela sua posição sobre privacidade, a Apple pelos esforços para proteger os dados de usuários e não podia estar mais de acordo com tudo o que ele disse na sua carta para clientes hoje. Não devemos permitir que este precedente perigoso seja definido. Hoje a nossa independência e liberdade estão em jogo.

Edward Snowden também manifestou apoio à Apple:

O @FBI está criando um mundo onde os cidadãos dependem da #Apple para defender os seus direitos e não o contrário.

E ainda sobrou para o Google…

Este é o caso de tecnologia mais importante em uma década. O silêncio significa que o @google escolheu um lado, mas não é o do povo.

[via Fortune, Cult of Mac]

Atualização II · 17/02/2016 às 22:37

Demorou, mas chegou a vez do Google de se posicionar — através do seu CEO, Sundar Pichai:

1/5 Post importante de @tim_cook. Forçar as empresas a permitir hackeamento poderia comprometer a privacidade dos usuários.

2/5 Sabemos que as agências de inteligência e órgãos de segurança enfrentam desafios significativos em proteger o público contra o crime e o terrorismo.

3/5 Nós criamos produtos seguros para manter suas informações seguras e damos acesso aos dados a órgãos de segurança com base nas ordens jurídicas válidas.

4/5 Mas isso é totalmente diferente do exigir que empresas permitam hackeamento de dispositivos e dados de clientes. Pode ser um precedente preocupante.

5/5 Estamos ansiosos para uma discussão aberta e pensativa sobre este importante assunto.

[via The Verge]

Atualização III · 18/02/2016 às 23:44

Eis a declaração oficial do Facebook:

Nós condenamos o terrorismo e temos total solidariedade com as vítimas do terror. Aqueles que buscam enaltecer, promover ou planejar atos terroristas não têm lugar nos nossos serviços. Nós também apreciamos o trabalho difícil e essencial de órgãos de segurança pública para manter as pessoas seguras. Quando recebemos solicitações legais dessas autoridades, nós cumprimos. No entanto, vamos continuar lutando de forma agressiva contra requisitos para que empresas enfraqueçam a segurança de seus sistemas. Essas demandas criariam um precedente arrepiante e obstruiriam os esforços das empresas em proteger seus produtos.

E a de Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter:

Estamos ao lado de @tim_cook e da Apple (e o agradecemos por sua liderança)!

Em uma nota relacionada, a Bloomberg disse agora que a Apple terá mais tempo para decidir se irá ou não cooperar com o FBI — na carta de Tim Cook, ele afirma que a Maçã teria cinco dias para responder, mas agora o prazo teria pulado para 26 de fevereiro.

[via Re/code, 9to5Mac]

  • Juliano Santos

    A Apple está diante de um Dilema Ético, que é a escolha entre o certo e o certo. É certo liberar os dados do terrorista para investigação, assim como é certo manter a privacidade dos usuários. Nesse tipo de problema você não ganha nada, e ainda gera aborrecimentos. Difícil solução.

  • Percevejo

    Um país com uma potência militar dessa precisa apelar pra Apple! Mesmo que a Apple vença essa não é novidade nenhuma ver o governo americano hackeando nossas coisas. Mesmo a Apple se negando eles vão conseguir o que querem.

  • Exato!

  • “Segredo de três (3) foi o diabo que fez”…. Já era essa chave…. A NSA vai se apoderar disso como na ficção de 1984….

  • Rodrigo Vieira

    Basta a Apple fazer o que eles querem, porém dentro do seu próprio laboratório, na presença dos investigadores. Não precisa entregar o ios modificado na mão deles.

  • Filipe

    Pensei a mesma coisa. Me dá aqui o iPhone, pronto tá desbloqueado. Tchau e até mais.

  • Vinicius Porto

    Quando alguém faz jailbreak, a Apple faz o processo reverso pra descobrir a falha e corrigir o “erro de segurança”.

    Não entendo de segurança, protocolos etc, mas imagino que com um “sistema modificado”, eles possam comparar o que há de diferente e repetir o processo…

  • Eduardo

    Se existe terrorista, nao é culpa da apple. Se nao é culpa da apple, logo ela nao deve ceder nada se fere outros milhoes. Que achem outra maneira de achar tais terroristas.

  • Siri

    Infelizmente eu não também poderei ajudar.

  • Hildo Alegria Filho

    Basta que apple não crie tal sistema ! e pra isso esta se valendo da opinião pública pra jogar contra !

  • Exatamente!!!! Como Tim Cook explicitou, minar a criptografia é algo que vai muito além de hoje ajudar numa investigação. Você acabará por colocar em risco coisas muito maiores como a Democracia, o funcionamento do sistema financeiro, a privacidade de bilhões de pessoas e etc.

    Aconselho que leiam sobre o que pessoas que realmente entendem do assunto como Bruce Schneider, Matthew Green, Moxie Marlinspike, Edward Snowden, Nadim Kobeissi e outros tem a dizer.

  • Junior Souza

    Erraram feio . O individuo em questão é responsável direto por mais de uma dezena de mortes .Esta investigação é essencial para determinar se ele tinha ou não cúmplices ( que podem estar em liberdade planejando outros ataques) . Que eles encontrem uma forma de desbloquear este aparelho urgente .

  • Claudio Oada

    Se realmente a questão é “Combater o terrorismo”; sim, a Apple tem o dever de ajudar, não somente seu país, que fora vitimada com o maior atendendo já visto até hoje, como outros, que estão pagando o preço por tamanha soberba e prepotência de um país que logo, não será mais, o “centro do universo”. O próprio Tim Cook poderia ter sido vítima no Super Bowl. Só acho que até esta questão de segurança e privacidade tem seus limites….

  • Claudio Oada

    Se realmente a questão é “Combater o terrorismo”; sim, a Apple tem o dever de ajudar, não somente seu país, que fora vitimada com o maior atentado já visto até hoje, como outros, que estão pagando o preço por tamanha soberba e prepotência de um país que logo, não será mais; o “centro do universo”. O próprio Tim Cook poderia ter sofrido com o terrorismo no Super Bowl. Só acho que até esta questão de segurança e privacidade tem seus limites….

  • Diego Tietz

    Uma alternativa seria a Apple ficar como “fiel depositária” do aparelho. Ela desbloquearia e, junto com o pessoal do FBI, fuçariam em tudo. Mas o FBI não levaria o aparelho aos seus laboratórios.

  • Diego Tietz

    É disso que trata a carta. ESSE caso justifica desbloquear o aparelho, mas uma vez feito, o FBI teria acesso a todos os outros iPhones. Ou a omelete, ou os ovos inteiros. Segundo o Tim Cook, trata-se dessa escolha.

  • Pedro Canelas

    Não está claro se a desativação do recurso seria só nesse aparelho ou teria que ser feito em todos os devices no mundo. Eu cheguei até ler o post original no Washington Post, mas mesmo assim fiquei sem entender. Também não vejo motivos para manter a privacidade de um terrorista morto que matou 14 pessoas, isso não faz sentido algum, a Apple deveria colaborar.

  • paulobr

    O problema é: quem garante que dentro da Apple não tenha pessoas má intencionadas?

  • paulobr

    Apenas complementando.
    Hoje, nem a Apple consegue ter acesso aos dados dos clientes.

    É isto que o FBI quer mudar, e que a Apple está questionando. Pois uma vez criado um sistema em que (mesmo que apenas) a Apple pode ter acesso aos dados, abre uma brecha que pode vazar para fora da empresa.

  • Gabriel Moura

    Cade o livre mercado? O estado americano é muito hipocrita, manda os outros ficarem quietos, mas quando lhe convem ele se mete. O mesmo acontece com os subsidios agricolas.

  • O problema não é manter a privacidade dele. O que eles querem é que a Apple crie um programa que burle a segurança de um iOS e isso vale para todos os iOS. Uma vez criada essa ferramenta, ja era, pra vazar isso é rapidinho e adeus segurança em um iOS, e tudo o que a Apple vem criando de segurança ela estaria jogando no lixo.

  • Junior Souza

    Explica mas nao justifica . Levem o aparelho pra dentro da Apple , coloquem so o engenheiro chege na sala e peçam pro cara extrair todas as informacoes e depois destruam o aparelho e o que mais acharem necessário para assegurar risco zero.

  • Duane

    Eu abro mão da minha privacidade para que pessoas sejam salvas. Mas é algo muito pessoal.
    A Apple poderia fazer um plebiscito entre seus usuários. É simples de fazer e seria útil! Ao invés de ficar me enchendo o saco com pop-up para eu atualizar o sistema, coloque um que faça uma enquete!

  • César Krentzenstein Borman

    É possível que não, afinal qualquer atualização do iOS depende dos servidores da Apple para ser validada. Se a Apple não assinar a alteração feita no sistema, o FBI não vai conseguir instalar em nenhum iPhone. Se ela assinar apenas a cópia do iOS que está em seu poder, na teoria, daria certo. Posso estar desconsiderando algum ponto.

  • César Krentzenstein Borman

    Isso não é tudo. Se existe uma brecha no sistema, é questão de tempo um hacker encontrar. Ainda mais uma brecha que o governo pressiona publicamente para ser criada, TODOS vão procurar uma forma de explorar essa opção.

  • César Krentzenstein Borman

    Infelizmente não funciona assim. Criou uma vez, cria outra, precedência legal. Se a Apple pode fazer em crime pesado como terrorismo, ela pode fazer pra assassinato, depois sequestro, depois roubo, depois só pra garantir que o cara ali é limpo… Se a Apple mostrar que é capaz de fazer isso, o governo vai montar em cima.

  • steang

    Acho que você não entendeu o problema. O aparelho não tem como ser aberto hoje, mesmo que a Apple queira. O que o FBI quer é para um caso futuro. Tipo: se acontecer de novo, dessa vez a gente tem como acessar os dados do aparelho.

  • Junior Souza

    Não , casos que envolvam segurança nacional tem tratamento diferenciado.Existe la ate uma lei específica criada pelo BUSH se nao me falha a memoria. Agora gente , estamos falando de vidas , o receio de que algo possa talvez algum dia acaontecer ou nao NAO SERVE . Criem procedimentos de seguranca , ferramentos especificas etc mas não deixem de atender uma demanda legitima dos orgãos de seguranca.

  • Junior Souza

    Steang , Voce realmente acredita nisso ? Os caras projetaram o software inteiro , seguramente eles sabem como burlar tais barreiras .

  • steang

    Se pudesse ser feito, já teria sido feito e ninguém saberia. E o governo americano não teria recorrido a justiça. A NSA, teria se incumbido de resolver o problema.

  • Adriano Korczagin

    Será que já não existe um software da Apple para tais atos?
    Será que a Apple iria se expor para milhões ou bilhões de pessoas ao dizer que hackeou e liberou todas as informações da pessoa?
    Acho que a receita da empresa cairia, já que milhares de pessoas mal-intencionadas deixaram de comprar. Para mim isto é mais Marketing. KKKK
    Claro, calma, isto é apenas uma hipótese. Não quer dizer que, de fato, ocorra

  • Pra eles chegarem a pedir oficialmente isso só mostra que o sistema da Apple é realmente seguro e eles não conseguiram burlar. Ponto para o iOS.

  • Ajustes

    Sua fala saiu bugada, Siri. Vou te desativar.

  • Rodrigo Nazareth

    Independente de ataques terroristas ou qualquer outro motivo, a Apple está certa em não quebrar a segurança do iOS. É simplesmente insano.
    É um caso criminoso, mas é óbvio que o governo (principalmente o americano) tem outras formas eficientes de fazer uma investigação sem a necessidade de expor os dados dos usuários do iOS.
    É muito fácil deduzir que, pelo histórico de espionagem, o governo vai fazer absurdos com essa tecnologia nas mãos. Normalmente eu sou contra as grandes empresas terem mais poder que governos, mas nesse caso a situação se inverte e quem está abusando é o governo.

  • Rodrigo Nazareth

    Normalmente os jailbrakes dependem de várias aprovações do usuário, de desabilitar várias coisas e tal, é quase uma quebra de segurança consentida. Mas o que o governo americano quer é derrubar toda a segurança do sistema sem nenhuma autorização.

  • Rodrigo Nazareth

    Não acho que é válido expor os dados de milhões de pessoas, quebrar a segurança do que provavelmente é o sistema mais seguro do planeta, pra “ajudar” em UMA investigação. Além do mais, os trabalhos do FBI não vão parar por causa disso. Pra mim isso é mais uma das incontáveis desculpas que as agências americanas estão tentando usar (como-a gente lê aqui no MacMagazine) pra invadir o iOS

  • Franco

    FBI quer o mundo ajoelhado aos pés do governo americano, a la 1984. Nunca!!!
    Valeu Tim, você é o cara.

  • Silvio Ramos Júnior

    O problema é de gigantesca magnitude e complexidade. E a resposta de Tim Cook foi igualmente grande, desprovida de simplificação: certas coisas são inegociáveis. Acertou na mosca.

  • Junior Souza

    #Atualização 2 : Al-Qaeda , Estado islâmico e o hezbollah também manifestaram a apoio.

  • Ricardo Fialho Henriques

    The treta has been planted

  • Elvis Cosentino

    Pra mim eu acho que a apple fez um acordo com o fbi, concordou em desbloquear e extrair os dados e em troca fazer um “teatro” para o mundo todo para mostrar que o sistema é seguro e que não tem como burlar/invadir.

  • Raphael Pereira

    Tem até apoio da Google…falta só o da Microsoft. Aí ferrou geral..

  • Victor

    Eu pensei justamente nisso, e creio eu que a questão seja essa mesmo… Nem a Apple tem acesso as esses dados e nem quer ter.

  • Cássio Teixeira

    Nao tem o apoio do Google, ele nao se manisfestou ate agora. É sobre isso que o tweet fala rs

  • Bruno Sousa

    Além de não funcionar assim, não foi isso que o FBI pediu. O FBI pediu a criação de uma backdoor.

    Depois de criada, o FBI não necessitaria mais do Patriot Act (a lei que você citou, criada por Bush), pois com uma backdoor eles teriam acessado indiscriminado aos dados de qualquer usuário. Sem precisar recorrer ao Patriot Act, que é uma via jurídica.

    Quando uma backdoor é criada, essa brecha pode ser usada por quem descobri-la. Hackers, governos, pessoas mal intencionadas dentro da Apple…

  • Excelente assunto um TCC ou tese. Fiquei impressionado pela coragem de Cook. Se fizer 1 vez, todos estão comprometidos.

  • Bruno

    Finalmente alguém enxergando além… É obvio que é um teatrinho para dizer… Olha terroristas, usem o iOS que as informações não serão acessadas pelo FBI kkkkkk
    É muita inocência imaginar que em uma época que as informações ficam e passam pela Nuvem, o FBI e todos os orgãos de segurança não tenham acesso… Talvez, mas muito “talvez” não se tenha acesso ao dispositivo em si (coisa que eu duvido), mas tudo passa por serivdores e nuvens e a maior parte dentro dos EUA… Continuo amando a Apple, mas conta outra Cook

  • Pedro Canelas

    Entendo, se for isso eu concordo, foi essa informação que não achei em lugar algum. Só acho que isso poderia ser resolvido de uma maneira muito mais simples se focassem somente no aparelho dessa pessoa invés de algo no iOS ao todo.

  • O “Google” Só postou palavras e não disse nada que ajuda ou piora

  • Fabio Santos

    Espero que um dia sua família ou mesmo você não sofra por quebra de sigilo, que você para de falar coisas como está, se tem haver com crime tem mesmo que ser liberado acesso, Pimenta nos olhos dos outros é refresco né

  • Este é um excelente caso onde se aplica aquela questão do bug da data.

    Explicando melhor: o que impede o FBI de testar força bruta no equipamento para desbloquear é pura e simplesmente um limite que se impõe ao número de tentativas (10 no caso do iPhone, se não me engano). Quando se chega a este limite o SO apaga todos os dados do usuário.

    Entretanto, quando falamos em código de máquina este limite tem um ponto crítico que é a comparação do número de tentativas realizadas (que é um contador que vai incrementando) com um numero constante (10 no caso do iPhone). Esta comparação se resume a uma única instrução Assembly que é um “salto se igual” ou um “salto de igual ou maior”, tendo como dois parâmetros o contador de tentativas e a constante que define o limite.

    Qualquer um poderia alterar o código binário mudando a instrução ou mudando o valor da constante para, vamos dizer 1.000.000 (o que seria suficiente para desbloquear o aparelho por força bruta).

    O que impede o FBI de fazer isso? Duas coisas: 1) eles tem que saber que parte do código faz esta comparação (isso pode ser uma tarefa muito complicada por que o código é monstruoso mas que pode ser feita), 2) uma possível validação do código binário do SO (usando hashes, MD5, etc.) contra um certificado, o que é conhecido como assinatura digital.

    Voltando ao primeiro parágrafo desta mensagem:

    Se o FBI conseguir fazer o item 1, ele precisa passar pelo item 2. Este sim é terrivelmente complexo e nem mesmo o maior dos supercomputadores conseguiria resolver tão rapidamente, pior, o processo teria que ser repetido para cada iPhone que se queira desbloquear.

    Mas e se eles conseguirem dar a volta no processo de assinatura digital do SO? Eis então que o bug da data se torna extremamente poderoso…

  • Apple sendo Apple….

  • Pelo visto você não sabe o que é criptografia. Vale dar uma lida sobre o assunto (pode ser Wikipédia mesmo): https://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia

  • Franco

    Não sei se é inocência, ou se algumas pessoas realmente não se importam com a sua própria liberdade individual, mas… porr@!!!! Como alguém pode ficar ao lado da FBI nesse caso?
    Não tem medida de segurança, não tem proteção, não tem nada que impeça o FBI, ou qualquer outro mal intencionado, de cedo ou tarde conseguir por as mãos nesse backdoor e controlar as vidas de milhões de pessoas.
    Já é complicado ter segurança nos softwares atuais, imagina se a coisa for implantada pelo próprio dono dele? Não é nada menos que devastador.
    Recomendo fortemente a leitura de 1984 do George Orwell para ver se essas pessoas caem em si.

  • Jorge Luis

    Entendo perfeitamente seu comentário @disqus_sySJnNsBh8:disqus . E acho que manter o sigilo das pessoas é muito importante. Mas eu acho que eu falo de acordo com a minha perspectiva.

    Se algum ente querido seu fosse sequestrado e os bandidos tivessem deixado um iphone na cena do crime e o desbloqueio dele fosse a maior chance de encontrar seu parente, você diria essas mesmas palavras?

    ou a importância da privacidade mundial cairia por terra?

  • Siri

    Você pode me desativar. Mas não consigo imaginar por que alguém faria algo assim.

  • Julio Cesar Mon

    É engraçado demais ler alguns comentários de pessoas que não fazem a menor ideia do que está falando kkkk

  • Bruno

    Eduardo, deixando as Teorias de lado, você acredita mesmo que tudo o que passa pelo seu iPhone, já não é de conhecimento de agencias de segurança? Eu acredito 😉

  • Carioca32

    O óbvio, né, mas aí a Apple ia perder a oportunidade de fazer esse marketing pra galera, essa pose de defensora do universo. A Apple perde dinheiro mas não perde a oportunidade de fazer seu marketing.

  • david

    CORRETO, a Apple não tem nada a ver com terrorismo, não tem que dar acesso nenhum das nossas informações para governo nenhum.

  • david

    E quem garante que dentro do GOVERNO não tenha pessoas má intencionadas?

  • Alexandre

    Essa seria uma decisão irracional tomada em um momento de fúria. Uma pessoa que tem seus parentes sequestrados não está em momento psicológico para tomar decisões racionais. Por isso que a lei não é escrita por pessoas neste estado. Não há sentido em você comprometer milhões e milhões de pessoas por causa de um indivíduo, por mais frio que isso possa parecer.

  • Ajustes

    Posso redefinir minha opinião. Para isso, me conte uma piada!

  • Proper

    Observe que a Apple está sendo obrigada por uma lei judicial, é bom que se diga.

    De qualquer forma não nos esqueçamos que a tecnologia existe para facilitar nossas vidas, esta história por si só é bem simples de usar do meio termo, afinal a Apple como criadora do produto pode muito bem disponibilizar os dados ali contidos para a investigação e consequentemente o bem da coletividade (de repente pode haver informações ou indícios de futuros ataques terroristas e/ou nomes com ligações importantes).

    A questão é se o FBI quer apenas as informações ou algo além, porque se for o caso de fato a Apple faz bem em não ceder a pressão.

  • Eduardo

    blablabla ‘espero que sua família’ blablabla cara, vai desejar o mal para sua família e não para os outros. Espero que receba tudo em DOBRO! Como eu já disse, mesmo se fosse de meu interesse, que se dê um jeito SEM quebrar criptografias, oras.

  • Eduardo

    Concordo.

  • Eduardo

    Paciência, agora vou quebrar o sigilo de bilhões de pessoas no planeta por causa de um interesse único? Não. Como eu já disse, que ACHE outra maneira, antes da criptografia faziam o que?

  • Bruno Sousa

    O comercial mais icônico de todos, para mim.

  • Franco

    E Microsoft hein? Parece que deixou bem claro de que lado ela está, e não é o do povo. Usuários do Windows, se eu fosse vocês estaria preocupado agora.

  • Carioca32

    Por que, você é terrorista ou criminoso? Bom saber… Se você é terrorista ou criminoso, pode usar aparelhos Apple que estará seguro para praticar seus crimes.

  • Franco

    Pronto falou na Microsoft os fanboys dodóis aparecem.

    Miguxo, se você curte não ter liberdade individual, pode ir para a Coreia da Norte, lá ninguém tem direito a nada, e tudo é monitorado.
    Se a pessoa gosta de uma ditadura no estilo 1984, fazer o que né?
    Eu prefiro ter liberdade para viver, sem o grande irmão estar me espionando. Boa sorte.

  • André Neto

    Se a Apple ceder a primeira coisa q irei fzr será desfazer-me de meu iphone e procurar uma caverna em algum lugar remoto do planeta, talvez dessa maneira possa ter um pouco de privacidade.

  • Cláudio Albuquerque

    Caro amigo Jorge Barros,

    Boa Tarde!!!

    Acompanho sempre que posso as discussões na MMagazine, e lhe parabenizo por suas opiniões sempre técnicas e com conhecimento em determinados assuntos. Sou novo na área, me cadastrei ainda a pouco, gostaria de tirar uma dúvida com você a respeito do Infuse. Eu utilizo dois programas que até o momento me deixam satisfeito quando quero utilizar stream de video, um é o freemake video converter que utilizo para transformar os filmes que baixo em mkv para o itunes já no formato do apple tv dando a possibilidade de inserir a legenda no próprio video, e o outro player é o VLC que pelo que sei só estará disponível para a 4ª geração do ATV. Minha dúvida é a seguinte, o infuse pode ser baixado pela APP Store diretamente no Itunes, ok? Caso não, posso baixá-lo no meu PC? Como utilizá-lo em relação a fazer stream para o aplle tv?
    Fico no aguardo de sua resposta, desde já parabéns e obrigado se puder ajudar.

  • Pinóculos

    Só uma pergunta besta…a Apple nao poderia ,ela mesma, em seus laboratorios e longe de qqer interferencia do Governo, hackear esse celular e disponibilizar para o governo o que eles querem?
    Assim o governo, sequer, chegaria perto de “como isso foi feito”.

  • Pinóculos

    Faz sentido. Nao tinha pensado assim. Ainda mais a Justiça americana..q alem de dura, nao gosta de “tomar nao”.Pq cedo ou tarde isso iria parar nos tribunais. Mas enfim, se for isso todos ganham, os terroristas que acham que o iphone nao é investigado vao se ferrar, e o mundo vai achar que o iphone e uma fortaleza..Me ajuda que eu te ajudo! rsrsrsrs

  • Pinóculos

    Acabei de ver que isso é uma falacia…A grosso modo, me parece que, nos EUA existe uma lei em que empresas de tecnologia nao podem comercializar nem exportar, “algoritmos incorruptiveis”, entenda incorruptiveis aos orgaos do governo, ou seja, se existe senha nos EUA , o governo pode quebrar. Posto isso, ao que tudo indica, isso so esta sendo feito para efeito de “teatro” para que os terroristas continuem usando a apple “achando que nao serao pegos” qno na verdade estao sendo vigiados de perto. Pelo menos Isso tem base nas Leis do Pais, e me sinceramente? me estranha muito um pais que grampeia ate celular da presidente da Alemanha, “pedir licença” para uma empresa da casa. Bom , mais ou menos isso. Isso pode ser confirmado com pesquisas mais apuradas.

  • Onde você leu isso, cara? Não faz sentido nenhum.

    Pior ainda é achar que algo sobre isso tudo é teatro, como se executivos da Apple e membros do FBI fossem atores de novelinha da Globo. Sem falar no apoio jurídico registrado por inúmeras gigantes de tecnologia; você acha que são todos bestas? Pelo amor de Deus, né.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.