No começo do ano nós informamos que a Apple estava pensando em uma forma de permitir a distribuição de conteúdos pagos no aplicativo News1Por enquanto disponível apenas nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália. do iOS 9. Isso ainda não aconteceu — rumores ainda apostam em algo assim no futuro —, mas o Business Insider informou uma novidade interessante para quem quer anunciar na plataforma de notícias da Apple.
Além das cinco diferentes opções de banners (Standard, Medium Rectangle, Double, Large e Interstitial) e do Pre-Roll Video, há agora os chamados Native Banners.
De acordo com a própria explicação da Apple (que você pode ver neste documento em PDF), esses anúncios nativos são exibidos diretamente no feed de noticias e são, de forma proposital, parecidos com os artigos normais, assinados pelos usuários — eles inclusive utilizam a fonte padrão do News, a fim de se misturarem ao mar de notícias do app.
Conforme podemos ver na imagem acima, apesar de os anúncios nativos serem bem parecidos (título, subtítulo e uma imagem de divulgação) com os artigos assinados por usuários, todos eles serão devidamente identificados com um “Sponsored by [nome da empresa]” (em português, “Patrocinado por [nome da empresa]”. A Apple dá ainda a opção de a empresa não colocar o nome dela; neste caso, o anúncio é identificado apenas com um “Sponsored” (“Patrocinado”).
Editores já podem fazer o upload de anúncios nativos no News, desde que tudo seja identificado nos metadados; caso alguém tente dar uma de esperto (não identificar a publicidade como tal), poderá perder a conta na plataforma de notícias da Apple.
Ironicamente, essa opção de anúncio surge num momento em que a Apple vem praticamente desligando o motor do iAd, sua plataforma de publicidade.
Notas de rodapé
- 1Por enquanto disponível apenas nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália.