O melhor pedaço da Maçã.

Vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla é contratado pela Apple [atualizado: mais um]

Chris Porritt, ex-Tesla e agora na AppleLembrando uma alcunha dada pelo CEO da Tesla Motors, Elon Musk, o “cemitério da Tesla” acaba de ganhar mais um integrante: Chris Porritt, antigo vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla.

Publicidade

Em matéria exclusiva, o 9to5Mac em conjunto com o Electrek confirmaram a contratação do antigo VP da Tesla, afirmando que ele trabalharia em “projetos especiais” — e, se você acompanha o MacMagazine, pode supor exatamente o que significa dizer isso.

De acordo com o site, talvez Porritt seria o mais cotado a liderar o “Projeto Titan”, já que Steve Zadesky — suposto líder do projeto — saiu da empresa no início deste ano. É claro que é possível que as habilidades do ex-VP da Tesla sejam usadas somente para funções ligadas a hardware, porém sua vasta experiência no ramo automotivo nos dá esperanças de que ele as use na fabricação do rumorado carro da Maçã.

Mesmo que coincidentemente, a contratação de Porritt também pode se relacionar ao fato de que ele também já trabalhou como engenheiro na Aston Martin — fabricante britânica de carros esportivos de luxo —, a qual o nosso conhecido Jony Ive gosta bastante e até possui alguns modelos. Entre os projetos da Tesla nos quais Porritt participou da produção estão os últimos lançamentos Model S (ele inclusive apresenta este vídeo), X e 3.

Tesla - Model S

Existem, ainda, muitas possíveis evidências que nos levam a concluir que o “Projeto Titan” é real. Primeiro, podemos apontar o fato de que foi atribuído a Porritt um título propositalmente vago de “Special Project Group PD Administrator” (algo como “Administrador de Desenvolvimento Profissional do Grupo do Projeto Especial”) e, no ano passado — o também ex-empregado da Tesla —, Jamie Carlson foi recrutado para o grupo de um “projeto especial”. Outro indício forte é que Porritt liderará Albert Golko (que trabalhava no desenvolvimento do iPhone e agora está responsável por “produtos não-especificados”) e Emery Sanford (que trabalhou diretamente com Zadesky, possivelmente no “Projeto Titan”).

Publicidade

Apesar de a notícia ter chegado até nós somente agora, foi confirmado de que houve um espaço de tempo de alguns meses desde a saída do ex-VP da empresa automotiva até sua contratação pela Maçã. E, assim como o próprio Musk relatou ao contratá-lo em 2013: “[…] qualquer um que lidere nosso time de engenheiros precisa primeiro ser um engenheiro excelente”.

Publicidade

Entendemos que a empresa queira fazer um certo suspense para soltar a frase “One more thing…” em um futuro próximo, mas os rumores do tal “projeto secreto” estão tão críveis que vai ser difícil esse projeto permanecer sigiloso. 😛

Atualização · 25/04/2016 às 10:10

E mais um empregado da Tesla deixou a empresa para se juntar à Maçã!

Publicidade

Desta vez, o contratado foi David Masiukiewicz, cuja incumbência na Tesla eram protótipos de hardware. Ele iniciou as atividades na Apple neste mês como “Senior Model Maker” ー assim como está descrito em seu perfil do LinkedIn.

O local que ele foi designado para trabalhar foi o “Product Realization Lab” (algo como “Laboratório de Realização de Produto”), onde vários protótipos de iPhones, iPads, etc. já foram criados. Para fomentar mais os rumores, quem também está trabalhando nesse laboratório desde agosto de 2015 é Kevin Harvey, ex-empregado da Andretti Autosport.

Por mais que nenhum dos dois estejam assumidamente trabalhando no rumorado carro da Maçã, é deveras estranho pensar que investiriam em empregados experientes no ramo automotivo somente para trabalhar nos produtos da Apple que já conhecemos.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple usa mapa próprio em página da WWDC e abre a possibilidade de ampliar o framework MapKit para sites

Próx. Post

Usuários de iPhones desbloqueiam aparelhos em média 80 vezes ao dia

Posts Relacionados