Hacker famoso lança app para detectar se iGadget tem jailbreak e/ou está comprometido [atualizado]


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
10/05/2016 às 09:54

O nome do alemão Stefan Esser (ou @i0n1c) é conhecido entre jailbreakers de iOS. Agora, por meio da sua empresa SektionEins, ele lançou um app que faz uma boa verificação de segurança em iPads e iPhones/iPods touch.


Desculpe, app não encontrado.

O System and Security Info é ótimo para quem gosta de acompanhar dados como uso de CPU, memória, disco, processos em execução e mais no iOS, porém ele vai além — detectando se o aparelho tem jailbreak e buscando qualquer tipo de anomalia de segurança, incluindo possíveis malwares instalados sem o consentimento do usuário (algo que normalmente só acontece justamente se foi feito jailbreak).

Esser garante que a verificação é toda feita localmente no dispositivo e que nenhum dado é enviado para algum servidor remoto, algo que a Apple provavelmente barraria no seu processo de verificação para a App Store também. O hacker tem um bom histórico — em meados do ano passado, por exemplo, divulgou uma falha de segurança do OS X que a Apple correu para corrigir na versão 10.10.5.

O app está com 50% de desconto, por tempo limitado.

[dica do Junior Vieira]

Atualização · 16/05/2016 às 09:54

Após ganhar atenção da mídia, o app não conseguiu receber um update e foi removido da loja.

Esser demonstra a sua indignação com razão no Twitter, visto que há na App Store diversos apps que mostram informações semelhantes de processos do sistema. Ele não pretende lançar uma versão alternativa do System and Security Info para quem já tem jailbreak.

Resumidamente, a Apple não quer na sua loja um app que demonstre facilmente que o iOS não é infalível em termos de segurança. Heh.

[via Forbes]

Posts relacionados
Comentários
  • Evandro Nascimento

    Eu quero é o Jailbreak kk

  • Gabriel Chagas

    Eduardo, Rafael e Breno, algum de vocês usariam esse app? Ele pode trazer risco? Mesmo que no post está escrito “Esser garante que a verificação é toda feita localmente no dispositivo e que nenhum dado é enviado para algum servidor remoto, algo que a Apple provavelmente barraria no seu processo de verificação para a App Store também” porque tenho sérias curiosidades sobre a cpu e etc…

  • Leo

    Alguém me explica o porquê ele mal foi lançado e já está nos mais baixados?

  • Ajustes

    Explico. O cara é hacker e “colocou” seu App na lista dos mais baixados.

  • Nós não recomendaríamos um app aqui no site se achássemos que ele pode trazer risco. O Esser é um cara sério.

  • Gabriel Chagas

    Sim, entendo perfeitamente. É porque sempre bate uma dúvida né, aí achei por via das dúvidas perguntar à vocês, desde já obrigado.

  • Roberto Muniz Jr

    rodei o app.. nao tenho jailbreak e ele achou irregularidades como injected libraries.. mas não fala o que tem que fazer, nem qual app injetou isso.. fuck!!

  • Guilherme Goncalves

    Vc acabou de perceber algo que tbm demorei um tempo pra notar…

    Essa lista de “mais baixados”, não é “mais baixados de todos os tempos”….

    Com certeza ela tem um critério de tempo (tipo nas ultimas 24h), ou então ela leva em conta a taxa de downloads por hora nas ultimas horas….algo desse genero…

    Acho que é dificil saber exatamente como ela monta a lista, mas com certeza é algo com certa complexidade…

  • Leo

    Na verdade eu sei que é por base de um período. O que me surpreendeu foi ele já estar no top 10 em tão pouco tempo ainda mais na App Store brasileira.

  • Roberto Muniz Jr
  • Lorran Garcia

    Acredito que se a ideia era proteger os usuários que não sabem nem que foram infectados por algum malware, o app deveria ser gratuito de forma a permitir aos usuários testarem seus devices… Achei duvidoso pagar por um app deste tipo, mesmo que o hacker seja idôneo.

  • Por que ele iria trabalhar duro para desenvolver então, sem ganhar nada?

  • Leo

    Na verdade eu sei que é por base de um período. O que me surpreendeu foi
    ele já estar no top 10 em tão pouco tempo ainda mais na App Store
    brasileira.

  • Gustavo Michels

    Aqui diz que foi encontrado uma anomalia em meu iOS, só que não faço ideia de como remover isso

  • Gustavo Michels

    Obrigado.

  • The Untwit

    O VPN do Opera não é seguro, oferece risco de ataques MITM.

  • steang

    Pelo que eu li, as informações retornadas pelo app mais atrapalham do que ajudam. Seria o mesmo que você ir ao médico, ele te pede uma bateria de exames, recebe os resultados, dá um tapinha na sua costa e fala: Pode ir pra casa. Não diz se você tem algo grave, se é só algo corriqueiro. E muito menos aconselha um procedimento para tratamento.
    Com a palavra o desenvolvedor.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: