O melhor pedaço da Maçã.

Review duplo: Smart Keyboard e Apple Pencil, os acessórios oficiais do iPad Pro

Há pouco mais de dois meses, publiquei aqui no site o meu review completo do iPad Pro e propositadamente deixei de fora dele — não só para não me alongar demais, mas também por questão de foco — comentários sobre seus dois acessórios oficiais, o Smart Keyboard e o Apple Pencil.

Publicidade

iPad Pro de 9,7 polegadas deitado com Apple Pencil ao lado de iPad Pro de 12,9 polegadas com Smart Keyboard

Mas promessa é dívida: fiquei de lhes trazer também as minhas impressões sobre esses produtos secundários, e aqui estão.

Banner da Fast Shop sobre acessórios para iPhone

Smart Keyboard

Anos depois de fabricantes terceiras lançarem acessórios do tipo e a própria Microsoft adotar a ideia como padrão no Surface, a Apple tornou realidade uma patente que registrou originalmente em agosto de 2011: uma capa para iPad com teclado embutido.

Publicidade

Para o que chamou de Smart Keyboard, a Apple basicamente criou uma “versão estendida” da sua já tradicional Smart Cover — usando o mesmo material (poliuretano, forrado de microfibra macia) porém com uma nova superfície dobrável onde encontram-se as teclas. Embora fina, essa área adiciona uma espessura considerável ao acessório que não é distribuída de maneira uniforme quando dobrado.

O grande diferencial do Smart Keyboard frente a todas as cases com teclado que existiam até agora veio a partir de uma novidade que a Apple embutiu no próprio hardware do iPad Pro: o seu Smart Connector. É por esses três pequenos círculos magnéticos que a capa se “gruda” ao tablet e permite não apenas transmissão de dados quanto a própria alimentação do teclado. Ou seja, ele não usa a interface Bluetooth e nem tem uma bateria embutida.

Publicidade

Alternar do teclado do MacBook Pro para o Smart Keyboard é um tanto estranho. Se você tiver que ficar pulando de um para o outro constantemente, é bem provável que sinta um certo incômodo. Mas me propus a usar o iPad Pro com o seu Smart Keyboard por um dia inteiro e, após um curto período de adaptação, a experiência de digitação já estava totalmente normal/agradável para mim.

O Smart Keyboard foi lançado numa versão menor para o recém-anunciado iPad Pro de 9,7 polegadas, mas evidentemente o que eu tenho usado há meses é o modelo maior — para o iPad Pro de 12,9 polegadas. Ambos possuem exatamente a mesma quantidade de teclas, mas no maior elas são um pouco maiores/mais espaçadas. Uma coisa que faz bastante falta é a linha superior com teclas de função, ou seja, não dá para controlar volume, brilho ou reprodução multimídia pelo teclado. Isto já é bem chato, mas talvez a omissão mais importante de todas seja a tecla Esc — que, ao menos para mim, faz uma falta danada.

Ainda em ritmo de crítica, é uma lástima a Apple lançar um acessório desses sem retroiluminação nas teclas (e ela havia cometido o mesmo erro com o Magic Keyboard). O custo disso deve ser ínfimo, o consumo de bateria bem baixo e eu duvido que a as luzinhas fossem tornar o acessório mais espesso do que já é. Ou seja, para digitar no escuro é preciso depender da iluminação da tela sobre as teclas (e/ou da sua prática datilográfica).

Publicidade

Apesar de fazer o iPad Pro parecer um laptop quando usado com o Smart Keyboard, a experiência não é exatamente a mesma. Primeiro que não podemos ajustar o ângulo da tela, o Smart Keyboard oferece apenas um e pronto. Segundo que, como o Smart Keyboard é tão macio/flexível quanto uma Smart Cover, é bem difícil — para não dizer impossível — usá-lo por exemplo na cama, no seu colo.

Apple Smart Keyboard no iPad Pro (by MacMagazine)

Uma coisa que valorizo muito quanto estou trabalhando para valer é área útil na tela — é por isso que tenho um MacBook Pro com tela Retina de 15 polegadas e coloco o OS X na configuração “Espaço Maior” para a resolução. Falo isso pois o espaço que “ganhamos” sem o teclado virtual ocupando a tela do iPad é simplesmente imenso. Acho isso de um valor imensurável para quem quer de fato usar o iPad (seja o Pro ou não) como dispositivo principal de trabalho, e evidentemente se aplica a qualquer teclado criado para ele (não só o Smart Keyboard).

A Apple já implementou diversos atalhos de teclado no iOS e em seus apps nativos, e aos poucos desenvolvedores têm feito o mesmo. Para descobrir quais estão disponíveis, basta pressionar e segurar a tecla ⌘ (Command) do Smart Keyboard por 2-3 segundos.

Até um tempinho atrás, sempre que eu ia usar o iPad Pro para assistir a alguma coisa, abria o Smart Keyboard e o colocava em posição de digitação. Este seria um ponto negativo do meu review, se eu tivesse me precipitado e escrito ele antes de descobrir isto aqui:

Modos de uso do Smart Keyboard

Acreditem: o modo de assistir a vídeos não é nada óbvio assim, tanto é que falei com dois amigos que já usavam o iPad Pro há meses quando descobri e eles também não sabiam desse “truque”. É preciso abrir o Smart Keyboard por completo, encostar o teclado na parte de trás do iPad Pro e deslizá-lo para baixo de forma que fique preso atrás do “triângulo” de sustentação. Aí sim, nada de teclado atrapalhando e um ângulo de visão bem melhor!

Ademais, vale lembrar que o Smart Keyboard antes de tudo também é uma Smart Cover — então protegerá bem a parte frontal do iPad Pro quando fechado. Ele só não oferece proteção para a traseira, algo que a Apple solucionou — no caso do iPad Pro — com as cases de silicone.

Apple Pencil

Aqui a minha análise será muito mais técnica do que qualquer outra coisa, porque como ilustrador eu sou um ótimo cozinheiro. Ainda assim, tenho plena capacidade de lhes dizer que o Apple Pencil é a melhor stylus já criada para um tablet.

Apple Pencil do iPad Pro (by MacMagazine)

E digo isso focando-se justamente no que mais importa num acessório desses: o que esperamos quando vamos usá-lo. Unindo tecnologias embutida no próprio lápis e na tela do iPad Pro, a Apple conseguiu diminuir absurdamente a latência nos traços, implementar um sistema de sensibilidade a pressão natural e ainda nos permitir usar o Apple Pencil como um lápis de verdade no papel, inclinando-o para obter resultados visuais diferentes. E essa naturalidade se estende até mesmo ao apoio das mãos sobre a tela, que são “ignoradas” pela touchscreen enquanto você usa o Pencil.

O formato do Apple Pencil em si é um pouco curioso. Ele é um cilindro perfeito, o que pessoalmente me agrada mas pode ser estranho para quem está acostumado a usar lápis/canetas em formato hexagonal, por exemplo. Ele também é um pouco mais longo e mais pesado do que eu esperava antes de pegá-lo pela primeira vez, com o seu centro de gravidade posicionado mais para a parte superior. A sensação, ao colocá-lo na mão, é de um lápis robusto e moderno.

O Apple Pencil obviamente tem um acelerômetro embutido. Uma das coisas bacanas que a Maçã explorou com base nisso é um sistema de hibernação inteligente para o lápis, que economiza a sua bateria. Assim, se você deixá-lo parado em cima da mesa ele automaticamente irá “desligar” e desconectar-se via Bluetooth do iPad. Mas basta mexê-lo um pouquinho (como quando vamos pegá-lo para escrever/desenhar) que imediatamente tudo é restabelecido.

A autonomia de bateria proposta para o Apple Pencil é mais do que satisfatória: 12 horas de uso contínuo quando recarregada por completo, com um modo de recarga rápida que proporciona 30 minutos de uso ficando conectado meros 15 segundos à porta Lightning do iPad Pro.

Recarga da bateria do Apple Pencil

Aliás, todo mundo já sabe mas eu tenho que fazer constar neste review: é estranhíssimo pendurar o lápis à parte inferior do tablet para recarga, mas infelizmente foi a melhor forma que a Apple encontrou de tornar isso prático e permitir que o próprio iPad alimentasse a bateria do Pencil. Ele também vem com um adaptadorzinho para quem quiser usar um cabo Lightning convencional e conectá-lo a uma porta USB, mas duvido que alguém preferirá fazer isso.

Como alguém que não trabalha com ilustração, à primeira vista critiquei o fato de a Apple não ter feito da ponta superior do Pencil uma borracha virtual. Todavia, acompanhei alguns reviews de especialistas e muitos disseram que isso não faz falta nenhuma, pois o processo de inverter fisicamente a posição do lápis na mão para apagar é mais demorado/complicado do que simplesmente tocar na ferramenta virtual de borracha e continuar usando a própria ponta principal da stylus (e isso com relação a qualquer uma).

O Apple Pencil é, sem dúvida nenhuma, um “no-brainer” total para qualquer pessoa que trabalhe com ilustração/desenho ou até que tenha prazer de escrever com as mãos. Sim, porque fazer anotações rápidas com ele também é show! E, tirando obviamente o que se ganha em área útil com a tela de 12,9 polegadas do iPad Pro, ele é certamente um dos principais motivos para alguém que vai decidir investir nesse tablet grandão.

Banner da Fast Shop sobre acessórios para iPhone

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumores da WWDC 2016: novo Apple Music, Apple Pay no Mac, novidades no Fotos e mais [atualizado]

Próx. Post

Tim Cook fala sobre disputa com o FBI em segunda parte de entrevista; Jony Ive discute design em evento de moda

Posts Relacionados