O melhor pedaço da Maçã.

WeDo é um novo aplicativo de tarefas com um lado bastante social

Lembretes, Google Keep, Todoist, Wunderlist, Any.do, Clear e muitos outros: a lista é enorme quando tratamos de aplicativos dedicados à organização de tarefas.

Publicidade

Será que há espaço pra mais um?

O pessoal responsável pelo WeDo acredita que sim, e por um motivo bem simples. O novo app tem uma pegada mais social do que seus concorrentes, sendo mais fácil que nunca convidar pessoas — que estejam ou não no aplicativo, isso é — para participar de listas, colaborar em tarefas e conversar no chat integrado. Eu estive testando o WeDo pelas últimas semanas e venho agora ao socorro de todos para responder à pergunta que não quer calar.


Desculpe, app não encontrado.

Publicidade

À primeira vista, causa impressão o (bom) design do WeDo: o app encontra um bom equilíbrio, sem ser visualmente pesado e cheio de opções, como o Wunderlist, mas se afastando também do minimalismo extremo (à custa dos recursos) do Clear, por exemplo. A interface primariamente branca e esparsa tem bem-vindos respiros, mas não deixa de apresentar todos os (muitos) recursos oferecidos.

Um dos principais conceitos do WeDo é o de Tribes (Tribos), ou seja, grupos para os quais se pode convidar pessoas (ou dentro do app ou fora, da sua lista de contatos, por meio de SMS ou email) e organizar, delegar e concluir tarefas em conjunto. O usuário pode ter um número ilimitado de Tribes e cada uma delas pode ter um número ilimitado de usuários — apenas o seu bom senso de saber até onde isso será gerenciável vai reger o seu uso do app, portanto.

As três abas inferiores dividem o WeDo em suas telas principais. Na primeira delas, Home, o usuário encontra todas as suas notificações dentro de uma determinada Tribe. Em Tasks aparecem as tarefas propriamente ditas, também separadas por Tribes. A terceira aba, Chat, é auto-explicativa, apresentando os bate-papos dentro de cada uma das Tribes (podem ser vários, com membros diferentes em cada).

Publicidade

Estranhei um pouco o fato de o aplicativo ser totalmente separado pelas tais Tribes, no sentido de que suas tarefas, notificações e chats não se misturam, sendo necessário selecionar cada uma delas para verificar essas coisas. Seria legal uma forma de ao menos visualizar todas as suas tarefas pendentes, independentemente da Tribe em que ela esteja.

Quanto à arte de organizar e completar suas tarefas, o WeDo cumpre seu propósito com gosto, apresentando todos os recursos necessários para fazê-lo da forma mais simples possível. É possível adicionar lembretes, datas-limite, sub-tarefas, delegar responsabilidades, adicionar notas e criar listas inteiras de tarefas, privadas ou públicas, para que todos colaborem. Nesse ponto, o WeDo é uma versão mais bonita, porém parecida em recursos, do Wunderlist.

Nos meus testes, o aplicativo apresentou alguns problemas de funcionamento, mas essa parte é compreensível, pois o WeDo ainda está em fase beta — os desenvolvedores esperam que os “founding users” (o nome que se dá àqueles que se juntam ainda nessa fase) deem retornos relatando os problemas encontrados e sugestões para que o app melhore cada vez mais até que esteja amadurecido o suficiente para ser lançado ao público geral.

Quer um convite?

Por enquanto o WeDo está funcionando em sistema de convites, mas, como sempre, ler o MacMagazine tem suas vantagens: os caras nos forneceram um código para que os primeiros 1.000 de vocês, nossos leitores, se assim desejarem, tenham acesso imediato ao aplicativo e tornem-se também “founding users”!

Para isso basta baixar o aplicativo, disponível gratuitamente na App Store para iPhones/iPods touch, e, no momento de criar uma conta, digitar o código MM1000. Que legal, não? Espero vocês lá. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Já conhece o TECHumor? Se você gosta de rir, deveria! 😜

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 29 de maio a 5 de junho

Posts Relacionados