O melhor pedaço da Maçã.

Atenção caso você use o Transmission (cliente de BitTorrent) no Mac [atualizado]

Ícone - TransmissionSe você usa o Transmission (cliente de BitTorrent) no Mac, deve ter notado que ele recentemente chegou à sua versão 2.90 — após mais de um ano e meio sem atualizações.

Publicidade

A má notícia é que, apesar de ter trazido algumas boas novidades, esta versão foi infectada por um malware identificado como “KeRanger” (do tipo ransomware) cujo funcionamento foi todo detalhado no blog da Palo Alto Networks. Resumidamente, ele é capaz de criptografar arquivos/pastas locais por até 72 horas ou até que um determinado pagamento seja efetuado pela pessoa.

Quem tiver o Transmission instalado deve atualizar imediatamente para a versão 2.92, que não só identifica o malware como o remove automaticamente do OS X. Outras informações podem ser encontradas neste tópico do fórum do Transmission. Ainda não se sabe exatamente como que a compilação infectada foi distribuída de forma “oficial”.

Além da nova versão segura do Transmission em si, a Apple já tomou providências para bloquear o malware pelo sistema XProtect embutido no OS X.

[via Reuters]

Atualização · 07/03/2016 às 18:58

De acordo com informações obtidas pela Reuters, o arquivo DMG infectado foi baixado dos servidores do Transmission cerca de 6.500 vezes antes de o malware ser detectado.

Aparentemente, apenas quem baixou o arquivo pelo site do Transmission (e não pelo sistema de atualizações embutido no app) pode ter obtido a versão comprometida.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Divirta-se com FityIt, o jogo das formas

Próx. Post

Chefão de software da Apple escreve para jornal sobre disputa com o FBI; ONU e ex-integrantes de agências de inteligência se pronunciam

Posts Relacionados