O melhor pedaço da Maçã.

Apple ainda é a maior vendedora de “PCs” do mundo, mas o mercado está decaindo rapidamente

Nada de novo sob o sol desde 2012, mas ainda assim vale a pena reforçar: a Apple continua sendo a maior vendedora de computadores pessoais do mundo.

Publicidade

Análise Canalys do mercado de PCs

As mais novas estatísticas sobre o mercado dos PCs, referentes ao primeiro trimestre de 2016, vêm da firma de análise independente Canalys, que mostra um cenário de liderança, mas tempestuoso para a Apple e desanimador para as fabricantes como um todo: a Maçã despachou 14 milhões de unidades no período, representando uma fatia de 14% do mercado — que, no total, vendeu 101 milhões de máquinas. Seguindo a liderança da Apple vêm, em ordem, Lenovo, HP, Dell e Samsung.

A nota sombria é que esse número de vendas totais representa uma queda de 13% numa análise ano a ano, tornando as vendas as mais baixas desde o verão de 2011. A Apple, por sua vez, caiu 17% na perspectiva anual, uma queda superior à da indústria.

Publicidade

É bom notar que a análise da Canalys inclui como “PCs” quaisquer máquinas de computação, incluindo desktops, notebooks, híbridos e até mesmo tablets — tablets essas, por sinal, que são as maiores culpadas pela queda geral de vendas do setor, com seus números caindo 15% em relação ao ano passado. Outro fator responsável pela diminuição vem da China, que está comprando menos de tudo, seja PCs, smartphones ou qualquer outra coisa.

Por fim, como uma última dose de pessimismo concentrado, a Canalys nota que o interesse dos consumidores pela compra de um PC novo nunca esteve tão baixo, e que a tendência para o resto de 2016 é que os números caiam ainda mais.

Estamos falando, portanto, de um mercado em extinção ou apenas carente de novidades? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: KAMI, Annoying Cab, Table Tennis Touch e mais!

Próx. Post

Hacker famoso lança app para detectar se iGadget tem jailbreak e/ou está comprometido [atualizado]

Posts Relacionados