O melhor pedaço da Maçã.

Fechar os apps que estão em plano de fundo ajuda a economizar a bateria do iPhone?

Afinal, fechar os aplicativos que estão rodando em plano de fundo no iOS interfere ou não no desempenho da bateria do iPhone? Essa é uma dúvida que, vira e mexe, volta à tona.

Publicidade

Lá no longínquo ano de 2010, o próprio Steve Jobs chegou a responder uma pergunta enviada por um usuário sobre o assunto. Na época, o ex-CEO da Apple disse: “As pessoas não deveriam compreender multitarefa. Basta usar como foi concebido e você será feliz. Não é preciso fechar aplicativos nunca.”

O cenário, porém, era completamente diferente. Na época, estávamos discutindo a multitarefa do iOS 4. Como já se passaram seis anos e estamos agora no iOS 9, talvez seja uma boa hora de refazermos essa pergunta. E foi isso o que um usuário de iPhone fez. Caleb resolveu fazer duas perguntas a Tim Cook: 1. se ele fecha os aplicativos que estão abertos em plano de fundo e; 2. se isso de alguma forma interfere no desempenho da bateria.

Multitarefa no iOS 9

Apesar de o CEO da Maçã não ter respondido, Craig Federighi (chefão de softwares da Apple) entrou em contato para esclarecer de uma vez por todas o assunto. A resposta? A mais simples possível: “Não e não.” 🙂

Publicidade

Federighi não chegou a explicar, mas o que acontece é algo relativamente simples. Tecnicamente falando, a maioria dos apps que estão ali abertos, em plano de fundo, não estão funcionando da forma como estariam se estivessem em primeiro plano. Na verdade eles estão meio que “congelados” na RAM (random access memory, ou memória de acesso aleatório), prontos para serem “chamados de volta” e voltarem à ativa ao serem acionados pelo usuário. Mas, enquanto isso não acontece, o impacto desse congelamento na RAM é insignificante no quesito eficiência energética (ao menos de acordo com a Apple).

Sim, é verdade que existem apps os quais impactam bastante a vida útil da bateria, como o Waze (que faz uso intenso do GPS), o app Música (enquanto você está ouvindo uma música em plano de fundo, a bateria é consumida de forma mais rápida), entre outros. Mas usando esses exemplos, se você não estiver utilizando o Waze (com um caminho traçado, no meio de uma rota) ou reproduzindo uma música em plano de fundo, os apps podem estar abertos que não vão consumir mais energia por isso.

Publicidade

Se a bateria do seu iPhone não está durando, relaxe. A culpa é da própria Apple que insiste em deixar o aparelho cada vez mais fino — sendo necessário até mesmo diminuir a capacidade da bateria, como aconteceu do iPhone 6 para o 6s. 😢

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple confirma evento especial para o dia 21 de março [atualizado: transmissão ao vivo]

Próx. Post

Se ainda não baixou o oneSafe, aproveite; ele é o mais novo “App grátis da semana”

Posts Relacionados