A Apple já tem alguns data centers próprios, como o mostrado na foto acima, mas ela não caminha sozinha nesse sentido. A grande parceira da Maçã há alguns anos para os serviços do iCloud tem sido a Amazon, com seus Web Services (AWS), mas é possível que a Apple migre boa parte dessa infra para o Google.

Segundo informações divulgadas nesta semana, boa parte dos sistemas do iCloud passarão a funcionar na Google Cloud Platform dentro dos próximos meses. A notícia certamente caiu como uma bomba para a Amazon, que irá perder — mesmo que parcialmente — um contrato milionário.

A intenção da Apple seria dividir as necessidades da sua nuvem entre as duas gigantes, reduzindo a dependência e também economizando em gastos. O investimento da Apple no Google estaria previsto em US$400-600 milhões, mas não se sabe ao certo se esse montante seria anual ou por algum período diferente.

A conquista da conta é atribuída em boa parte a Diane Greene, cofundadora da VMware que agora está liderando os esforços da Google Cloud Platform.

Projeto “McQueen”

Mas essa migração não é o objetivo máximo da Apple. De acordo com o Re/code e o VentureBeat, a Apple trabalha em um grande projeto interno a fim de abandonar completamente a necessidade de parceiras como Amazon e Google (e até da Microsoft, com o Azure).

Intitulado de projeto “McQueen”, a intenção da Apple é ter a sua própria infraestrutura de nuvem pronta dentro dos próximos três anos. Isso reduziria custos ainda mais (ao menos num médio/longo prazo), lhe daria mais controle sobre suas necessidades técnicas (incluindo integração com outros produtos/serviços) e ainda contribuiria para a segurança de dados — especialmente em épocas de confronto com governo/FBI.

Como sempre falamos em temas do tipo: dinheiro não é problema para o projeto ir à frente; a Apple tem de sobra.

[via AppleInsider, MacRumors]

Atualização · 23/03/2016 às 17:57

O The Information corroborou hoje [matéria fechada para assinantes] o rumor acima sobre o projeto “McQueen”, citando ainda que a Apple teria nada mais nada menos do que seis diferentes projetos relacionados à sua infraestrutura na nuvem.

O foco da Apple seria não apenas em armazenamento de dados, mas também em servidores, equipamentos de rede e sistemas integrados.

A coisa toda ainda levará um tempo para ficar pronta, mas a Apple espera começar a mesclar a sua própria infra com a de terceiros — Amazon, Google e Microsoft — na medida em que for concluindo diferentes etapas dos seus projetos.

[via AppleInsider]

  • hecnpo

    Apple, um leão em produtos e um gatinho em serviços online.

  • Mubarak Nunes Machado

    Fato.

  • Edwardz Daniel

    com tanto dinheiro em caixa, pq ela nao tem a sua propria linha de producao, servidor e tudo mais igual a samsung?

  • Daniel Conte

    focar na pesquisa de produto e não na pesquisa de formas de produzir, são seguimentos diferentes

  • Luciano Paranhos

    DropBox migrando pra soluções próprias de armazenamento… Apple aparentemente indo no mesmo caminho. Parece que nem sempre terceirizar um serviço/solução significa economizar.

  • Não é questão apenas de economizar, mas de ter controle sobre seu core business, como foi mencionado acima.

  • Super Suporte

    Por favor FAÇAM ISSO!

    O icloud como está hoje é inusavel! (nem sei se existe essa palavra)

  • Marcel

    a palavra mais adequada seria “inútil” … rs

  • Leoni Murilo

    Sou meio contra ficar citando o Jobs nesse tipo de assunto, mas se ele estivesse vivo o iCloud seria muito mais do que é hoje… Tenho impressão de que a Apple deixou o iCloud de lado por muito tempo e passou de pioneira em quesito nuvem para uma das mais patéticas (tanto que há pouco tempo atrás os preços por GB do iCloud eram ridículos comparado aos outros serviços do tipo).

    Se a Apple tivesse mantido o ritmo com o iCloud desde o lançamento aposto que teríamos algo extraordinário.

  • Tiago Celestino

    Parece que a Amazon vai precisar rever os valores de se seu cloud. Em menos de um mês é a terceira notícia que leio sobre grandes empresas que estão saindo da plataforma, principalmente pelo o preço praticado.

  • Giancarlo Silva

    Tá explicado porquê o iCloud é lento e ruim.
    Tomara que criem seu própruio Data Center o mais rápido possível.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.