Phil Schiller assumiu a liderança da App Store há apenas quatro meses e já vimos melhoras em relação às atualizações. Ao que parece, as transformações na loja de aplicativos/jogos estão longe de parar por aí.
Segundo uma matéria da Bloomberg, a Apple teria formado uma “equipe secreta” para promover mudanças na App Store. Dentre elas estão melhorias de navegação dentro do app e modificações no mecanismo de busca.
A principal alteração nas buscas dentro da loja visa possibilitar que desenvolvedores paguem para que seus aplicativos apareçam entre os primeiros, com base em palavras-chave. Esta maneira de operar se assemelha ao modo como o próprio Google funciona e tem notoriamente conseguido um retorno financeiro grande.
A equipe consistiria em 100 empregados dentre os quais estariam antigos engenheiros da plataforma de publicidade iAd, incluindo seu antigo líder Todd Teresi — vice-presidente da Apple —, que também estaria liderando esse novo projeto.
Levando em conta que a App Store é uma das partes mais lucrativas da Maçã, esta mudança com certeza trará benefícios a ela e àqueles que poderão desfrutar desse recurso — os quais provavelmente serão as grandes empresas e desenvolvedores já consolidados. Por outro lado, muitos criadores iniciantes poderão sair prejudicados pela falta de recursos financeiros.
Resta saber como a Apple pretende balancear essa questão, se for mesmo algo quente.
[via iClarified]